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FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS Como fazer monografia Prof.ª Ana Maria.

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1 FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS Como fazer monografia Prof.ª Ana Maria

2 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA De acordo com a segunda edição da NBR- 14724 de 30/12/2005 a estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

3 Os elementos pré-textuais são compostos de: Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

4 Os elementos textuais são compostos de: Introdução Desenvolvimento Conclusão

5 Os elementos pós-textuais são compostos de: Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (opcional) Índice (opcional)

6 Elementos pré-textuais Os elementos pré-textuais são de caráter obrigatório e/ou opcional e tem como objetivo a identificação do trabalho assim como também a identificação do(s) autor(es). Devem obedecer a ordem a seguir:

7 a) Capa É um elemento obrigatório que devem conter as seguintes informações, na ordem a seguir: Nome da instituição; Nome completo do aluno; Título do trabalho; Subtítulo se houver; Cidade onde o documento deve ser apresentado (da instituição); Data da entrega (ano em que é feito o depósito).

8 b) Lombada É um elemento opcional, e as informações nela contidas devem ser impressas conforme a ABNT NBR 12225, contendo: Nome do autor, legível do alto para o pé da lombada. Esta forma possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima; Título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor; Elementos alfanuméricos de identificação, por exemplo: v. 3.

9 c) Folha de Rosto É um elemento obrigatório que devem conter no anverso os elementos na seguinte ordem: Nome completo do aluno; Título do trabalho; Subtítulo se houver; Natureza do trabalho (tese, dissertação) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido), nome da instituição a que é submetido, área de concentração; Nome do orientador; Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano de depósito (da entrega).

10 No verso da folha de rosto deve conter a ficha catalográfica com elementos específicos conforme os Dados Internacionais de Catalogação na Publicação. A ficha catalográfica é feita por uma bibliotecária que possui conhecimentos e competências específicas para montá-la. Sendo necessário somente que, munido da folha de rosto, sumário e resumo o acadêmico faça a solicitação junto à biblioteca da instituição, que marcará o prazo e a forma de entrega do elemento solicitado.

11 d) Errata É um elemento opcional que se apresenta em forma de lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguida das devidas correções. Exemplo: ERRATA FolhaLinhaOnde se lêLeia-se 218 orginaloriginal

12 e) Folha de Aprovação É um elemento obrigatório, onde o aluno recebe a assinatura dos examinadores do seu trabalho conferindo-lhe a aprovação, deve conter: nome do autor; título e subtítulo se houver; natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, local e data de aprovação; nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora. Após a apresentação do trabalho a banca examinadora deverá datar e assinar a monografia para que possa ter validade como trabalho de conclusão de curso.

13 f) Dedicatória É um elemento opcional, onde o aluno oferece a alguém o seu trabalho de forma sucinta, não sendo necessário descrever as razoes

14 g) Agradecimentos É um elemento opcional, onde o autor do trabalho manifesta suas gratidões ou reconhecimento às pessoas ou instituições que estiveram presentes durante sua vida acadêmica ou àqueles que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho.

15 h) Epígrafe É um elemento opcional, onde o autor apresenta um pensamento relacionado ao assunto do trabalho ou filosofia de vida, seguida da indicação de autoria, para ilustrar o seu trabalho. As epígrafes também podem ser apresentadas nas folhas de abertura das seções primárias.

16 i) Resumo na língua vernácula (NBR-6028) É um elemento obrigatório, constituído em uma seqüência de frases objetivas, e não uma simples enumeração de tópicos. Não é permitido que ultrapasse 500 palavras e deve ser precedido de palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores. Conforme ABNT NBR 6028.

17 Para Nahuz e Ferreira (2002) o resumo pode ser indicativo, informativo ou indicativo/informativo, de acordo com o que se propõe o Autor: Resumo indicativo - apresentação concisa das principais idéias do texto de um trabalho, excluindo- se, entretanto, dados quantitativos e qualitativos; Resumo informativo - condensação do conteúdo de um trabalho, incluindo-se finalidade, metodologia, resultados e conclusões; Resumo informativo/indicativo - combinação dos dois tipos citados anteriormente.

