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Melhoria de Processo do Software Brasileiro

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Apresentação em tema: "Melhoria de Processo do Software Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria de Processo do Software Brasileiro
MPS.BR Melhoria de Processo do Software Brasileiro Equipe 3: Felipe Luna - fsl3 Felipe Torres - ftm Hélmiton Júnior - hmscj Jonas Lins - jal3

2 Roteiro .Motivação .O que é MPS.BR? .Objetivos .Estrutura do MPS.BR .Modelo de Referência .Modelo de Avaliação .Modelo de Negócio

3 Motivação Qualidade de software depende da capacitação do processo Pouco investimento de empresas em certificações que comprovem a qualidade e a maturidade de seus processos na fabricação de software Para pequenas empresas, esse investimento é dificultado devido ao alto valor das certificações

4 O que é MPS.BR? É um movimento para a melhoria de qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS) Criado em 2003, coordenado pela Softex, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da FINEP, do SEBRAE, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento Voltado para micro, pequenas e médias empresas no Brasil Baseado nas normas ISO/IEC e ISO/IEC 33020, e compatível com o CMMI

5 Objetivos Meta técnica visando a criação e aprimoração do modelo MPS Meta de negócio visando a disseminação e adoção do modelo MPS em todas as regiões do país, em um intervalo de tempo justo, a um custo razoável, em micro, pequenas e médias empresas (foco principal), e em grandes organizações (públicas ou privadas)

6 Estrutura MPS.BR Possui 3 componentes principais:
Modelo de Referência (MR-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS)

7 Estrutura MPS.BR

8 Modelo de Referência (MR-MPS)
Contém os requisitos que as organizações devem atender para estar em conformidade com o modelo MPS.BR Contém as definições dos níveis de maturidade e de capacidade dos processos, e dos processos em si Dividido em três componentes: Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV) e o Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH)

9 Modelo de Referência (MR-MPS)
Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) tem como base técnica a ISO/IEC [ISO/IEC, 2008a] e o CMMI-DEV® [SEI, 2010a] e está descrito no Guia Geral MPS de Software Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV) tem como base técnica a ISO/IEC [ISO/IEC, 2011] e o CMMI-SVC [SEI, 2010b] e está descrito no Guia Geral MPS de Serviços Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH) tem como base técnica a NBR ISO 9001:2008 [ABNT, 2008], a ISO/IEC [ISO/IEC,2015], o P-CMM [SEI, 2001], o NMX-I-059/2-NYCE-2011(MoProSoft) [NYCE, 2011] e o PNQ [FNQ, 2011] e está descrito no Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas Os três modelos estão em conformidade com a ISO/IEC 33020

10 Modelo de Referência (MR-MPS)
Contém: Guia Geral: detalhamento do MR-MPS. Há um documento para cada um dos componentes Guia de Aquisição de Software: documento complementar para empresas que pretendem adquirir software. Não contém requisitos do MR-MPS-SW, mas sim boas práticas para aquisição de software ou serviços correlatos Guia de Implementação: série de documentos que fornecem orientações para implementar, nas organizações, os níveis de maturidade descritos nos Modelos de Referência

11 Definições Processo Propósito de processos
“Um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma entradas em saídas” Propósito de processos “O principal objetivo da execução do processo e os prováveis resultados obtidos com a efetiva implementação do mesmo. Convém que a implementação do processo forneça benefícios tangíveis aos envolvidos” Resultado esperado do processo “Um resultado observável do sucesso do alcance do propósito do alcance” Capacidade do processo “Uma caracterização da habilidade do processo atingir os objetivos de negócio atuais ou futuros” Atributo do processo “Uma característica mensurável da capacidade do processo aplicável a qualquer processo” Nível de maturidade “Grau de melhoria de processo para um pré-determinado conjunto de processos no qual todos os objetivos dentro do conjunto são atendidos”

