A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semântica ► É o estudo do significado. ► Significados estes que estão nas frases, nas palavras e até nos menores segmentos como: prefixos e sufixos. ►

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semântica ► É o estudo do significado. ► Significados estes que estão nas frases, nas palavras e até nos menores segmentos como: prefixos e sufixos. ►"— Transcrição da apresentação:

1 Semântica ► É o estudo do significado. ► Significados estes que estão nas frases, nas palavras e até nos menores segmentos como: prefixos e sufixos. ► Devemos analisar a palavra e depois o seu contexto, pois uma mesma palavra pode ter mais de um significado.

2 Semântica Ex: com sufixo al: individual: próprio dele Arrozal: plantação. Ex: pessoal O pessoal da arquibancada entrou em delírio com o gol do Brasil. A prova de redação exige do aluno uma tomada de posição pessoal diante de determinada questão em debate.

3 Semântica ► Orações também podem ser iguais, mas terem significados (intenções) diferentes: ► Como eu tinha prometido diante de todos, não pude descumprir minha promessa. (acontecimento que provocou o evento posterior – não descumpri minha promessa, porque havia prometido diante de todos) ► Fiz tudo exatamente como eu tinha prometido diante de todos. (acontecimento que ocorreu em conformidade com outro – fiz como tinha prometido)

4 Conceitos para resolver questões de semântica Sinônimos: sentido equivalente Casa/habitação/larLento/vagaroso Polissemia: uma palavra assumir mais de um sentido Ex: bater Ele bateu o carro (arremessar) O sino bateu (soar) Os dados da pesquisa não batem com as previsões. (coincidir)

5 Significação contextual: significado adquirido pelo contexto. Ex: A partida decisiva contra os dois finalistas tem tudo para ser o jogo do ano, mas as torcidas uniformizadas vão estar presentes. Ambiguidade: a mesma forma produzir mais de um sentido Ex: Hoje é o dia da AIDS: aproveite para dar um cheque ao portador (portador da AIDS, ou quem descontará o cheque)

6 Significação literal x não-literal: Literal: sentido real da palavra, de forma explícita no texto Não-literal: aquele que fica subentendido, não necessita estar explícito no texto. Ex: Ensinar quem não valoriza o conhecimento é como “dar pérolas aos porcos” Políticos que não sabem engolir sapos não têm futuro. Renata é uma flor Dei uma flor para Renata.

7 Paráfrases: palavras diferentes e mesmo sentido Ex: Eu duvido de pessoas incrédulas Eu não creio em pessoas que não têm crenças Efeito de sentido: reação provocada por um significado Ex: Vieram os homens com as ferramentas Vêiu us ômi cas ferramenta Deve sê legal Sê negão No Senegal Talvez seja vantajoso Ser negro No Senegal

8 Restrição de sentido: a palavra passa a ter um significado menos abrangente do que tem sua origem Ex: Sucesso D. Felipe morreu e seu trono foi sucesso para sua filha Maria. D. Felipe morreu e seu trono foi sucedido para sua filha Maria.

9 Ampliação de sentido: a palavra passa a ter significado mais amplo que o original Ex: Rival = antes denominado para as pessoas que moravam perto dos rios. Agora no sentido de inimigo. Ex: Bárbaro = na Idade Média, aquele que não é grego (estrangeiro). Hoje usamos para qualificar, dizer que é estupendo.

10 Paronomásia: aproximação sonora das palavras com palavras distintas Ex: Tradutor é traidor "Melancolias, mercadorias espreitam-me." (Carlos Drummond de Andrade) “Berro pelo aterro pelo desterro berro por seu berro pelo seu erro quero que você ganhe que você me apanhe sou o seu bezerro gritando mamãe.” (Caetano Veloso) Caetano VelosoCaetano Veloso Pressupostos: não é necessário estar explícito no texto o contexto real, mas está indiretamente ligado a situação. Ex: Felipe parou de beber Fechem a porta

11 Subentendidos: interpretações associadas a certas palavras, e só podem ser entendidas pelos interlocutores. Portanto, depende do momento da fala. (ex do restaurante) Compatibilidade e incompatibilidade semântica: nem todas as palavras são compatíveis A notícia repercutiu favoravelmente. O repórter repercutiu a notícia. Podemos ter palavras incompatíveis que tenham algum sentido (chamamos de linguagem figurada) A lua sorria na noite escura.


Carregar ppt "Semântica ► É o estudo do significado. ► Significados estes que estão nas frases, nas palavras e até nos menores segmentos como: prefixos e sufixos. ►"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google