18 Segundo Branca Granatic (1995) para se fazer um resumo de forma geral, deve-se observar primeiramente a diferença entre uma informação central e os detalhes referentes a ela. Pois todo texto ou frase parte de um fato central ao qual se acrescenta informações adicionais. Assim sendo, basta excluir as informações adicionais que podem ser dada, acerca dos fatos e deixar apenas os elementos essenciais. Considerando como informações adicionais: referencias ao tempo, ao lugar, à freqüência com que o fato ocorre, às características das pessoas envolvidas, à causa do fato, a indicação de instrumentos utilizados para sua realização, etc.

19 Como acontece todos os anos, os amigos de Maria, funcionária de uma importante firma, fizeram, na sala do gerente de vendas, uma grande festa durante a tarde de ontem, em comemoração ao seu aniversário. Os amigos de Maria fizeram uma grande festa em comemoração ao seu aniversário No que diz respeito ao resumo de um trabalho monográfico pode-se dizer que será um resumo de idéias. Neste tipo de composição existe uma idéia central que tentamos defender pela apresentação de argumentos, que são expostos de forma a explicar de forma detalhada e clara o nosso pensamento sobre o assunto. Neste caso basta que procuremos a idéia central que está diretamente relacionada ao assunto básico, o tema. Após encontrar a idéia central deve-se encontrar os argumentos utilizados no texto. Contudo neste tipo de ressumo deve também apresentar as idéias secundárias, detalhes e exemplos referidos na argumentação, mas, usando somente os elementos indispensáveis para entender as idéias básicas. (Branca Granatic, 1995).

20 j) Resumo em língua estrangeira É um elemento obrigatório, é a tradução do resumo e das palavras- chave em língua vernácula, (em Inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Resume).

21 k) Lista de ilustrações É um elemento opcional, que deve ser apresentado de acordo com a ordem que apresenta no texto, cada item com seu nome específico, acompanhado do seu numero da página onde está a ilustração. Quando existente em número expressivo, recomenda- se a elaboração de uma lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros e outros).

22 l) Lista de tabela É um elemento opcional, que deve ser apresentado de acordo com a ordem que apresenta no texto, cada item com seu nome específico, acompanhado do seu numero da página onde está a ilustração.

23 m) Lista de Abreviaturas ou Siglas É um elemento opcional, as abreviaturas ou siglas devem ser ordenadas alfabeticamente e seguidos de seus respectivos significados, grafados por extenso. Recomenda-se uma lista própria para cada tipo.

24 n) Lista de Símbolos É um elemento opcional, que deve ser apresentado de acordo com a ordem que apresenta no texto, acompanhado de seus respectivos significados.

25 o) Sumário É um elemento obrigatório, que apresenta toda divisão do trabalho, Títulos, subtítulos e seções numeras na ordem que apresenta no texto e acompanhadas dos respectivos números das páginas. Parte final dos elementos Pré-textuais.

26 Elementos textuais Os elementos textuais são os que compõem o corpo do trabalho, é através dele que se transmite uma idéia, um pensamento. Segundo a NBR- 14724 de 30/12/2005 os elementos textuais são: INTRODUÇÃO: parte inicial do texto, onde deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. DESENVOLVIMENTO: parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. CONCLUSÃO: parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

27 1.3Elementos pós-textuais São os elementos apresentados após os elementos textuais, e contem indicações de fontes utilizadas na pesquisa, ou materiais destinado a complementar as idéias desenvolvidas no decorrer do trabalho. São apresentados na ordem abaixo e definidos como:

28 a) Referências É um elemento obrigatório elaborado conforme norma da ABNT. Onde encontramos referenciadas todas as fontes utilizadas na pesquisa.

29 b) Glossário É um elemento opcional que tem como função expor em ordem alfabética termos técnicos ou expressões de sentido obscuro utilizados no trabalho, com seus respectivos conceitos e definições.

