A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características gerais Características anatômicas e fisiológicas Doenças provocadas Curiosidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características gerais Características anatômicas e fisiológicas Doenças provocadas Curiosidades."— Transcrição da apresentação:

1 Características gerais Características anatômicas e fisiológicas Doenças provocadas Curiosidades

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS Os platelmintos, também chamados de vermes achatados, são animais invertebrados que possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários e ausência de cavidade celomática (acelomados). Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas.

3 CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS Sistema digestivo Sistema nervoso Sistema excretor Sistema respiratório Sistema circulatório Sistema reprodutor

4 SISTEMA DIGESTIVO Quando o sistema digestivo está presente nos platelmintos, possui uma única abertura, constituindo boca, faringe e intestino, que termina em fundo cego (caso das planárias e esquistossomos). As tênias (cestóides) não possuem qualquer rudimento de sistema digestivo e se nutrem por absorção através da vasta superfície corporal.

5 SISTEMA NERVOSO Composto por dois gânglios cerebrais ligados a dois cordões nervosos que percorrem ventralmente o corpo em direção à região posterior do animal. Dos gânglios e dos cordões, partem ramificações das células nervosas para diversas partes do corpo.

6 SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais. Esses seres são amoniotélicos.

7 SISTEMA RESPIRATÓRIO Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica.

8 SISTEMA CIRCULATÓRIO Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

9 SISTEMA REPRODUTOR A reprodução dos platelmintos varia de acordo com a espécie. Os turbelários são hermafroditas simultâneos, possuindo um aparelho reprodutor adaptado à fertilização interna e à deposição de ovos. As planárias, por exemplo, são hermafroditas de fecundação cruzada, ou seja, necessitam de um parceiro para a fecundação, mas também podem se reproduzir assexuadamente, por meio da fragmentação do corpo e regeneração das partes ausentes em cada Já os trematódeos e os cestódeos, possuem o corpo formado por proglótides, sendo que em cada uma dessas estruturas maduras, há a presença de órgãos reprodutores de ambos os sexos. Deste modo, a reprodução pode ocorrer por autofecundação na mesma proglótide ou entre proglótides distintas.

10

11 DOENÇAS PROVOCADAS POR PLATELMINTOS Esquistossomose: Parasita - Shistosoma mansoni Sintomas - Alojam-se nos vasos do sistema porta – hepático, promovendo hemorragias e consequente edema (barriga d’água); Transmissão - infestação passiva ou ativa.

12 Hidatidose ou Equinococose: Parasita - Echinococcus granulosus Sintomas - Formação de cisto hidático Transmissão - Ingestão acidental de ovos DOENÇAS PROVOCADAS POR PLATELMINTOS

13 Teníase: Parasita - Taenia solium e Taenia signata Sintomas - Náuseas, diarréia, letargia, etc. Transmissão - ingestão de carne com cisticercos DOENÇAS PROVOCADAS POR PLATELMINTOS

14 CURIOSIDADES Os platelmintos são os primeiros animais a possuir centros nervosos com ações mais coordenadas e respostas mais elaboradas aos estímulos. Existem aproximadamente 1.500 espécies de planárias aquáticas e terrestres de vida livre. A esquistossomose, conhecida como barriga d'água, atinge 200 milhões de pessoas em 74 países, com cerca de 200 mil mortes por ano. Foram os primeiros a apresentar simetria bilateral Em laboratório, num labirinto com caminhos brancos e pretos, uma planária levava um choque sempre que escolhia o caminho preto. Então ela se virava para o caminho pintado de branco. Após o "treinamento", a planária passou a atravessar o caminho sem errar, escolhendo apenas os atalhos brancos. Experimentos diversos também indicaram que platelmintos não "treinados", mas alimentados com carne de platelmintos "treinados", atravessaram corretamente o caminho, mostrando que essa aprendizagem fica memorizada no organismo do animal.


Carregar ppt "Características gerais Características anatômicas e fisiológicas Doenças provocadas Curiosidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google