A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara."— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara Ricelly Moraes Pereira

2 SURGIMENTO  Séc. xx, por volta dos anos 80.  Anarquismo (do grego antigo an-arke = contrário à autoridade) é o nome que se dá a uma teoria que prega uma sociedade sem governo, na qual se vive em harmonia, não por submissão à lei, nem por obediência à autoridade, mas por acordos livres estabelecidos entre os diferentes grupos de homens e mulheres.

3 DEFENSORES CÉLESTIN FREINET MIGUEL GONZALEZ ARROYO  Respeito a individualidade do aluno e respeito a comunidade;  Alternância do ensino coletivo e individual;  Cada aluno com suas habilidades e necessidades próprias;

4  AUTOGESTÃO  DEMOCRACIA  LIBERDADE  EDUCAR O HOMEM SEM SEPARAR O TRABALHO MANUAL DO INTELECTUAL CARACTERÍSTICAS

5 PROFESSOR E ALUNO  Papel de mediador  Monitor  Catalisador  Papel de mediador  Monitor  Catalisador  Autonomia na construção do conhecimento  Reflete sobre sua realidade  Autonomia na construção do conhecimento  Reflete sobre sua realidade  É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. PROFESSOR ALUNO RELAÇÃO

6  Papel da Escola: Transformar a personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.  Função dos conteúdos escolares: Responder as indagações inerentes das necessidades e interesses expostos pelo grupo.

7  Metodologia: Pesquisa grupal e valorizar o contexto cultural.  Avaliação da aprendizagem : Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos do modo tradicional.

8 CONCEPÇÕES  Homem: Constitui-se o homem crítico.  Sociedade: é um modelo de sociedade transformadora no qual transforma a personalidade dos alunos.  Cultura: É contra qualquer tipo de poder ou autoridade.

9  Como é vista a educação: Nega qualquer forma de repressão e valoriza a produção do aluno, considera relevante o aprendizado que terá um uso prático.  Processo de ensino e aprendizagem: Ocorre por meio dos conhecimentos construídos pelos alunos em forma grupal e com ajuda do professor a quem cabe ser conselheiro.

10 Ainda é muito visto essa tendência no dias de hoje.  Trabalho em grupo  Mesa redonda  Grêmio estudantil  Reuniões  Colegiado

11


Carregar ppt "TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google