A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,"— Transcrição da apresentação:

1

2 A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já, a partir do capítulo 12, temos o plano da salvação na prática.

3 Esta parte do estudo de Romanos é um tratado de ÉTICA CRISTÃ, baseado nos preceitos da nova aliança em Cristo Jesus. Esta ética se manifesta no serviço cristão, na ação do crente na obra de Deus.

4 Vimos no capítulo 12: O serviço cristão em relação a Deus O serviço cristão em relação à Igreja O serviço cristão em relação aos nossos irmão na fé

5 Neste capítulo 13, vamos estudar: O serviço cristão em relação às autoridades O serviço cristão em relação aos deveres sociais O serviço cristão em relação à conduta moral

6 O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO ÀS AUTORIDADES (13.1-7) Esse texto tem servido para polêmica sobre a relação entre Igreja e Estado.

7 13.1. “Toda alma esteja sujeita às potestades superiores”. O apóstolo recomenda a submissão à autoridade constituída.

8 “Porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus”. A palavra “potestade” refere-se a “autoridade, ou poder delegado”.

9 Devemos obedecer às autoridades, mesmo quando elas criam leis que vão de encontro com a Palavra de Deus?

10 Atos 5.29: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens”.

11 Êxodo 1.17: “As parteiras... temeram a Deus, e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito, antes deixaram viver os meninos”.

12 Daniel 3: Quando Nabucodonosor lançou um edito segundo o qual todos os seus súditos deveriam prostrar-se e adorar a sua imagem de ouro, Sadraque, Mesaque e Abede- Nego recusaram-se a obedecer.

13 Daniel 6: Quando Dario decretou que por trinta dias ninguém deveria orar “a qualquer deus ou a qualquer homem” exceto o próprio rei, Daniel recusou a obedecer.

14 Atos 4.18: Quando o Sinédrio proibiu pregar em nome de Jesus, os apóstolos recusaram- se a obedecer.

15 O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS DEVERES SOCIAIS (13.8-10) 13.8. “A ninguém devais coisa alguma”. O ato de dever a alguém não se restringe a finanças e coisas materiais, mas também aos aspectos morais e espirituais.

16 O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO À CONDUTA MORAL (13.11-14) Neste texto, encontramos um imperativo moral para um viver cristão autêntico.

17 13.11. “E isto digo, conhecendo o tempo”. Que há dentro desse tempo? São os sinais predeterminados da vinda de Cristo.

18 Por isso, a continuação do versículo 11 é uma exortação ao despertamento espiritual contra toda a indiferença e frieza. Estar despertados implica em estar de prontidão espiritual.

19 13.12. “As obras das trevas” se contrapõem às obras da luz, pois são originadas pelo príncipe das trevas, e suas obras são más e traiçoeiras. Entretanto, o Senhor nos oferece as “armas da luz” que são a graça, a bondade e a verdade.

20 13.13,14. “Andemos honestamente”. Diz respeito ao comportamento moral do crente. “... Não em glutonaria, nem bebedeiras, nem em desonestidade, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja”.

21 13.14. “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”. Significa recebe-lo no coração e deixa-lo dominar inteiramente a nossa vida.

22 Não há vitória moral fora de Cristo. Estar revestido de Cristo é ter a presença pessoal do Espírito Santo dentro de nós, limpando e purificando o nosso interior.

23 Próximo estudo ESPERO VOCÊ, MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google