A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADENITE ESTRÉPTOCOCICA EQUINA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADENITE ESTRÉPTOCOCICA EQUINA"— Transcrição da apresentação:

1 ADENITE ESTRÉPTOCOCICA EQUINA

2 Garrotilho é uma enfermidade contagiosa aguda dos eqüinos, caracterizada por inflamação muco purulenta das vias aéreas superiores e linfadenite com formação de abscessos, particularmente, nos linfonodos submandibulares e retrofaríngeos.

3 A enfermidade é causada pelo Streptococcus equi, que chega às vias aéreas por inalação e, ocasionalmente, por via oral

4 sua distribuição geográfica é universal tendo como espécies sensíveis eqüinos asininos e muares, possui um período de incubação de 3 a 14 dias sem manifestação, seu curso clinico é de 2 a 4 semanas (sem tratamento).

5 Os cavalos afetados adquirem imunidade, embora alguns possam adoecer mais de uma vez. Isto ocorre pela exposição a diferentes cepas do agente.

6  Éguas imunes conferem imunidade passiva aos potros até os 3 meses de idade.

7 A transmissão de S. equi ocorre pelo contato direto de animais sadios com animais doentes e pode ocorrer, também, indiretamente, através de tratadores que lidam com os animais nos estábulos ou através de fômites infectados.

8 Alimentos, água, cama, utensílios de estábulos e insetos são importantes fontes de disseminação do agente.

9 Clima: Onde existe choque de temperatura há uma baixa na imunidade predispondo a infecção. Material infectante: Pus, fezes e corrimento nasal são altamente infectantes.

10 A bactéria entra por via oral ou respiratória, se adere no epitélio da cavidade nasal e orofaringe devido a receptores específicos (proteína M), ocorre invasão tecidual com alta capacidade antifagocitica (cápsula, proteína M),ocorre a penetração na mucosa atingindo o linfonodo regional e se multiplicam causando abcedação

11 O desenvolvimento da doença pode acarretar complicações como: garrotilho bastardo onde a bactéria atinge outros linfonodos do organismo, causando abcessos em outras regiões como pulmões, mesentério, fígado, baço, rins e no cérebro, havendo a ruptura, causa uma infecção generalizada podendo levar o cavalo à morte;

12 Esquema de vacinação: 1a dose entre 8-12 semanas de vida; 2a dose entre semanas de vida; 3a dose entre semanas (dependendo do produto usado); 4a dose no desmame entre os 6-8 meses; animais de um ano devem ser vacinados bianualmente, assim como os demais animais da propriedade quando o risco de infecção é alto; fêmeas prenhes devem ser vacinadas bianualmente, sendo uma dose administrada 4-6 semanas antes do parto.

13 Sintomas Anorexia Oscilação de temperatura 39 a 40 passando para 40 a 41 Corrimento nasal Aumento de linfonodos (retrofaringeos) Tosse e espirros Dificuldade respiratória e na deglutição

14 Púrpura hemorrágica Asfixia por compressão laríngea

15

16

17

18

19

20

21


Carregar ppt "ADENITE ESTRÉPTOCOCICA EQUINA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google