A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia."— Transcrição da apresentação:

1 CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO
Prof. Aline Virgínia

2 Só aprende quem quer aprender
Só aprende quem quer aprender. Tudo que se aprende, um dia, será útil, quanto tudo que se deixa de aprender, um dia, fará falta.

3 Que redação é essa?!! A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competências” que você deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade.

4 O que deve ter nessa redação?
Nessa redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.

5 Aspectos avaliados TEMA TESE ARGUMENTOS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

6 Quem vai avaliar a redação?
O texto produzido por você será avaliado por, pelo menos, dois professores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

7 Quais as competências avaliadas?
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

8 Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

9 Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
Fuga total ao tema; ƒƒNão obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; ƒƒTexto com até 7 (sete) linhas; ƒƒImpropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação; ƒƒDesrespeito aos direitos humanos (desconsideração da Competência 5); e Folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho.

10 IMPORTANTE! Para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas. Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. O título é um elemento opcional na produção da sua redação.

11 ASPECTOS ESTÉTICOS E VISUAIS
REDAÇÃO - ENEM – 2012 ASPECTOS ESTÉTICOS E VISUAIS

12 MARGENS Respeite rigorosamente às margens;
Respeite a margem do parágrafo no lado esquerdo; No lado direito, respeite o limite da linha vertical, não passe da linha. Apresente o final de linha com naturalidade, por isso, não aperte ou aumente a letra; não separe errado. Deixe espaço em branco quando não couber mais a sílaba e o hífen, que deve ficar ao lado da última letra, não abaixo e muito menos acima.

13 LEGIBILIDADE Cursiva Não misturar maiúsculas e minúsculas.

14 LETRA DE FORMA Quem preferir letra de forma lembre que todas são maiúsculas, não descem da linha nunca, não admitem pingo no I ou no J, exigem acento, til, cedilha, e serão maiores que as outras em início de período e em nomes próprios.

15 DICAS!!! 1. A última linha do parágrafo é contada mesmo que não chegue a sua metade. 2. SE ERRAR, passe UM RISCO sobre a palavra ou expressão ou frase ou linha ou parágrafo, e siga como se nada houvesse acontecido, conforme está orientado na folha de redação do ENEM.

16 DICAS!!! 3. Se esquecer, uma palavra há saída. Jamais deixe de corrigir. 4. Não copie frases dos textos disponibilizados, mas use obrigatoriamente palavras-chaves deles!!! 5. Se colocar título, centralize-o e pule uma linha. Se vier linha menor para colocá-lo, faça-o. 6. Não escreva nada que possa identificá-lo.

17 O que é um texto dissertativo-argumentativo?
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

18 A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação: I – Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.

19 TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto
TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação. ARGUMENTO – É a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.

20 II – utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados. ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor: ƒƒ exemplos; ƒƒ dados estatísticos; ƒƒ pesquisas; ƒƒ fatos comprováveis; ƒƒ citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; ƒƒ alusões históricas; e ƒƒ comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos

21 PROPOSTA DE REDAÇÃO - ENEM 2011
TEMA: VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

22 EXEMPLO Para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”, você poderia desenvolver: Tese: O excesso de exposição da vida privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como situações de violência cibernética.

23 Argumentos 1. explicação sobre o que é violência cibernética; 2. dados de pesquisas que comprovam a tese; 3. exemplos de situações de violência, como o cyber bullying; 4. depoimento de especialista no assunto; e 5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais. Proposta de intervenção: Alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola, por professores, como em casa com os familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.

24 PLANEJE SUA REDAÇÃO 1. SUBLINHE, no tema, as palavras-chave;
2. SUBLINHE, nos textos oferecidos as palavras-chave; 3. ESCREVA-AS, todas, em coluna ou em linha reta, ACRESCENTE palavras-chave suas e ORDENE-AS, enumerando-as. 4. Assim estará feito seu PLANO, que lhe garantirá os pontos do tema, a ORDENAÇÃO LÓGICA e a parte da COESÃO. 5. Coloque o TEMA no 1º PARÀGRAFO, sempre.

25 Para refletir... Sonhe alto, queira o melhor do melhor.
Se pensamos pequeno, Coisas pequenas teremos. Porque sou do tamanho daquilo que vejo E não do tamanho da minha altura. (Carlos Drummond de Andrade)


Carregar ppt "CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google