12 Níveis de Capacidade Atributos de processo
AP O processo é executado Medida do quanto o propósito do processo é alcançado pela sua execução AP O processo é gerenciado Medida do quanto a execução do processo é gerenciada AP Os produtos de trabalho do processo são gerenciados Medida do quanto os produtos de trabalho do processo são gerenciados, isto é, produzidos, controlados e mantidos AP O processo é definido Medida do quanto o processo padrão da organização é mantido de forma a apoiar sua adaptação para um processo definido AP O processo está implementado Medida do quanto o processo padrão está implementado na organização

13 Níveis de Capacidade Atributos de processo
AP O processo é medido Medida do quanto as necessidades de informação são definidas ,os relacionamentos entre os elementos de processo são identificados e dados são coletados AP O processo é controlado Medida do quanto dados objetivos são utilizados para gerenciar o desempenho do processo que é predizível AP O processo é objeto de inovações Medida do quanto mudanças no processo são identificadas a partir de investigação de enfoques inovadores para a definição e implantação do processo AP O processo é otimizado continuamente Medida do quanto as mudanças na definição, gerência e desempenho do processo alcançou os objetivos

14 Níveis de Maturidade

15 Níveis de Maturidade A - Em Otimização: há a preocupação com questões como inovação e análise de causas B - Gerenciado Quantitativamente: avalia-se o desempenho dos processos, além da gerência quantitativa dos mesmos C - Definido: ocorre o gerenciamento de riscos D - Largamente Definido: envolve verificação, validação, além da liberação, instalação e integração de produtos, dentre outras atividades E - Parcialmente Definido: considera processos como treinamento, adaptação de processos para gerência de projetos, além da preocupação com a melhoria e o controle do processo organizacional F - Gerenciado: introduz controles de medição, gerência de configuração, conceitos sobre aquisição e garantia da qualidade G - Parcialmente Gerenciado: inicia-se o gerenciamento de requisitos e de projetos

16 Níveis de Maturidade: visão geral

17 Maturidade: CMMI x MPS.BR

18 Guia de Aquisição Descreve um processo de aquisição de software e orienta a adaptação deste processo à medida que estejam participando instituições fornecedoras de software que tenham sido avaliadas seguindo o MA-MPS ou modelo equivalente Destinado a instituições interessadas em adquirir software. Destina-se também, como uma referência, a desenvolvedores de software que desejam estar preparados para este processo de aquisição Baseado na ISO/IEC 12207:2008 e complementado pela IEEE STD 1062:1998

19 Guia de Aquisição Processo de aquisição ilustrado na figura ao lado

20 Método de Avaliação (MA-MPS)
Este método permite a realização de avaliações segundo o Modelo MPS Guia de Avaliação: contém o processo e o método de avaliação MA-MPS, os requisitos para os avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras (IA) O processo e o método de avaliação MA-MPS estão em conformidade com a ISO/IEC 33020

21 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Verifica a maturidade da unidade organizacional na execução de seus processos de software, serviços ou gestão de pessoas O processo de avaliação descreve o conjunto de atividades e tarefas a serem realizadas para atingir este propósito Inicia-se com a comunicação de uma avaliação à Softex por uma Instituição Avaliadora (IA) e encerra-se com o registro dessa avaliação O patrocinador da avaliação pode ser um representante da alta gerência da unidade organizacional a ser avaliada, ou de uma outra organização que solicita a avaliação da unidade organizacional por uma terceira parte para fins de contrato

22 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Para que uma avaliação seja conduzida com sucesso, é necessário: Comprometimento do patrocinador Motivação Fornecimento de feedback Confidencialidade Percepção dos benefícios Credibilidade

23 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Uma avaliação seguindo o MA-MPS tem validade de 3 anos a contar da data em que a avaliação final foi concluída na unidade organizacional avaliada O processo de avaliação é composto por 4 subprocessos: Subprocesso 1: Preparar a realização da avaliação Subprocesso 2: Realizar a avaliação inicial Subprocesso 3: Realizar a avaliação final Subprocesso 4: Documentar os resultados da avaliação

24 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Cada subprocesso do processo de avaliação é composto de atividades Cada atividade é descrita por meio das tarefas que a compõem

