A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDES INDUSTRIAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDES INDUSTRIAIS."— Transcrição da apresentação:

1 REDES INDUSTRIAIS

2 INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo apresentar
três tipos de redes industriais onde suas arquiteturas são Integradas viabilizando um eficiente fluxo de informação e dados, em todos os níveis da automação industrial.

3 ARQUITETURA DAS REDES Information Discrete Device
Automation and Control Process Device

4 DeviceNet A rede DeviceNet, foi lançada em 1994.
Baseado no protocolo CAN. Redes para interligação de sensores e atuadores ON/OFF, chaves de partidas eletrônicas controladores lógicos programáveis ,IHM, e etc. A rede DeviceNet possui protocolo aberto, tendo um expressivo número de fabricantes ofertando equipamentos, regulamentados via associação OVDA (Open DeviceNet Vendor Association)

5 MEIO FÍSICO Utiliza dois pares de fios, um
para comunicação e o outro para alimentação dos equipamentos conectados a rede(condutores envolvidos por blindagem). Cores padronizadas: vermelha (V+), preta (V-), branco (sinal CAN High) e azul (CAN Low). Existem 3 tipos de cabos: cabo tronco (grosso), cabo fino e cabo flat. Os sinais de comunicação utilizam a técnica de tensão diferencial

6 TOPOLOGIA A rede DeviceNet admite somente a topologia com um cabo tronco(principal) e derivações executadas obrigatoriamente do cabo principal. A rede admite 64 equipamentos ativos, endereçados de 0 a 63. Taxas de transmissão de 125 a 500 kbps. Resistores de terminação de 121 ohms.

7 AQUISIÇÃO DE DADOS Este tipo de rede utiliza o conceito de produtor - consumidor , sendo que um elemento “produz” a informação no barramento e os elementos que necessitam desta informação a “consomem”, diferentemente da maioria dos protocolos em que a comunicação é única e exclusivamente entre dois elementos.

8 METODOS DE COMUNICAÇÃO
Polled message: Neste método o mestre, no caso o cartão scanner da rede montado no controlador, gera uma mensagem de comando direcionada a um determinado escravo (ponto-a-ponto) e a resposta do escravo é direcionada ao mestre, portanto podemos perceber que para cada escravo o mestre gera uma requisição individual e recebe um pacote de informações do respectivo escravo. Strobed message: Neste método o mestre gera uma requisição tipo multicast no barramento da rede e todos os escravos com comunicação strobed respondem um após o outro, portanto temos uma requisição geral do mestre e respostas individuais de cada escravo strobed.

9 METODOS DE COMUNICAÇÃO
Cyclic message: Neste método o escravo atualiza seus dados no mestre da rede em intervalos de tempo pré-definidos, e este método tem grande utilização em aplicações onde a variação de determinado ponto não necessita de atualização instantânea Mudança de Estado (Change Of State): Neste caso o escravo irá enviar seus dados ao mestre somente quando houver mudança de estado de suas entradas, e quando o escravo é configurado para trabalhar com método COS ele tem um recurso de comunicação cíclica para indicar ao mestre que ele está na rede e funcionando corretamente, sendo este recurso conhecido como heartbreaker.

10 ControlNet Desenvolvido pela Allen Bradley em 1995.
Rede única para módulos de E/S, comunicação e programação (upload/download) de CLPs Modelo produtor/consumidor. Repetibilidade e Determinismo. Taxa de 5Mbps. Capacidade para 99 nós. Substituta dos protocolos Data Highway

11 Camada Física Meios físicos mais confiáveis cabo coaxial tipo RG-6
redundância de cabeamento alimentação elétrica de dispositivos separada

12 Topologia Barramento, estrela, árvore ou qualquer mistura.
Distância de 1km sem repetidores. Distância de 5km com repetidores.

13 Como a ControlNet funciona

14 EtherNet Criado a partir de esforços para encapsular os
protocolos DeviceNet e ControlNet em uma rede com protocolo Ethernet/TCP-IP. Fornecer um serviço de comunicação de dados industriais usando o hardware e cabeamento ethernet usufruindo da sua velocidade e baixo custo.

15 EtherNet A EtherNet/IP foi projetada para implementar a transferência de dados eficientemente com o protocolo CIP na camada de aplicação usando a estrutura largamente utilizada dos protocolos Ethernet e TCP/IP.

16 EtherNet Placa típica Cabo

17 Conclusão As redes apresentadas nesse trabalho mostram a evolução nos meios de comunicação industriais, garantindo a transmissão de informações com alta confiabilidade e velocidade agilizando os processos e tornando-os mais produtivos.


Carregar ppt "REDES INDUSTRIAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google