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Elza Ferreira Alexandre
Custos de cardápios Elza Ferreira Alexandre
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Custos de cardápios Preço Custo
remuneração monetária por um bem ou serviço para suprir as necessidades da empresa ( custos + lucros) Custo é o consumo de valores na obtenção de um bem e serviço
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Fatores que compõem os custos
Aquisição de material: compra de alimentos, utensílios, equipamentos, etc Manutenção de estoques: custo do espaço físico, pessoal e energia para estocar as mercadorias Juros de capital: taxas bancárias, juros de empréstimos
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Fatores que compõem os custos
Seguros: contra incêndios , lucro cessante. Mão-de-obra: encargos sociais acrescidos dos salários Custos de reposição (depreciação): prevê montante em dinheiro para a reposição de equipamentos utensílios e manutenção predial
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Custos para bares e restaurantes
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Custo do cardápio – indicador de desempenho
Rotatividade dos assentos: número de pessoas que estiveram na casa, dividido pelo número de assentos Qualidade atribuída ou missão: alimentar ou nutrir
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Custo do cardápio – Indicadores financeiros
CUSTO DA MATÉRIA VENDIDA (CMV) Representa o quanto sua receita está comprometida com a matéria-prima CUSTO DA MÃO-DE-OBRA (CMO) Representa o quanto sua receita está comprometida com a sua mão-de-obra
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Custo do cardápio – Indicadores financeiros
PRIME COST Representa o quanto sua receita está comprometida com a matéria-prima e sua mão-de-obra COUVET MÉDIO Representa o quanto cada cliente gasta ao entrar em seu estabelecimento
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CMV CMV = (valor do estoque inicial + valor de compras) – valor do estoque final / receita bruta Estoque inicial (EI) = toda a mercadoria que está no estoque no início do período apurado Estoque final (EF) = toda a mercadoria que está no estoque no final do período apurado Valor de compras = tudo o que foi gasto com as mercadorias o período apurado
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CMV
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Custo com a mão-de-obra
CMO = custo da folha de pagamento / receita bruta Custo da folha de pagamento = valor total gasto com pagamento de pessoal Receita bruta = tudo que recebido pelo estabelecimento durante o período apurado
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Valores de referência da CMO
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PRIME COST (PC) PC = CMV + CMO / RECEITA BRUTA VALOR DE REFERÊNCIA
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COUVERT MÉDIO Couvert médio de alimentos (CMA)
CMA = receita com alimentos / número de pessoas Número de pessoas = nº pessoas que freqüentam o estabelecimento no mês Receita com alimentos = tudo que for recebido pelo estabelecimento cm a venda de alimentos
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COUVERT MÉDIO Couvert médio com bebida
CMA = receita com bebidas / número de pessoas Número de pessoas = nº pessoas que freqüentam o estabelecimento no mês Receita com alimentos = tudo que for recebido pelo estabelecimento cm a venda de bebidas
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Cálculo de custo e preço de venda
Métodos empíricos Métodos formais
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Cálculo de custo e preço de venda - MÉTODOS EMPÍRICOS
Intuição Psicológico Competidores Tentativa e erro
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Cálculo de custo e preço de venda - MÉTODOS CIENTÍFICOS
INDEXADOR TRA – custo da mercadoria vendida, folha de pagamento e gastos operacionais INDEXAÇÃO – custo direto da matéria prima para a produção de determinado produto
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Cálculo de custo e preço de venda - MÉTODOS CIENTÍFICOS
LUCRO BRUTO – histórico de custo, diferença entre a receita bruta e o CMV dividido pelo número de couvert
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INDEXADOR TRA
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Cálculo de custo e preço de venda
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Cálculo de custo e preço de venda
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