A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF

2 O que é Gestão de Conteúdo na web tradicional?

3 Conteúdo Tradicionalmente passa por um fluxo de aprovação

4 Governança pessoas responsabilidades regras padrões

5 Centralização

6 O que muda na Gestão de Conteúdos na Web hoje?

7 Relacionamento

8 Liberdade afinidade Interesses comuns relações de troca

9 E quando juntamos conteúdo e relacionamento?

10 Colaboração

11 Descentralização

12 reputaçã o aprovação coletiva mídias sociais comunicação participação colaboração prosumer padrão aberto peer-to-peer creative commons Web 2.0 (Web Social)

13 interação colaboração feedback comentários votação filtragem relevância co-criação Mídias Sociais

14 Blogs; Wikis; Compartilhamento de imagens, de vídeos e de música; Compartilhamento de favoritos (Bookmarks); Agregadores de feeds (RSS); Ferramentas

15 Comunicação Blogs: Wordpress, Blogger, Redes sociais: Orkut, Facebook, MySpace Colaboração Wikis: Wikipedia Social bookmarking / Del.icio.us Multimídia Compartilhamento de fotos: Flickr Compartilhamento de vídeo: YouTube Transmissão ao vivo: Justin.tv Compartilhamento de música/áudio: Last.fm Mundos virtuais: Second Life Aplicações

16 artigos, posts em blogs, conteúdo wiki - exige software que possibilite a participação pública no fluxo de publicações. votação, comentários, etiquetas; - exige software que possibilite ao usuário manifestar opinião, etiquetar ou criar links que considere de valor e que outros usuários possam acessar. Tipos de Conteúdo

17 Formatos Semântica xml microformatos (p. ex. hCard, para contatos, hCalendar, para eventos)

18 Classificação Taxonomias, tesauros Folksonomia Navegação Rotulação Busca Organização Arquitetura da Informação

19 Livres: Drupal Joomla Alfresco Proprietários: Calandra KBX Documentum Lumis Publique Recursos: CMS

20 Livres:  Fedora  Dspace Recursos: Repositórios de Documentos

21  Livres: Lucene Copernic  Proprietários: Fast Search Google Search Appliance Recursos: Mecanismos de Busca

22  Subscrição e sindicância de conteúdos – atualização automática (RSS)  Compartilhamento (sharing) Distribuição dos Conteúdos na Web Questões de direitos autorais

23  Publicações eletrônicas  Interoperabilidade  Descrição (padrões para documentos de bibliotecas e de arquivos) Necessidade de Padrões

24 Usabilidade Acessibilidade Integridade Encontrabilidade Efetividade Necessidade de Avaliação

25 Questões para Reflexão Usuários produzindo conteúdo potencialmente incorreto ou indesejável Versus Usuários produzindo conteúdo útil, aumentando a criação de conhecimento e a inovação Compatibilizar um modelo em que poucos detêm o poder, mas buscam estabelecer padrões e regras com um modelo em que muitos têm voz ativa e poder de decidir e criar.

26 Exemplos  Biblioteca de Ann Arbor, Michigan, - blog, RSS, tags para o catálogo, podcast para audio e vídeo (http://www.aadl.org/services);  Editora Elsevier - WiserWiki, para receber e compartilhar contribuições de médicos credenciados (http://www.wiserwiki.com/);  Enciclopédia Britânica – possui blog e em futuro próximo usuários poderão sugerir mudanças no texto, atualizações, fotos, vídeos, bibliografias, links para melhorar a enciclopédia (http://www.britannica.com/blogs).

27 Conciliar o velho e o novo, ou seja, os hábitos arraigados de controle e a cultura emergente, mais livre; Democratizar a gestão do acesso a conteúdos, de modo a alavancar a produção de conhecimentos e a inovação; Incentivar a produção de conteúdos, tanto de caráter cultural, como sócio-econômico e técnico-científico; Elaborar estudos de modo a observar mudanças no comportamento de produção, busca e uso da informação com apoio das tecnologias de mídia social e buscar oportunidades para novas aplicações. Desafio

28 Crédito das imagens utilizadas: http://www.flickr.com/photos/marcodede/ http://www.flickr.com/photos/mcordell/ http://www.flickr.com/photos/ricardopraga/ http://www.flickr.com/photos/murilocardoso/

29 Muito Obrigada! rcianconi@globo.com


Carregar ppt "Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google