A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan."— Transcrição da apresentação:

1 Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan

2

3 Expansão do Império Persa atinge a Ásia Menor (atual Turquia), região de colonização grega. O Império persa, centralizado, representava uma ameaça à sobrevivência das cidades- estado (pólis) gregas, uma vez que podia mobilizar recursos (materiais e humanos) superiores aos que estavam ao alcance de qualquer pólis. Pela primeira vez em sua história, os gregos irão se unir contra um inimigo comum.

4

5 Liga de Delos 477 a.C Aliança defensiva de muitas cidades gregas chefiadas por Atenas contra os persas. Obrigações das cidades- membros: -Garantir suprimento de recursos para Atenas. -Garantir número suficiente de homens para os combates.

6 Guerras Médicas Batalha das Termópilas 480 a.C Batalha de Salamina 480 a.C

7 Sucessivas vitórias gregas ! Fim das Guerras Médicas e fortalecimento de Atenas. A pólis ateniense não desmembrou a Liga de Delos, muito pelo contrário. Cada vez mais irá se utilizar dos recursos (impostos) de cada cidade, os quais serão utilizados para o desenvolvimento de Atenas. A democracia foi introduzida à força nas cidades-membros. Em caso de rebelião Atenas poderia intervir militarmente. Ou seja: Hegemonia Ateniense (imperialismo)

8 Guerra do Peloponeso Esparta cria uma liga de cidades contra o imperialismo ateniense (Liga do Peloponeso). Após 27 anos de luta, Atenas é derrotada na Batalha de Egos-Potamos em 404 a.C Os espartanos impuseram um regime aristocrático para Atenas chamado de Governo dos 30 Tiranos. Ao fim da Guerra a Grécia inteira estava Enfraquecida e suscetível à ameaças externas.

9

10 Período Helenístico (IV a II a.C) Invasão macedônica: Felipe e Alexandre. “Quem conquistou quem?”. Por mais que os macedônicos conquistaram politicamente a Grécia, os gregos conquistaram culturalmente os macedônios. Conquistas macedônicas se espalham para o Oriente.

11

12 HELENÍSTICO Cultura GregaCultura Oriental + Política de Conquista: estabelecer uma conexão entre a Cultura “Bárbara” e a Cultura Grega.

13 1 (Unicamp 2006): “A característica mais notável da Grécia antiga, a razão profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um número correspondente de Estados. As condições geográficas da Grécia contribuíram fortemente para dar-lhe sua feição histórica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação física e política das diferentes sociedades”. Gustave Glotz, A cidade grega. São Paulo: Difel, 1980, p. 1. 1-a) Faça uma relação entre a geografia no mundo grego e o desenvolvimento social, político e econômico da região b) Explique o que foram os GENOS e sua relação com a PÓLIS. 2- A democracia no mundo grego foi uma peculiaridade local ou foi algo abrangente?Justifique 3- Analise os contextos bélicos na Grécia Antiga, relacionando-os


Carregar ppt "Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google