A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira no segundo Mandato de Dilma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira no segundo Mandato de Dilma."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira no segundo Mandato de Dilma Rousseff Fernando Ferrari Filho Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do CNPq http://www.ppge.ufrgs.br/ferrari e ferrari@ufrgs.br e fernandoferrarifilho@gmail.com http://www.ppge.ufrgs.br/ferrariferrari@ufrgs.br fernandoferrarifilho@gmail.com CNPL São Paulo, 28/5/2015

2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Estrutura Resultados no período 2011-2014; Por que o crescimento desacelerou e a inflação persiste? Dimensões da crise; Problemas atuais; Perspectivas (2015-2018)?

3 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Resultados no período 2011-2014 PIB (stop and go e tendência ↓): acumulado = 8,7%; médio = 2,1% ao ano; Inflação (tendência ↑): acumulada = 27,0%; média = 6,2% ao ano; Taxa de desemprego (tendência ↓): média = 5,4% ao ano; Selic média (tendência ↑): 9,9% ao ano; Taxa de câmbio: tendência ↑; Saldo da balança comercial (tendência ↓): US$ 47,9 bilhões; Déficit em transações correntes (tendência ↑): US$ 279,1 bilhões; Resultado fiscal/PIB (tendência ↓): média = 1,7% ao ano; FBCF/PIB (tendência ↓): média = 18,6% ao ano e variação média anual = 1,8%.

4 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Por que o crescimento desacelerou? Baixa relação FBKF/PIB → média de 18,6%; Crescimento centrado no consumo (variação média anual de 3,1% entre 2011 e 2014 e tendência ↓); Problemas estruturais do lado da oferta → escassez de oferta de trabalho e baixa produtividade; carga tributária elevada e complexa; excessiva burocracia; infraestrutura (transportes, energia etc.) precária; lentidão da justiça; e marcos regulatórios ineficientes. Problemas do lado da demanda → crescimento alicerçado em consumo – comprometimento da renda das famílias com dívidas é da ordem de 45,0% – e volatilidade da política econômica; Deterioração do cenário externo → desaceleração da China, Zona do Euro e Argentina e queda dos preços das commodities.

5 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Por que a inflação persiste? Choques de preços = f(desvalorização cambial – pass-through da ordem de 10% a 15% –, reajuste de preços públicos e administrados etc.); Inércia inflacionária; Problemas de oferta = f(custos tributários, custos logísticos etc.); Problemas de demanda (setoriais) = f(crédito, crescimento do rendimento médio, inclusão social etc.).

6 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Dimensões da Crise Econômica → inflação elevada para um regime de metas de inflação, estagnação da atividade produtiva e desemprego em ascensão; Política → derrotas no Congresso Nacional, “ruídos” com o PMDB, aproximação com partidos “emergentes” e desgastes com o PT ideológico e não pragmático; Moral → corrupção na Petrobras; Energia → erros de decisão no passado (além da crise hídrica).

7 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Problemas Atuais? Desequilíbrios do BPTC; Desindustrialização da economia = f(perda de competitividade devido aos elevados custos de produção – tributário, logístico etc. –, à apreciação cambial e à inserção de novos players – Índia, Vietnã e países africanos, entre outros); Escassez de oferta de trabalho (renda média das famílias↑, demanda do setor serviços↑ e PNEA↑) e baixa produtividade da mão de obra; Adiamento de reformas estrutural-institucionais (tributária, previdenciária, judiciária, educacional, trabalhista e política); Pressões por demandas sociais (serviços públicos em geral) devido à melhora econômico-social das classes de baixa renda.

8 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Perspectivas (2015-2018)? PIB (média anual)↓; Inflação (média anual)↑; Desemprego (média anual)↑; Selic (média anual)↑; Taxa de câmbio (final de período e média anual)↑; Resultado fiscal↑; Resultado externo↑.


Carregar ppt "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira no segundo Mandato de Dilma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google