A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo."— Transcrição da apresentação:

1 JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Aluna: Thaianne Fernanda dos Santos Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

2 INTRODUÇÃO Este é um estudo de usuários promovido pela disciplina de Usuários da Informação da Escola de Ciência da Informação - UFMG. O seguinte estudo diz respeito às experiências dos usuários dos ônibus públicos convencionais e MOVE com o “Jornal do Ônibus”. Todos os dados que foram coletados servirão apenas para fins de teste de usabilidade para a melhoria do sistema. Aqui serão expostos dados estatísticos sobre o uso e sobre as opiniões dos usuários acerca do “Jornal do Ônibus”.

3 OBJETIVOS Objetivo Geral: analisar como se dá o contato dos usuários com o Jornal do Ônibus, seu grau de utilização e sua influência na vida dos usuários. Objetivo Específico: descobrir seus problemas e benefícios, de forma a contribuir com melhoras a partir das opiniões dos usuários.

4 AMOSTRA A população consiste nos habitantes da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo esses usuários dos ônibus públicos (convencionais e MOVE) que possuem ou ao menos deveriam possuir o Jornal do Ônibus que recebe sempre atualizações mensais. A amostra é composta de 145 usuários. O enfoque será nos usuários que se utilizam frequentemente destes transportes públicos, sendo essa frequência diária, semanal ou pelo menos mensal.

5 CONFIABILIDADE E MARGEM DE ERRO

6 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: FREQUÊNCIA DE USO DOS ÔNIBUS Total: 145

7 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CONHECEM O JORNAL Total: 134

8 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: FREQUÊNCIA DE LEITURA DOS USUÁRIOS Total: 116

9 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: REGIÕES OPTADAS X REGIÕES FREQUENTADAS Essa informação será de grande utilidade na parte da entrevista, pois será consultado se a pessoa tem preferências pelos locais por causa do jornal e se o fato de elas gostarem mais de sentar em um lugar ao outro atrapalham o contato com o jornal.

10 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: IDADE X LUGAR QUE MAIS GOSTA DE ASSENTAR Tentativa de provar que quanto mais velha a pessoa é, mais na frente ela senta e por isso, lê mais o jornal. Essa informação será de grande utilidade na parte da entrevista, pois será consultado se as pessoas mais velhas tendem a ler mais o jornal.

11 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: LUGARES MAIS FREQUENTADOS X FREQUÊNCIA DE LEITURA Comprovou-se a tese de que quem lê mais assenta-se com mais frequência nos locais próximos ao jornal. Todavia, o fato de se assentarem com mais frequência na parte traseira não impede que a leitura do jornal seja realizada em algum momento. Veremos mais a frente motivos que levam a tal comprovação.

12 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: ESCOLARIDADE X CONHECIMENTO DO JORNAL

13 DADOS ACERCA DA LEITURA DO JORNAL: ESCOLARIDADE X FREQUÊNCIA DE LEITURA

14 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: RELEVÂNCIA DAS INFORMAÇÕES DO JORNAL Média: 3.43

15 USO DAS INFORMAÇÕES SUGESTÃO DE CONTEÚDOS DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL

16 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: PARTES QUE INTERESSARAM AOS USUÁRIOS Foi mostrada aos usuários a imagem do jornal ao lado. A maioria (59 pessoas) se sente atraída pelo “Gentileza Urbana”. 13 pessoas por “A cidade é sua. A festa é na rua.” 12 pessoas por “Preserve o que é seu!” 15 pessoas por “Desaparecidos.” 7 pessoas por “Olha a chuva!” E nenhum se interessou pela menor informação do jornal. Será pesquisado o motivo.

17 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: MOTIVOS QUE LEVAM À LEITURA DO JORNAL A maioria (76 pessoas) respondeu que lê por estar próximo ao jornal. 24 pessoas leem por estarem interessados nas informações. 20 pessoas leem porque as cores são atraentes e chamam sua atenção. 27 pessoas leem porque querem estar sempre antenados à novas informações. 9 pessoas leem por outros motivos. Das 9, 2 leem por falta do que fazer dentro do ônibus, 1 lê por mero hábito, 1 lê porque se interessa em informações sobre serviços públicos, 1 lê porque gosta das gentilezas urbanas, 1 lê porque acha que o jornal contribui com a educação do usuário e considera o jornal de grande utilidade pública, 1 lê porque gosta e 2 não souberam dizer o motivo.

18 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: A LOCALIZAÇÃO DO JORNAL ESTÁ ADEQUADA?

19 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: CONDIÇÕES DO JORNAL

20

21 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: AVALIAÇÃO GERAL DO JORNAL PELOS USUÁRIOS Média pela escala Likerts, onde a média de avaliação geral do jornal é de 3.35.

22 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: IMPORTÂNCIA DOS ASSUNTOS TRATADOS NO JORNAL

23 DADOS ACERCA DAS OPINIÕES EM RELAÇÃO AO JORNAL: IMPORTÂNCIA DA EXISTÊNCIA DE OUTROS TIPOS DE LEITURA DENTRO DO ÔNIBUS Média: 4.16


Carregar ppt "JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google