A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Francesa

2 Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa

3 Causas remotas Renascimento e humanismo: enfraquecem o feudalismo e ideal de comunidade universal. Reforma Protestante – individualismo, nacionalismo e capitalismo. Liberdades inglesas: Magna Carta, o Parlamento, Petição dos Direitos e Revolução Gloriosa

4 Causas próximas Despotismo dos Bourbons. Sociedade Estamental – privilégios ao Clero e Nobreza. Impostos a PLebe. Ascensão da Burguesia – desejosa de participação política. Influencia filosófica – liberalismo e liberdades político/econômicas. Incapacidade do rei Crise financeira

5 Tentativas de reformas Para recuperar as finanças e favorecer o povo escolheu ministros: – O magistrado Malesherbes e o economista Turgot. – A oposição dos privilegiados força demissão. – O rei chama Necker, rico banqueiro e famoso financista que perseguido pela Corte também é demitido. – Tal oposição faz com que o rei convoque uma Assembleia de Notáveis mas “os nobres e os bispos se recusaram a negar seus privilégios.

6 Ultima tentativa de reformas Convocação dos Estados Gerais Problema: voto por cabeça ou voto por classes

7

8 Assembleia Nacional Juramento da Pela. Assembleia Nacional Constituinte Tomada de bastilha

9

10 Grande medo Fim dos privilégios da nobreza e do clero. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Constituição civil do clero – juramentados e refratários Fuga do rei.

11

12 Após 2 anos a Assembleia elabora a primeira Constituição – mais burguesa, voto censitário. A Assembleia se dissolve e são eleitos novos deputados.

13 Áustria e Prússia invadem a França. A Assembleia Legislativa decreta a suspensão do rei e a eleição de uma Convenção (Assembleia encarregada de reformar a Constituição). Esta nomeia um Conselho executivo provisório (no lugar do rei) dirigido por Danton e reconhece a Comuna de paris dirigida por Marat e Robespierre.

14 A Convenção proclama uma República e inicia o julgamento de Luís XVI. Havia na Convenção 3 partidos. – Gironda – Montanheses – Planície.

15

16 Os girondinos dominam a Convenção, se opõem a condenação do rei. Quando este é condenado a disputa entre girondinos e jacobinos fica mais acirrado. Os girondinos perdem prestígio quando ING, AUS, PRU e ESP invadem a FRA pois eles haviam promovido o conflito. A Comuna de Robespierre aplica um golpe e derruba os girondinos inaugurando o regime do Terror.

17

18

19

20 Era do Terror Comitê de Salvação Pública Tribunal revolucionário. Guilhotina Abolição completa de todos os privilégios feudais. Abolição da escravidão nas colônias. Oh liberdade! Quantos crimes cometem em teu nome. Roland

21 Reação Termidoriana - Golpe do 9 Termidor Robespierre e seu partido foram derrubados em uma ágil manobra da Convenção. Robespierre foi guilhotinado. Os deputados da Planície passm a dominar a Convenção. O poder executivo é confiado a um Diretório.

22 Diretório Executivo: – 5 diretores Legislativo: – 2 Conselhos(Câmaras) – Quinhentos (“deputados”) Anciãos (“senadores”) 4 anos de constantes agitações políticas e graves dificuldades economicas O diretório teve de lutar contra os realistas e jacobinos. Ruína da industria e do comercio, enormes despesas com guerras, corrupação e miséria.

23


Carregar ppt "Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google