25 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Descrição de cada um dos quatro subprocessos do processo de avaliação pelo seu propósito e de suas atividades e tarefas

26 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Condução da avaliação: Análise dos dados previamente coletados Entrevistas Verificação dos dados coletados. Feita através de indicadores: Diretos: produtos intermediários Indiretos (opcional): documentos que indicam que a atividade foi realizada Afirmação: resultantes de entrevistas Atribuição de Nível de Maturidade MR-MPS

27 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Composição da equipe avaliadora, por nível MR- MPS e estimativa da duração para as avaliações inicial e final

28 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Escala para caracterização do grau de implementação de um resultado esperado do processo nos projetos/serviços/área

29 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Regras para agregar a caracterização dos resultados esperados dos processos nos projetos/serviços/áreas e chegar à caracterização da unidade organizacional

30 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos do processo na unidade organizacional

31 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Caracterização de atributos do processo para satisfazer aos níveis MR-MPS O grau de implementação de cada processo na unidade organizacional pode ser caracterizado como SATISFEITO ou NÃO SATISFEITO SATISFEITO: Todos os resultados esperados para o processo foram caracterizados como T (Totalmente implementado) ou L (Largamente implementado) A caracterização dos atributos de processo satisfaz às exigências da tabela ao lado

32 Processo e Método de Avaliação MA-MPS
Considerações finais: A atribuição do nível de maturidade é feita a uma unidade organizacional se cada processo pertencente àquele nível e incluído no escopo da avaliação tiver sido caracterizado como SATISFEITO Após feita a documentação dos resultados da avaliação, um relatório final é gerado e enviado à Softex, que registra em seu banco de dados e divulga em seu site

33 Modelo de Negócio (MN-MPS)
O Modelo de Negócio MN-MPS descreve regras de negócio para: implementação dos Modelos de Referência MR-MPS pelas Instituições Implementadoras (II); avaliação seguindo o Método de Avaliação MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras (IA); organização de grupos de empresas para implementação dos MR-MPS e avaliação MA-MPS pela Instituições organizadoras de Grupos de Empresas (IOGE); habilitação de Consultores de Aquisição (CA) de software e serviços correlatos e credenciamento de Instituições de Consultoria de Aquisição (ICA); realização tanto de cursos e provas oficiais quanto de cursos especiais e workshops anuais do MPS (WAMPS), para capacitação de pessoas no Modelo MPS; Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Qualidade de Software com o modelo MPS (PG-MPS) (conforme MN específico)

34 Modelo de Negócio (MN-MPS)
Programa MPS.BR (Softex, ETM, FCC) II e IA Convênio Contrato Contrato MNC (IOGE) MNE Convênio, se pertinente LEGENDA: ETM - Equipe Técnica de Modelo FCC - Fórum de Credenciamento e Controle IA - Instituição Avaliadora II - Instituição Implementadora IOGE - Instituição Organizadora de Grupos de Empresas MNC - Modelo de Negócio Cooperado entre grupos de empresas (pacote) MNE - Modelo de Negócio Específico para cada empresa (personalizado)

35 Referências SOFTEX, 2016, MPS.BR - Guia Geral de Software Disponível em: < content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_Geral_Software_2016.pdf>. Acesso em 16 de Abril de 2016 SOFTEX, 2015, MPS.BR - Guia de Avaliação Parte 1. Disponível em: < content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_de-Avaliacao_2015-Parte-1-08-out.pdf>. Acesso em 16 de Abril de 2106 SOFTEX, 2013, MPS.BR - Guia de Aquisição Disponível em: < content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_de_Aquisicao_2013..pdf> Acesso em 16 de Abril de 2016 SOFTEX, 2014, Modelo de Negócio para Melhoria de Processos (MN-MPS): Resumo Executivo Disponível em: < Acesso em 16 de Abril de 2016 SOFTEX, 2016, SOFTEX. Disponível em: < Acesso em 16 de Abril de 2016 REDAÇÃO, 2012, Oficina da Net. Disponível em:< mpsbr>. Acesso em 16 de Abril de 2016

36 Obrigado!


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