A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C. -- 497 a.C. Divindade do círculo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C. -- 497 a.C. Divindade do círculo."— Transcrição da apresentação:

1 Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C. -- 497 a.C. Divindade do círculo

2 Aristarco de Samos: 320 a.C - 250 a.C Primeiro heliocentrista: O Sol é o centro do universo Descobriu através das eclipses que o Sol é maior que a Terra e a Terra maior que a Lua, logo a Terra gira em torno do Sol e a Lua em torno da Terra.

3 Aristóteles: 384 a.C.-- 322 a.C. Sistema Geocêntrico: A Terra é o centro do universo. A natureza é composta de cinco elementos: terra, água, ar, fogo e éter. Terra, água, ar e fogo são elementos terrestres. O Éter é um elemento celeste. Os planetas e todos os corpos celestes realizam MCU no céu e estão sujeitos a divindade do círculo. A Física celeste é diferente da Física terrestre

4 Ptolomeu: 90 – 168 Escreveu o Almagesto (O grande tratado): Grande síntese da Física Aristotélica e de outros geocentristas da antiga Grécia. Todos os corpos realizam MCU ou composições de MCU em torno da Terra. A explicação se dava pelos epiciclos. Laçada de Marte

5 Nicolau di Cusa: 1401 - 1464 Questionou o Geocentrismo e a obra de Aristóteles. Escreveu sobre o Heliocentrismo e não publicou a obra (medo da Igreja). Sua grande Obra foi: A douta ignorância.

6 Nicolau Copérnico: 1473 – 1543 Leu a obra de Nicolau di Cusa Foi o primeiro heliocentrista do renascimento a publicar uma obra a respeito. Escreveu a obra: De revolutionibus orbium coelestium ("Da revolução de esferas celestes"), durante o ano de sua morte, 1543. Acreditava na divindade do círculo e assim nos epiciclos

7 Tycho Brahe: 1546 — 1601 Foi o maior astrônomo a olho nu do período do renascimento. Possuía uma ilha para suas observações astronômicas. Possuía as melhores observações e medidas dos corpos celestes da época. Era excelente observador e péssimo matemático.

8 Johannes Kepler: 1571 -- 1630 Foi empregado de Tycho Brahe: Usando os dados de Tycho Brahe montou as três leis do movimento planetário. 1ª) Lei das órbitas. A órbita de um planeta é uma elipse, com o Sol num dos focos (finalmente rompe com a divindade do círculo) 2ª) Lei das áreas (a velocidade dos planetas não é constante) Esse é o segundo rompimento com a divindade do círculo.

9 3) Lei dos quadrados dos períodos e cubo dos raios. = K O planeta mais próximo do Sol tem ano menor, ou seja, gira mais rápido em torno do Sol.

10 Galileo Galilei (1564 - 1642) Era copernicano. Um dos primeiros astrônomos com luneta. Observa as luas de Júpiter, as manchas solares e as crateras da Lua (põe em dúvida a divindade do círculo). Escreve “Discursos e demonstrações sobre duas novas ciências” e “Diálogo sobre os sistemas do Universo” (personagens: Salviatus, Sagredos e Simplícius). Escreve carta à Élia Diodati—Hereges são vocês........... Inquisição (Frei Roberto Belarmino). Prisão domiciliar, até a morte.

11 Isaac Newton: 1642 – 1727 Fez toda a grande síntese da Física desde os Gregos até o século XVII. Sua principal obra foi: O Principia Através de uma única teoria unificou a Física celeste á física terrestre.

12 Vamos estudá la detalhadamente.


Carregar ppt "Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C. -- 497 a.C. Divindade do círculo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google