A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE

2 Evolução Pré – Biológica (4500M.a. e 4000M.a.)
Formação das moléculas orgânicas (Protobiontes)

3 Evolução Biológica Os primeiros seres vivos eram unicelulares, procariontes , heterotróficos e anaeróbios. No processo evolutivo alguns desses seres vivos tornam-se autotróficos (aparece a clorofila e utilizam a energia luminosa na síntese de compostos orgânicos). Ao realizar a fotossíntese esses seres libertam para o meio oxigénio (O2).

4 Seres procariontes primitivos
Estromatólitos(A). Fóssil de bactéria datado de 3500 m.a. E encontrado na Austrália, que constitui o vestígio de vida mais antigo (B).

5 Evolução Biológica (Continuação)
Há cerca de 2000 M.a. O O2 foi aumentando na atmosfera, e apareceu a respiração aeróbia. Através dela os seres vivos obtinham mais energia o que permitiu uma maior diversificação da vida.

6 Evolução Biológica (Continuação)
Por outro lado o O2 foi-se acumulando nas altas camadas da atmosfera e formou a camada de ozono (O3) ( 400 a 500 M.a.) A camada de ozono filtra as radiações ultravioletas nocivas para a vida. Esta proteção permitiu a vida marinha perto da superfície dos oceanos e a sua passagem para a Terra.

7 Célula procariótica

8 Célula eucariótica

9 Procariontes /Eucariontes
Características Célula procariótica Célula eucariótica Tamanho Possui 5 um de diâmetro médio. Com 40 um de diâmetro médio. Parede celular Parede celular rígida. Parede celular rígida presente nas plantas e nos fungos. Material genético Sem invólucro nuclear. O material genético está no citoplasma constituindo o nucleóide. O DNA é uma simples molécula circular em regra não associada a proteínas. O material genético está encerrado no núcleo, que contém um ou mais nucléolos. O DNA está associado a proteínas e formam os cromossomas. Organelos Não possuem organelos membranares como mitocôndrias. Apresentam ribossomas de dimensões inferiores aos da célula eucariótica. Possuem muitos organelos membranares, como mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi… Fotossíntese Sem cloroplastos. A fotossíntese tem lugar em alguns casos em lamelas fotossintéticas. As células vegetais possuem cloroplastos.

10 Evolução biológica ao longo da história da Terra
A vida terá evoluído a partir de organismos simples, os procariontes, dos quais terão surgido os eucariontes. As hipóteses autogénica e endossimbiótica apresentam mecanismos explicativos desta evolução.

11 Hipótese autogénica A célula procariótica terá sofrido sucessivas invaginações da membrana plasmática com posterior especialização.

12 Hipótese endossimbiótica
A célula eucariótica terá surgido de uma associação simbiótica entre diversas células procarióticas

13 Hipótese endossimbiótica
Uma célula procariótica capturava outras que sobreviviam no seu interior estabelecendo relações simbióticas com ela; As relações tornaram-se permanentes com interdependência estável entre as células. As células-hóspedes constituiram-se como organelos da célula hospedeira, formando-se uma célula eucariótica. (1967)

14 Fundamentos da hipótese endossimbiótica
Mitocôndrias e cloroplastos assemelham-se a bactérias na forma, tamanho e estrutura; Estes organelos produzem as suas membranas internas, dividem-se independentemente da célula e contêm DNA em moléculas circulares não associadas a proteínas; Os seus ribossomas são mais parecidos com os da célula procariótica; Actualmente encontram-se associações simbióticas entre bactérias e alguns eucariontes.

15 Comparação entre o modelo autogénico e endossimbiótico

16 Qual o modelo ou hipótese mais aceite?
Os dois modelos em conjunto

17 Alga unicelular Para poderem sobreviver , os organismos unicelulares têm metabolismos mais reduzidos, o que diminui as necessidades de trocas com o meio externo.

18 Alga filamentosa Para poderem sobreviver , os organismos passam a ser multicelulares

19 Origem da multicelularidade
Os ancestrais dos organismos multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, que formavam estruturas designadas colónias . Inicialmente todas as células da colónia desempenhavam a mesma função.

20 Colónia sem especialização
“Clhamydomonas” Alga unicelular que pode viver sózinha. Todas as células têm a mesma função

21 Colónia sem especialização
Todas as células têm a mesma função

22 Origem da multicelularidade
Ao longo do tempo algumas das células ter-se-ão especializado em determinadas funções. A diferenciação celular e consequente especialização, em que se verifica a interdependência estrutural e funcional das células, ter-se-á acentuado no decurso da evolução, originando seres multicelulares

23 Colónia com especialização
Volvox Contém células somáticas e células reprodutivas

24 Colónia com especialização
Várias colónias de Volvox. Os pontos verdes internos correspondem a colónias-filhas ( A ) . Em ( B ) é um esquema representativo das células constituintes da colónia.

25 Vantagens da multicelularidade
Grande diversidade de formas com adaptação a diferentes ambientes Aumento do tamanho sem comprometer a eficácia das trocas com o meio exterior. Maior especialização com proporcional eficácia na utilização da energia. Maior independência em relação ao meio ambiente com manutenção das condições do meio interno.

26 Diversidade de organismos
Diversidade de organismos. Algumas das espécies estão actualmente extintas, aparecendo apenas no registo fóssil. A maioria da diversidade dos organismos ocorre nos procariontes. Nos animais, os insectos constituem o grupo mais abundante.


Carregar ppt "UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google