A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 3 para 16 de abril de 2016. «E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram- se dele os seus discípulos; E, abrindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 3 para 16 de abril de 2016. «E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram- se dele os seus discípulos; E, abrindo."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 3 para 16 de abril de 2016

2 «E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram- se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava» (Mateus 5:1-2) Por exemplo, as bem-aventuranças descrevem como é o cidadão ideal: é manso e misericordioso, pobre de espírito e puro de coração, chora e tem sede de justiça, é um pacificador e, as vezes, perseguido. Em outras partes do sermão encontramos como vive o cidadão do Reino: não se angustia, não julga, busca e chama, caminha pelo caminho estreito, leva frutos e edifica sobre a rocha. No sermão do monte, Jesus expressou como devem ser e viver os cidadãos do Reino.

3 «Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas mostrar o verdadeiro sentido» (Mateus 5:17)

4 «Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fari- seus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus» (Mat.5:20) A justiça dos fariseus Não mate, não adultere, não perjures (5:21-37). Olho por olho, e dente por dente (5:38-42). Ama ao teu amigo e odeie ao teu inimigo (5:43-47). Anuncia tuas esmolas e teu jejum para que te elogiem (6:1-4, 16-18). Ora em público para que saibam o santo que és (6:5-8). Não mate, não adultere, não perjures (5:21-37). Olho por olho, e dente por dente (5:38-42). Ama ao teu amigo e odeie ao teu inimigo (5:43-47). Anuncia tuas esmolas e teu jejum para que te elogiem (6:1-4, 16-18). Ora em público para que saibam o santo que és (6:5-8). A justiça do cristão Não pense se o quer é algo pecaminoso. Não resista ao mal. Ajuda-o em lugar de vingar-te. Ama os teus inimigos e abençoa ao que te amaldiçoa. Da esmola em secreto e que não se note que jejuas. Ora em privado a teu Pai e Ele te recompensará em público. Não pense se o quer é algo pecaminoso. Não resista ao mal. Ajuda-o em lugar de vingar-te. Ama os teus inimigos e abençoa ao que te amaldiçoa. Da esmola em secreto e que não se note que jejuas. Ora em privado a teu Pai e Ele te recompensará em público. Em resumo, os fariseus guardavam a Lei para ser elogiados pelos homens e os cristãos vivem a Lei para a glória de Deus.

5 «Embora a lei seja santa, os judeus não podiam atingir a justiça por seus próprios esforços para guardar a lei. Os discípulos de Cristo precisam alcançar a justiça de um caráter diverso daquela dos fariseus, se querem entrar no reino do Céu. Em Seu Filho, Deus lhes oferecia a perfeita justiça da lei. Caso abrissem plenamente o coração para receber a Cristo, a própria vida de Deus, Seu amor, habitaria então neles, transformando-os à Sua própria semelhança; e assim, mediante o dom gratuito de Deus, haviam de possuir a justiça exigida pela lei» E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 54)

6 «Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês» (Mateus 5:48) Como podemos ser perfeitos como Deus? Não podemos. Segundo o contexto (Mateus 5:43-47), se podemos amar até os nossos inimigos, seremos perfeitos em nossa esfera como Deus é na sua. O importante para recordar aqui é que Deus não nos pede nada que Ele não possa realizar em nós. Se dependesse de nós, quem amaria aos nossos inimigos? Esta não é a forma que opera o mundo, pero agora nós somos cidadãos de outro Reino. Temos a promessa de que, se nos entregamos a Deus, «Ele que começou em vós a boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo» (Fil. 1:6). E que obra maior poderia fazer Deus em nós que amar, em nossa própria esfera, como Ele nos ama?

7 «Como se reuniu muita gente, Jesus subiu em um barco e se sentou, enquanto as pessoas ficavam na orla. E pôs-se a falar-lhes de muitas coisas por meio de parábolas» (Mateus 13:2-3 DHHe) Um homem acha um tesouro escondido no campo Vende tudo o que tem Compra o campo Embora a salvação seja gratuita e não se possa comprar (Isaías 55:1; Marcos 8:36-37), Jesus ensinou claramente que quem quer obter a salvação deve renunciar a tudo o que possa aparta-lo dela. Um mercador acha uma pérola preciosa Vende tudo o que tem Compra a pérola

8 «Como se reuniu muita gente, Jesus subiu em um barco e se sentou, enquanto as pessoas ficavam na orla. E pôs-se a falar-lhes de muitas coisas por meio de parábolas» (Mateus 13:2-3 DHHe) A rede do Evangelho recolhe todo tipo de pessoas: homens e mulheres que agem por distintos motivos. Mas só os que valorizam mais o eterno do que o terreno, e permitem que o Espírito Santo os transformem, desfrutarão a vida eterna. Uma rede é lançada ao mar Recolhe toda classe de peixes O bom se recolhe em cestas O ruim se joga fora

9 «Não deixe que nada interfira em seu progresso no caminho para a vida eterna. Seus interesses eternos estão em jogo. Precisa haver em você uma obra completa. Deve estar plenamente convertido ou falhará em sua busca pelo Céu. Todavia, Jesus o convida a fazer dEle sua força e sustentáculo. Ele lhe “será socorro bem presente” (Salmos 46:1) em tempos de necessidade. Será para você como a sombra “de uma grande rocha em terra sedenta”. Isaías 32:2. Não seja seu maior desejo o sucesso neste mundo, mas o preparo do coração. Como posso obter o mundo melhor? “Que é necessário que eu faça para me salvar?” Atos dos Apóstolos 16:30. Salvando a si próprio, você salvará a outros. Ao erguer-se, você levantará a outros. Ao apoderar-se da verdade e amparar-se no trono de Deus, auxiliará outros a firmarem sua vacilante fé nas promessas e na graça divinas. A posição que você deve assumir é valorizar mais a salvação do que o ganho terreno e considerar tudo como perda “para que possa ganhar a Cristo”. Filipenses 3:8. Sua consagração precisa ser total. Deus não aceitará nenhuma reserva, nenhum sacrifício dividido, nenhum ídolo acariciado. Você precisa morrer para si mesmo e para o mundo. Renove diariamente sua consagração a Deus. A vida eterna é digna de um esforço vitalício, perseverante, incansável» E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 2, pg. 48)


Carregar ppt "Lição 3 para 16 de abril de 2016. «E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram- se dele os seus discípulos; E, abrindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google