A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 – Estudo dos Movimentos Continuação..... 2 Parte Site: www.aveiros.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 – Estudo dos Movimentos Continuação..... 2 Parte Site: www.aveiros.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 1 – Estudo dos Movimentos Continuação..... 2 Parte Site: www.aveiros.com.br

2 Referencial: Referencial: Para definir se a pessoa está em repouso ou em movimento você deve escolher um referencial ou sistema de referência, ou seja, algum elemento com o qual você possa fazer uma comparação, pois o conceito de repouso ou de movimento está sempre relacionado a um outro corpo. Repouso e movimento Repouso e movimento – Considere uma pessoa sentada, imóvel na poltrona de um trem que está se afastando de uma cidade. A definição de repouso ou de movimento é a seguinte: Um corpo está em repouso ou em movimento em relação a outro corpo quando a distância entre ele variar no decorrer do tempo. Caso contrário estará em repouso. Assim, no exemplo acima, a pessoa estará em movimento em relação à cidade, ou à uma árvore, ou aos trilhos e em repouso em relação ao trem. Trajetória – pode ser considerada como sendo o lugar geométrico dos sucessivos pontos ocupados pelo móvel no decorrer do tempo ou também pode ser considerado como o caminho percorrido pelo móvel no decorrer do tempo.

3 Partícula ou ponto material e corpo extenso – Se as dimensões (tamanho) de um móvel são desprezíveis em comparação com as dimensões dos outros corpos que participam do fenômeno em estudo, dizemos que se trata uma partícula ou ponto material. Se essas dimensões do corpo não podem ser desprezadas, ele é chamado de corpo extenso.

4 Espaço Quando conhecemos a trajetória descrita por um móvel, segundo um referencial, podemos dispensar o uso de eixos cartesianos e definir a posição do móvel ao longo da trajetória, tomando um ponto desta como referência. Este ponto de referência é denominado origem (O) e a posição do móvel, espaço (s). Quando se diz que um carro está no km 32, isto indica que ele se posiciona a 32 km da origem (km 0) da rodovia.

5 Função Horária do Espaço Durante o movimento de um ponto material, a sua posição varia com o decorrer do tempo. A maneira como a posição varia com o tempo é a lei do movimento ou função horária. S = f(t)

6 Sentidos de Tráfego

7

8 RESOLVER EXERCÍCIOS Para: 09 / 03 / 2016 PÁGINA: 17 e 18

9 Cálculos dos Exercícios – páginas 17 e 18

10

11

12

13

14


Carregar ppt "1 – Estudo dos Movimentos Continuação..... 2 Parte Site: www.aveiros.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google