A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Redação e Documentação Científica Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim DEEDU - UFOP Textos: A Organização dos Estudos. In: Metodologia do Trabalho Científico. Antonio Joaquim Severino O Estudo de Textos Teóricos. In: Maria CeciliaM. Carvalho. Construindo o Saber. 1

2 A Prática do Estudo Ao entrar na Universidade o estudante precisa organizar seu tempo de estudo, pois a carga de leitura é maior do que a do ensino médio. A rotina dos estudos deve ser estabelecida e é necessário mais do que ler os textos, é fundamental que haja um “diálogo” com eles. 2

3 Tempo de Estudos Especialistas recomendam que o universitário não permaneça estudando por mais de 2 horas seguidas. A cada 2 horas é necessário que haja uma pausa de, pelo menos, 15 minutos. Essa recomendação serve também para trabalhos em grupo. 3

4 Importância do Arquivo Pessoal
É na Universidade que o estudante tem o primeiro contato com: Os autores clássicos; Obras mais importantes para sua vida profissional. É fundamental que desde o primeiro ano na Universidade o aluno se empenhe em comprar alguns livros. É o início da biblioteca pessoal. Lembrem-se de que a cópia dura pouco, mas o livro nos acompanha por muitos anos. 4

5 A Leitura dos Textos Teóricos
A leitura de textos teóricos deve ser mais aprofundada do que a dos textos de outros gêneros literários (jornais, revistas, etc.). Por isso é importante que o estudante universitário esteja sempre preocupado com a leitura e o seu arquivo pessoal. O arquivamento dos fichamentos pode ser feito por: Temas Geral 5

6 Documentação Documentação Temática Feita por meio de temas afins Tema
Título da Obra Referências: Autor. Título. In: Autor do Livro ou Revista. Cidade: Editora, ano. Resumo Breve crítica 6

7 Documentação Geral Documentação e arquivamento sem a divisão por tema e sem distinção de bibliografia. Pode ser feita com: Roteiros de peças teatrais, Vídeos; Panfletos; Fotos; Cartazes; Etc... Obs: É fundamental que seja colocada a referência completa da obra. 7

8 Tipos de Registros Existem diferentes formas de se fazer a leitura comentada de um texto. O fichamento/resumo é a forma mais comum porque não exige do leitor uma crítica mais apurada do texto. Outras formas de registro são: O Esquema; A Resenha. 8

9 O Fichamento Muito utilizado para o estudo dos textos e para arquivo pessoal. Parte das ideias principais do texto escrita com suas palavras (se houver citação literal usar as normas da ABNT, slide 13). Acompanha o raciocínio do autor. Vários professores pedem o fichamento como forma de avaliação. NÃO ESQUECER JAMAIS: EM QUALQUER FORMA DE DOCUMENTAÇÃO É ESSENCIAL CITAR AS REFERÊNCIAS DO TEXTO, isto é: Nome do autor do texto fichado, título da obra, cidade, editora e ano (ver slide 23). 9

10 Esquema Comumente utilizado para a apresentação de seminários e para o estudo individual ou em grupo. Retira-se as palavras- chave de cada parágrafo para a reconstrução de um texto sintético e objetivo. Ex: Ver p. 7 e diagrama ao lado Documentação Bibliográfica Esquema Fichamento Resenha 10

11 Resenha A resenha é uma leitura mais aprofundada do texto e exige maior elaboração que o resumo/fichamento e o esquema. Na resenha o aluno também deve fazer sua análise crítica do texto quanto: À forma; Ao conteúdo Quanto mais conhecimento o autor da resenha tem sobre o tema tratado, melhor será sua análise crítica. 11

12 Resenha Ex. Resenha Referências: Autor. Título. In: Autor do Livro ou Revista. Cidade: Editora, ano. Breve biografia do autor Resumo Crítica mais aprofundada A resenha permite citações literais e de outros autores (que também devem ter referências completas) 12

