A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas."— Transcrição da apresentação:

1 Dívida Externa

2 O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas estatais ou privadas ou pelo governo. - O que pode fazer a dívida aumentar? - Entrada de novos empréstimos - Deixar de amortizar a dívida (pagar uma parcela da dívida vencida, pois haverá cobrança de multas e juros) - Deixar de pagar os juros - Caso os juros internacionais subirem a dívida será maior

3 Quem deve? Quanto deve?  170 países – US$ 45 trilhões Grupo 1 – 11 países desenvolvidos – destaque para os EUA – 80% Grupo 2 – 30 países desenvolvidos – Destaque para o Canadá – 10% Grupo 3 – 8 países subdesenvolvidos industrializados – Brasil, Índia, México, China, Coréia do Sul e Argentina. 4,5% Grupo 4 – 36 países subdesenvolvidos Grupo 5 – 85 países muito pobres - muito defendem que este países devem ser perdoados.

4

5

6

7  O Brasil teve que recorrer ao Fundo Monetário Internacional para resolver as dificuldades de suas contas externas.  No governo de Fernando Henrique Cardoso passou a cumprir as metas do FMI ( controle da inflação, à privatização de empresas estatais, maior abertura dos mercados. O presidente Lula continuou esta política. As metas exigidas pelo FMI prejudicam a população, pois obrigam a reduzir gastos nas áreas de saúde, educação e segurança.

8 O peso da dívida  O impacto da dívida pode ser diferente em determinados países. O importante não é o tamanho da dívida, mas a sua relação com a riqueza gerada pelo país a cada ano (PIB).

9

10 Conclusão  A dívida é um problema que não tem solução, pois os países pobres não terão como quitar  O importante é manter o pagamento dos juros para o sistema se manter funcionando.  Os países pobres continuam dependentes e submissos às exigências dos credores e nem sempre há dinheiro suficiente para emprestas, já que os países ricos também emprestam. Falta dinheiro para financiar projetos em países subdesenvolvidos.

11

12

13 O domínio da tecnologia  Tecnologia – conjunto de conhecimentos, métodos e instrumentos criados pelos ser humano. Normalmente estas funções tem função prática: dar ao homem maior domínio sobre a natureza.  A tecnologia nasceu junto com a Ciência (séc. XVII e XVIII – junto com o desenvolvimento do capitalismo.  Hoje: interdependência entre ciência e tecnologia.

14  A inovação é a principal alavanca para o crescimento econômico.  Necessita de investimentos em pesquisas científicas.  Países que investem mais em pesquisas têm o desenvolvimento melhor. Os países mais ricos investem muito em pesquisa.  Brasil: investe pouco em pesquisa e se mantém dependente dos países ricos. A produção científica no Brasil está em torno de 1,8%, enquanto os EUA é responsável por 32%. O Brasil precisa dobrar para alcançar o Canadá e Itália.

15 Tecnologia e economia  Principal função da tecnologia: tem sido elevar a produtividade e reduzir custos de produção. Sempre esteve ligado a interesses econômicos (melhorar lucros).  Os investimentos em pesquisa dependem de financiamento do Estado.

16

17

18 Brasil  Destaque:  Petrobrás, Cia Vale do Rio Doce e Embraer.  Vários pesquisadores acabam indo embora do país para buscar melhores oportunidades em outros países (fuga de cérebros).


Carregar ppt "Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google