30 c) Apêndice(s) É um elemento opcional e são materiais: documentos, textos, artigos ou outro material qualquer, confeccionado pelo autor do trabalho utilizado como complementação das idéias desenvolvidas e que não podem ser utilizados no corpo do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplos: APÊNDICE A – Representação gráfica do percentual de desenvolvimento da região tocantina no período de 1900 a 2005.

31 d) Anexo(s) É um elemento opcional e são materiais: documentos, textos, artigos ou outro material qualquer, não confeccionado pelo autor do trabalho utilizado como complementação das idéias desenvolvidas e que não podem ser utilizados no corpo do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplos: ANEXO A – Mapa do município de Imperatriz.

32 e) Índice(s) É um elemento opcional e segundo Silva (2003, p.145) “é pormenorização dos assuntos, divisões, nomes geográficos, conhecimentos, datas e outros elementos que o autor deseja salientar, com a indicação de sua exata localização dentro do texto”. Abordados todos os elementos que compõe uma monografia é hora de passarmos para elaboração do trabalho.

33 EXPRESSÃO DE PENSAMENTO ATRAVÉS ESCRITA A monografia como uma das modalidades de expressão do conhecimento exige do acadêmico em primeiro lugar, conhecimento sobre o assunto que se deseja abordar. Este é sem dúvida o primeiro requisito para a escolha do tema que se constitui no primeiro passo para elaboração de um trabalho científico. Luckesi et. All. (1998, p. 168) enfatiza que: Contudo, de posse de um bom conhecimento e um plano de trabalho bem elaborado pode-se construir textos sem muitas dificuldades.... uma simples correspondência - carta - como um relato de pesquisa científica ou urna tese acadêmica são oriundos de um conjunto de ações inteligentes nascidas de um sujeito que pensa, reflete e está inserido num momento histórico e espaço geográfico concretos, onde tem conhecimento e experiências da realidade.

34 Fase preliminar da redação A fase preliminar da redação de uma monografia e a construção do projeto também conhecido como PLANO DE TRABALHO, que deve ser desenvolvido da seguinte forma: O primeiro passo para elaboração de um projeto é a escolha do tema, momento em que vamos definir sobre o que vai se falar. O segundo passo definir os objetivos a serem alcançados, os caminhos que serão percorridos e os recursos que irá necessitar. O terceiro passo é levantar idéias, identificar o material a utilizar e ordenar o esquema. Após ordenar as idéias, deve-se identificar a bibliografia a ser consultada, seguido de sua localização.

35 Luckesi et. All. (1998, p. 189) diz que: A clara determinação do objetivo garante, na explicitação da mensagem, uma linha de coerência interna, isto porque se trata de um esforço de, mesmo antes de escrever, deixar patente para que “ponto” devem “convergir” as idéias. Quarto passo, nesta fase, fez-se também algo que pode definir a qualidade do trabalho a ser desenvolvido, é hora de organizar as idéias, ou seja, fazer o esquema, montar a estrutura da monografia, o SUMÁRIO COMENTADO. Assim conhecido por conter os tópicos e sub-tópicos definidos que irá compor as partes da monografia, feito de forma explicativa seguindo os caminhos traçados no projeto através dos objetivos definidos.

36 EXEMPLO: TEMA: Contabilidade Gerencial TÍTULO: A importância da contabilidade como instrumento gerencial para tomada de decisão na visão dos empresários imperatrizenses. OBJETIVO GERAL: Avaliar a cultura da classe empresarial atacadista de gêneros alimentícios de Imperatriz-MA sobre a utilização da informação contábil para fins gerenciais.

37 SUMÁRIO COMENTADO 1INTRODUÇÃO As constantes mudanças no mercado financeiro, revelam a importância de se obter informações diversificadas sobre o patrimônio. Objetivos da contabilidade e o que ela oferece. Enfatizar que é necessário que o empresário tenha consciência da importância da contabilidade como um valioso instrumento para expor a situação econômico/financeira das organizações. Expor os objetivos da contabilidade e meios que irá utilizar para atingi-los.

