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PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.

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1 PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y. Kageyama e Prof. Pedro H.S. Brancalion OBJETIVOS: Fornecer as bases científicas da Diversidade Biológica nas Espécies Nativas e Exóticas, para Uso Sustentável, a Conservação e a Restauração dos seus Recursos Naturais, nos Principais Biomas Brasileiros. PROGRAMA: 1. 02/03/2012. Introdução: Objetivos e Conceitos de Manejo Sustentável de Recursos Naturais dos Biomas Brasileiros; Programa da Disciplina; Aulas Teóricas de Laboratório e de Campo; Palestras de Convidados; Leitura de Textos Básicos; Bibliografias obrigatória e complementar; Seminários dos Alunos; Avaliação. (Prof. Paulo Kageyama e Prof. Pedro Brancalion) 2. 09/03/2012. Biodiversidade e Recursos Naturais - Uso e Conservação: Convenção da Biodiversidade e de Mudanças Climáticas da ONU; Biomas Brasileiros - Situação e Prioridades; Recursos Madeireiros e Não Madeireiros; Recursos Medicinais, Fitoterápicos e Fitocosméticos; Recursos da Fauna Silvestre; R ecursos Aquáticos. (Prof. Paulo Kageyama)

2 3. 16/03/2012. Biodiversidade e Recursos das Florestas Tropicais: Diversidade de espécies; Raridade das Espécies; Estrutura de Populações das Espécies; Fluxo Gênico - Polinização e Dispersão de Sementes; Hipótese de Janzen/Connell; Fragmentação de Populações. (Prof. Pedro Brancalion) 4. 23/03/2012. Manejo Sustentável dos Recursos Naturais: Fatores Econômico, Ambiental e Social; Estrutura das Propriedades Rurais do Brasil – Familiar e Patronal; Reservas Extrativistas (RESEX) e de Desenvolvimento Sustentável (RDA); Manejo da Paisagem Rural; Manejo de APPs e de Reservas Legais; Manejo de RPPNs; Fragmentação e Corredores Ecológicos. (Prof. Paulo Kageyama) 5. 30/03/2012. Histórico do uso de recursos naturais renováveis na Mata Atlântica: A colonização do país sustentada nos recursos naturais; os ciclos econômicos e seus efeitos na conversão de ecossistemas nativos e no comprometimento dos recursos naturais; perspectivas atuais; lições para o futuro. (Prof. Pedro Brancalion); 6. 13/04/2012. Manejo de Recursos Pesqueiros Marinhos e de Águas do Interior: Situação dos Recursos pesqueiros; Pesca Predatória nos limites territoriais; Introdução de Espécies Exóticas; Pesca Artesanal; Pesque- Pague; Pesca e Proteção da Baleia. (Professor convidado).

3 7. 20/04/2012: 1ª Avaliação 8. 21/04/2012. Aula de Campo (Sábado): Biodiversidade da Floresta Tropical; Espécies Raras e Comuns; Regeneração Natural; Grupos Ecológicos Sucessionais; ; Fluxo Gênico – Pólen e Sementes; Uso e Conservação; e Manejo. (Prof. Paulo Kageyama e Pedro Brancalion) 09. 04/05/2012. Manejo de Espécies Arbóreas Madeireiras na Amazônia: Espécies Valiosas e Potenciais; Impactos da Exploração sobre outras espécies; Manejo de Espécies Raras e Comuns; Manejo em Grandes Áreas Industriais e Propriedades Familiares; Plano de Manejo. Concessão de Terras Públicas para manejo. (Prof. Paulo Kageyama); 10. 11/05/2012. Restauraçao Ecológica nos Diversos Biomas do Brasil: Conceitos e Definições; Métodos e Restauração; Particularidades dos Ecossistemas para Restauração; Aspectos Socioeconômicos. (Prof. Pedro Brancalion) 11. 18/05/2012. Visita ao Viva a Mata: (Prof. Pedro Brancalion)

4 12. 25/05/2012. Mesa Redonda com um Representante da Indústria de Cosméticos; um Representante de uma Comunidade Tradicional; um Representante de uma Instituição Certificadora; e mais um Representante dos Alunos; Debate com a classe. (Paulo Kageyama e Pedro Brancalion) 13. 26/05//2012. Aula de Campo: Visita de Campo a uma área de manejo de espécie florestal: produção de óleo essencial; Visita à Agroindústria de pequeno porte para produção de óleo essencial. Potencial das espécies para produção de óleo essencial em pequenas e médias propriedades rurais. (Prof. Paulo Kageyama e Prof. Pedro Brancalion) 14. 01/06/2012. Preparação dos Seminários dos Grupos de Alunos. Sem aula. 15. 15/06/2012. Apresentação dos Seminários dos Alunos: com temas selecionados e escolhidos por cada grupo de 4 alunos; das 17 aas 22 Hs 16. 29/06/2012. Segunda e Última Avaliação.

