A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54."— Transcrição da apresentação:

1 Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54

2

3 O ciclo de bandeiras de busca ao ouro (Prospecção) Na busca de metais e pedras preciosas os paulistas receberam apoio da coroa portuguesa. 1693 – descoberta das primeiras jazidas de ouro em Caeté – MG.

4

5 Sertanismo de Contrato Bandeirantes contratados para eliminar os quilombos. Exemplo: Domingos Jorge Velho (1694), destruiu o maior Quilombo do Brasil “Palmares”.

6

7 A EXPANSÃO PECUARISTA – A ocupação do Sul A expansão portuguesa para o SUL ocorreu da seguinte forma: 1 – Colonos portugueses e paulistas fundaram Paranaguá, São Francisco e Laguna, de onde avançaram para o interior, dedicando-se à pecuária. 2 – A Coroa portuguesa fundou em 1680, a Colônia de Sacramento (Bacia Platina) 3 – Os jesuítas que retornaram ao sul fundaram, em 1687, os Sete Povos das Missões (atual RS)

8

9 A pecuária Sulina antes da mineração Séc. XVII introduzido pelos jesuítas (missões) o rebanho cresceu graças aos bandeirantes (rebanhos sem donos) Voltada para exportação do couro para a Inglaterra Povo de cultura própria / integrados com as colônias espanholas/ (tudo isso dificultou a integração do RS com o Brasil) Não utilizavam mão-de-obra escrava Peão cuidava de vários rebanhos

10 A pecuária Sulina e a mineração APÓS A MINERAÇÃO – mercado consumidor (MG) tropas de mulas (SP –Sorocaba – MG)

11 A pecuária Sulina e a mineração Exploração: 1 – Couro 2 - charque (peão trabalha para um único patrão) – trabalho escravo “purgatório de negros”. RS / PR / SC - incorporado ao Brasil

12

13

14

15 A ocupação do sertão nordestino - Pecuária Litoral - cana (transporte / alimentação / movimento dos engenhos) Sertão (BA e MA) devido a falta de terras para pasto no litoral 1ª fase – fazendeiros + gado 2ª fase – atividades separadas (porém, pertenciam a um dono só) 3ª fase separação total (servia p/ a economia açucareira e mineração (MT + GO)

16 A ocupação do sertão nordestino - Pecuária Vaqueiro (5 anos de trabalho) recebia um bezerro (poderia tornar- se autônomo). Depois do declínio no século XVII do açúcar / Século XVIII mineração DECLÍNIO DA ATIVIDADE PECUARISTA.

17 A EXPANSÃO OFICIAL – A OCUPAÇÃO DO NORTE Norte – os espanhóis não tinham interesse e não se opuseram aos portugueses penetrarem no interior do Brasil 1621 – Houve uma divisão administrativa do Brasil – ESTADO DO MARANHÃO (MA, PA, AP, RO, AM) em 1654 torna-se o Estado do Grão-Pará com capital em São Luís Vale Amazônico oferecia: drogas do sertão (Missões coletavam) gerou ocupação da região (incorporando-a ao Brasil)

18


Carregar ppt "Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google