13 Citações No fichamento e na resenha são permitidas citações de parte da obra que está sendo documentada e/ou analisada. Tais citações podem ser feitas de forma: Direta; Indireta. Toda citação de um autor (seja da sua idéia ou de suas palavras) deve ser acompanhada das referências do mesmo. Caso contrário caracteriza- se PLÁGIO. 13

14 Citações Citação direta: Cita-se as palavras do autor, literalmente.
Até 3 linhas deve estar inserida no parágrafo entre áspas seguido de (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p.). Ex. É importante que se considere a necessidade do planejamento para a melhoria da educação. “Por isso mesmo é que um grande contingente de boas intenções se desvanece na medida em que avança o cotidiano da gestão” (VIEIRA, 2006, p. 5). 14

15 Citações Citação direta com mais de 3 linhas:
O texto vem separado do parágrafo anterior, recuado e com espaçamento simples. Sem áspas e sem parágrafo na 1ª linha. Ex. Boa educação requer elevados investimentos. A dimensão financeira, que é um componente fundamental da gestão, no mais das vezes, tende a ser ignorada na formulação de promessas e planos. Por isso mesmo é que um grande contingente de boas intenções se desvanece na medida em que avança o cotidiano da gestão (VIEIRA, 2006, p. 5). 15

16 Citação Indireta Ocorre quando se usa a idéia do autor mas não exatamente suas palavras. Mesmo na citação indireta deve-se mencionar o autor das idéias e o ano da obra referenciada, mas não é obrigatório citar a página. 16

17 Trabalhos Acadêmicos O Projeto O Relatório O Artigo
É o planejamento de uma pesquisa O Relatório É a apresentação do que foi pesquisado ou exercitado (pesquisa, estágio, prática, etc.) O Artigo É a divulgação dos resultados da pesquisa para a comunidade acadêmica 17

18 O Projeto É o planejamento de uma ação Deve conter, no mínimo:
Objetivos Justificativas Problema O tempo verbal é o Futuro Hipótese Metodologia Cronograma Referências 18

19 Relatório Após a execução do projeto ou de uma ação apresenta-se o relatório. Deve conter, no mínimo: Introdução Metodologia O tempo verbal é o Passado Resultados Análise dos Resultados Conclusão Referências 19

20 Artigo É preparado para a apresentação do trabalho para a comunidade acadêmica. Deve conter, no mínimo: Introdução Metodologia Resultados Análise dos Resultados Conclusão (resumos não) Referências (resumos não) Obs. Na apresentação de resumos para congresso a estrutura deve ser a mesma, porém, reduzida. 20

21 Capa de Trabalho A capa do trabalho científico deve conter:
Instituição Título Autor Disciplina Professor/a responsável Data 21

22 Referências TODA BIBLIOGRAFIA CITADA NO FINAL DO TRABALHO DEVE TER SIDO CITADA NO DECORRER DO MESMO, SEJA EM FORMA DE CITAÇÃO LITERAL, SEJA NO RODAPÉ, SEJA COMO REFERÊNCIA E VICE VERSA. 22

23 APÊNDICES E ANEXOS (opcionais)
Os apêndices consistem em texto e/ou documentos elaborados pelo aluno para complementar a argumentação. Serve, portanto, para “completar o próprio raciocínio. Os apêndices podem também conter cópias dos instrumentos de coleta de dados que o aluno irá utilizar (questionário, formulário, roteiro de entrevista,etc.). Os anexos, por sua vez, são constituídos por materiais nem sempre produzidos pelo próprio pesquisador, como documentos, fotos ou tabelas. 23

24 FORMATAÇÃO Normalmente a formatação dos trabalhos na Universidade se apresentam da seguinte forma: Texto: Formatação justificada, Fonte Times New Roman 12 ou Arial 11. Espaçamento 1,5. Utilizar parágrafos na 1ª linha. Margens: Esquerda e Superior 3,0cm; Direita e Inferior 2cm. Essa formatação pode variar dependendo do professor ou instituição 24


Carregar ppt "Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google