38 2 O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE COMO MECANISMO DE CONTROLE PATRIMONIAL 2.1 A contabilidade na era primitiva Abordagem do surgimento da contabilidade como mecanismo de controle patrimonial, partindo da era primitiva. 2.3 A evolução contábil e o surgimento de uma sistematização de registro patrimonial o surgimento de uma sistematização de registro patrimonial até o advento da Revolução Industrial. 2.3 A valorização da contabilidade na era da revolução industrial Enfatizar a valorização da contabilidade na era da revolução industrial, abordando o surgimento das Empresas de Capital Aberto e sua influencia nesta valorização.

39 3 A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA FINS GERENCIAIS 3.1 Informações oferecidas pela contabilidade acerca do patrimônio Analisar as informações oferecidas pela contabilidade acerca do patrimônio. 3.2 Tipos de decisões a serem tomadas utilizando informações e técnicas contábeis Falar sobre os tipos de decisões a serem tomadas utilizando informações e técnicas contábeis. 3.3 As informações contábeis e a prosperidade patrimonial Discorrer sobre a influência das informações contábeis para a prosperidade patrimonial

40 4A CONTABILIDADE COMO UM INSTRUMENTO GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÃO NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS IMPERATRIZENSES 4.1Perfil das empresas avaliadas Traçar o perfil das empresas nas quais foi aplicada à pesquisa de campo, evidenciando a atividade desenvolvida, porte, faturamento e local onde a contabilidade é desenvolvida. 4.2Diagnóstico encontrado Apresentar o diagnóstico encontrado com a pesquisa de campo, através de gráficos e palavras. 4.3Considerações sobre o diagnóstico encontrado Falar da importância da contabilidade para tomada de decisão e comentar o resultado da pesquisa dando sua opinião.

41 5CONSIDERAÇÕES FINAIS Enfatizar que o homem, sempre procurou meios para levar as empresas ao sucesso. Apresentar a contabilidade como esse meio procurado, mostrando (de forma sucinta) as informações que ela oferece. Comentar resumidamente o que representa o resultado da pesquisa e o que é preciso mudar e o que é preciso fazer para mudar.

42 No entanto ao se elaborar um esquema tem que se ter em mente a forma ideal de um plano de exposição. Plano de exposição. 1. INTRODUÇÃO – é anúncio do tema.Fornecer a idéia geral do assunto.Situar na história, na teoria, no espaço e no tempo. · Motivar para prender a atenção.Fornecer as idéias diretrizes.Anunciar o plano. 2. CORPO DA EXPOSIÇÃO - o desenvolvimento por partes.Dividir por partes: duas ou três. Subdividir de maneira tradicional e progressiva.Titular partes e subdivisões.Evitar o plano banal que leva a repetição: vanta­gens/ desvantagens, comparações, causas/ conseqüências, teses opostas etc.Estabelecer ligações entre os tópicos. 3. CONCLUSÃO - o resumo mareante.Rápida retomada ou recapitulação dos propósitos.Resumir os argumentos maciços.Alargar o tema geral.

43 O esquema é um instrumento fundamental para a fase redacional, uma vez elaborado o esquema é hora de começar a Redação do trabalho, que por sua vez é antecedida por duas ações: a seleção do material e o fichamento. A escolha do material a se utilizar como base para de desenvolver cada capítulo. Neste momento têm que se atentar para o conteúdo dos livros, muitas vezes eles tem apenas alguns capítulos que está relacionado com o assunto a ser abordado. Neste caso, não é necessário à leitura do livro completo, por questão de tempo o mais ideal é fazer uma leitura selecionada, ou seja, direcionada para o assunto em questão.

44 O fichamento é primordial para se registrar os pontos mais importante abordado pelos autores lidos sobre o assunto a ser desenvolvido. Para Silva (2003, p. 839) “Um fichamento começa com uma atenta leitura exploratória e a resposta a duas questões básicas: de que trata o texto e o que dizem seus parágrafos”.

45 Referencias SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2003. BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006. ESTANQUEIRO, Antonio. Aprender a estudar: um guia para o sucesso na escola.7. ed. São Paulo: Texto, 1998. MARACY, A. Kerscher. Monografia: como fazer. Rio de Janeiro: Thex, 1998.


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