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PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.

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1 PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela liberdade; b) uma Revelação progressiva, adaptada as situações, pessoas e culturas;

2 c) a valorização da experiência pessoal comunitária da fé;
d) o Evangelho proposto em relação com a vida; e) as relações interpessoais;

3 f) o uso de sinais, onde se entrelaçam fatos e palavras, ensinamentos e experiência; g) a pedagogia litúrgica; h) a mistagogia do processo catecumenal.

4 “Deus torna-se para seu povo como um pai e uma mãe que ensina à criança os caminhos da vida.”Como um pai educa seu filho, assim Deus educa seu povo (Dt 8,5)” (CR 43).

5 PEDAGOGIA DE JESUS

6 O PROCEDER DE JESUS Jesus deu prosseguimento ao modo de proceder pedagógico do Pai: Levou à plenitude , por meio de sua vida, palavras, sinais e atitudes, a revelação divina, iniciada no Antigo testamento.

7 A catequese inspira nos traços da Pedagogia de Jesus
* Acolhimento às pessoas, preferencialmente aos pobres, pequenos, excluídos e pecadores ( Mt 18,12-14); * O anúncio do Reino de Deus, como Boa Notícia da verdade, da liberdade, do amor, da justiça, que dá sentido à vida ( Lc 4,17-22; 17,20-21;

8 *O convite amoroso para viver a fé, a esperança e a caridade por meio da conversão no seu seguimento ( Mc 1,15;Mt 11, *O envio aos discípulos para semearem a Palavra em vista da transformação libertadora da sociedade (Mc 6,6b-13); * O convite para assumirem. Com radicalidade evangélica, o crescimento contínuo da fé, através do mandamento novo do amor, o princípio pedagógico fundamental ( Mt 17,20; Lc 13,16; Jo 13,34; Lc 10,29-37

9 *A atenção às necessidades, às situações bem concretas da vida e aos valores culturais próprio do povo, provocando reflexão para uma mudança de vida; *A conversa simples, acessível, utilizando narrativas, comparações, parábolas e gestos, adaptando-os aos seus seguidores e demais interlocutores; *A firmeza permanente diante das tentações, das crises, da cruz, buscando a força na oração.

10 Dimensões da Pedagogia de Jesus
Dimensão Vivencial Conhecia a realidade de seus catequizandos os discípulos: Conhecia os costumes do povo e seu modo de pensar, sentir, agir e celebrar; Conhecia os trabalhos do povo; Conhecia a tradição do povo; Conhecia as pessoas; Era sensível a realidade;

11 Dimensão Afetiva: Jesus Cristo em toda a sua missão, buscou ligar as pessoas a si, de maneira bondosa, misericordiosa, acolhedora.

12 Jesus Cristo dava clareza, segurança e sentido á vida ( Jo 16,14)
.Jesus Cristo dava clareza, segurança e sentido á vida ( Jo 16,14) .Jesus Cristo se fazia amigo das pessoas ( Jo 11,35) .Jesus Cristo se fazia esperança ( Jo 5,24)

13 Dimensão Psico-Espiritual:
Jesus Cristo transformou a vida das pessoas: Ajudando a desencadear nas pessoas o processo de conversão da mente e do coração. Todas as pessoas que tiveram um verdadeiro encontro com Jesus, saíram dele transformadas. É impossível encontrar-se com Jesus Cristo e não mudar de vida ( Samaritana (Jo 4,1ss), Zaqueu (19,1-10), Nicodemos (Jo 3,1ss), Madalena (Jo 8,1-11).

14 Jesus Cristo transformou a lei: Ele não aboliu a lei, mas plenificou, deu um novo enfoque, sob uma nova luz, um novo olhar e mais profundo ( Mt 5,6,12 ).

15 Dimensão integradora:
Criava comunidade: “ Amai-vos...” (Jo,15,11ss) Unidade ( Jo Videira ); Um só rebanho ( Jo 10 ); Promovia o perdão, reconciliação, condição para formar comunidades.

16 Fazia Memória: Capacitava os seus discípulos para que pudessem continuar o seu projeto, a sua obra ( Jo 14,12). Confiava-lhes a sua missão, instruía-os a parte, revisava e aprofundava com eles os ensinamentos (Mt 16, 13-16).


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