5 Bibliografia Básica A cada aula será dada uma bibliografia básica (leitura obrigatória) e pelo menos uma bibliografia complementar opcional para os que quiserem se aprofundar mais no tema da aula. Regras a serem acordadas Será proposto um acordo para a não entrada de alunos após às 19:30h e após às 21:15 h. O Intervalo será, em princípio, das 20:30 às 21h. Para o bom andamento das aulas.

6 TEMAS PARA SEMINÁRIOS DOS ALUNOS (PRELIMINAR) Cada Grupo de 3-4 Alunos irá apresentar um Seminário, valendo como Avaliação (um convidado para avaliação). Seleção de 3 artigos bases. Será oferecido 1 artigo referência; 1. REDUÇÃO DO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA 2. RECURSOS NATURAIS POTENCIAIS DA AMAZÔNIA 3. PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS/ECOLÓGICOS 4. RECURSOS NATURAIS POTENCIAIS DA MATA ATLÂNTICA 5. APPs E RESERVAS LEGAIS: EQUILÍBRIO NA PAISAGEM 6. RESERVA EXTRATIVISTA DA AMAZÔNIA (RESEX) 7. MANEJO DOS RECURSOS PESQUEIROS 8. AGROBIODIVERSIDADE E SEMENTES CRIOULAS 9. BIOTECNOLOGIA E SEMENTES TRANSGÊNICAS 10. BIOCOMBUSTÍVEIS E AGROBIODIVERSIDADE 11. PAPEL DAS EMPRESAS NA QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL 12. IMPORTÂNCIA DO TURISMO RURAL E ECOLÓGICO OBs. A participação deve ser de todo o grupo; as notas serão individualizadas. Tempo: 20 min de apresentação mais 10 min de perguntas, com um convidado externo. Os primeiros escolhem!

7 SÍNTESE DO PROGRAMA DA DISCIPLINA “ MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS” CONCEITOS BÁSICOS: RECURSOS NATURAIS; SUSTENTABILIDADE; BIODIVERSIDADE –BIOMAS BRASILEIROS; MANEJO SUSTENTÁVEL; USO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS; CONVENÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DAS NAÇÕES UNIDAS –CONTEXTO INTERNACIONAL; SUSTENTABILIDADE; PAÍSES RICOS E POBRES; BIOMAS: AMAZÔNIA; MATA ATLÂNTICA; CERRADO, CAATINGA; PANTANAL; PAMPA; –DESMATAMENTO; FRAGMENTAÇÃO; CORREDORES; RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS; ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO E REPRODUÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS; –RIQUEZA DE ESPÉCIES; POLINIZAÇÃO, DISPERSÃO DE FRUTOS; PRODUÇÃO DE SEMENTES; RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS: ECOSSISTEMAS TROPICAIS –MADEIRA; PRODUTOS MEDICINAIS; PRODUTOS COSMÉTICOS; ALIMENTO; SERVIÇOS AMBIENTAIS MANEJO SUSTENTÁVEL: EQUILÍBRIO DO TRIPÉ - ECONÔMICO; AMBIENTAL E SOCIAL –GRANDES PROPRIETÁRIOS; AGRICULTURA FAMILIAR; ASSENTAMENTOS RURAIS; MANEJO DE RECURSOS PESQUEIROS; MANEJO DO CERRADO; ECOTURISMO –PESCA MARINHA; PESCA EM ÁGUAS INTERIORES; PESCA ESPORTIVA; PEIXES ORNAMENTAIS; AULAS DE CAMPO (BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS, INDICADORES) –FLORESTA TROPICAL NATURAL; INDÚSTRIA DE ÓLEO ESSENCIAL; PARÂMETROS GENÉTICOS

8 PRINCIPAIS CONCEITOS DA DISCIPLINA “ MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS” SUSTENTABILIDADE: USO OU MANEJO SUSTENTÁVEL (AGRO)BIODIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS TROPICAIS REINOS: VEGETAL, ANIMAL E MICRORGANISMOS BIOMAS: ECOSSSISTEMAS E A PAISAGEM RURAL DEGRADAÇÃO: DOS AMBIENTES E SUA RESTAURAÇÃO CADEIA PRODUTIVA: COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS REGRAS PARA USO DOS RECURSOS: POLÍTICAS PÚBLICAS


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