A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel."— Transcrição da apresentação:

1 E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel

2  Estados Unidos: Da colonização à independência.

3 A ocupação inglesa na América do Norte A Inglaterra iniciou seu processo de expansão marítima no final do século XV, após a Guerra das Duas Rosas, com a ascensão da Dinastia Tudor, que deu início a formação do absolutismo e desenvolveu uma política mercantilista. No entanto, as expedições que a princípio pretendiam encontrar uma passagem para o Oriente, não tiveram resultados efetivos, seja pelos conflitos com a Espanha, ou com os povos indígenas na América do Norte.

4 O início da colonização da América do norte pelos ingleses deu-se a partir da concessão real a duas empresas privadas: A Companhia de Londres, que passou a monopolizar a colonização das regiões mais ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monopólio dos territórios mais ao sul. Dessa maneira dizemos que a colonização foi realizada a partir da atuação da "iniciativa privada". Porém subordinadas as leis do Estado.

5 As Colônias do Norte têm sua origem na fundação da cidade de New Plymonth (Massachussets) em 1620, pelos "peregrinos do mayflower", puritanos que fugiam da Inglaterra devido as perseguições religiosas e que estabeleceram um pacto, segundo o qual o governo e as leis seguiriam a vontade da maioria. A partir de NewPlymonth novos núcleos foram surgindo, vinculados a atividade pesqueira, ao cultivo em pequenas propriedades e ao comércio. No entanto a intoler6ancia religiosa determinou a migração para outras regiões e assim novas colônias foram fundadas: Rhodes Island e Connecticut (1636) e New Hampshire (1638).

6 As colônias inglesas da América do Norte eram bem diferentes da maioria das colônias existentes no mundo. Apesar de estarem divididas, as 13 colônias inglesas, de um modo geral, tinham certa autonomia em relação a metrópole. As colônias do Norte eram típicos os povoamentos, utilizando mão-de-obra assalariada, tendo liberdade de comercializar seus produtos, já que não havia nenhum interesse da coroa inglesa em explorar tal região em virtude de terem as mesmas condições climáticas da metrópole.

7 O "Pacto Colonial" existia somente na teoria visto que a Inglaterra já se sentia satisfeita em ter relação comercial com o sul, consumindo os produtos tropicais, sem se preocupar em impor às 13 colônias, o cumprimento do "Pacto", no qual elas deveriam consumir produtos manufaturados somente da sua metrópole. As colônias localizadas ao centro, tinham características variadas, sofrendo influência tanto das colônias do Norte, quanto das do Sul. Como podemos perceber, durante muito tempo, a Inglaterra era bastante negligente com relação às suas colônias na América do Norte, permitindo que os colonos cuidassem de si próprios, sem seguir regras impostas pela metrópole, visto que não havia muito interesse econômico nessa região.

8

9 O Primeiro Congresso Continental foi uma convenção de delegados de doze das Treze Colônias (com exceção da Georgia) ocorrido em 5 de setembro de 1774, no Carpenters' Hall na Filadélfia, Pensilvânia, para pedir o fim dos entraves ao desenvolvimento das colônias a partir de uma carta escrita ao rei Jorge III e ao parlamento.

10 No dia 4 de Julho de 1776, tornou-se publica a declaração de independência das 13 colônias ( Definidas como Treze Estados Unidos da América), decidida pelo congresso dois dias antes. A partir de então, a nova nação passou a ser designada Estados Unidos da América.


Carregar ppt "E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google