Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
LUZ E COR
2
Comprimento 780 390 de onda (nm)
Frequência (Hz) Comprimento de onda (nm) Frequência (Hz) 3,84 x ,69 x 1014
3
A cor é uma percepção visual complexa
O conceito de cor diz respeito a três áreas: a Física - analisa os modos como a luz é produzida, como interage com a matéria e como atinge o olho para formar a imagem na retina a Fisiologia - descreve a acção da luz na retina e a transmissão de informação ao cérebro a Psicologia perceptual - trata o processamento de informação e interpretação pelo cérebro que produz a percepção
4
Concepções alternativas
O significado da palavra “cor” é o de matéria colorida (termos como vermelho e verde são muitas vezes identificados como pigmento vermelho e pigmento verde) A cor é reconhecida como uma propriedade intrínseca dos objectos, independentemente da fonte de luz e do receptor A luz contém cor. Esta cor pode misturar-se com a do objecto para criar novas cores ou misturar-se com outras luzes para criar sombras de outra cor A luz é activa (tem força) - a luz colorida pode mudar a cor do objecto ou fazer com que o objecto emita uma sombra da cor da luz A cor é vista como um grau de escuridão (a luz amarela é menos escura do que a vermelha; a luz colorida é escura e faz os objectos mais escuros, a luz branca é brilhante)
5
Na retina do olho humano
existem células sensíveis à cor - os cones Cones sensíveis aos vermelhos Cones sensíveis aos verdes Cones sensíveis aos azuis Cores aditivas primárias
6
Adicionando luzes de cores primárias...
secundárias (primárias das tintas) Tubos de luz Os três tipos de cones são estimulados de igual modo
7
Sombras coloridas Quando um objecto bloqueia toda a luz que sobre ele incide forma-se uma sombra negra = ausência de luz Se o objecto bloqueia duas das luzes, vemos a sombra com a cor da terceira Se o objecto bloqueia uma das luzes, a sombra resulta da adição das outras duas
8
Cores complementares:
- duas cores que por sobreposição permitem obter o branco = adição da luz que vemos:
9
A grande variedade de cores do espectro de luz visível pode obter-se
pela adição das luzes primárias em diversas proporções e intensidades Cones sensíveis à banda dos vermelhos Cones sensíveis à banda dos azuis Cones sensíveis à banda dos verdes É a luz que entra no olho que cria no cérebro a percepção de cor. A luz branca resulta da sobreposição de todas as radiações electromagnéticas do espectro de luz visível de uma forma equitativa
10
Subtraindo cores... A cor que vemos na maioria dos objectos resulta da absorção selectiva pelas moléculas dos pigmentos Plantas instáveis Preto=ausência de luz A cor de um objecto não é uma característica deste, pois depende não só do material que o reveste como da luz que nele incide. É a resposta percepcionada à luz recebida pelos olhos.
11
Misturando tintas ou sobrepondo filtros de cores secundárias - subtracção de luzes
um filtro ciano absorve a luz da banda dos vermelhos do espectro, transmitindo a luz correspondente às bandas dos verdes e azuis uma tinta amarela absorve a luz da banda dos azuis do espectro, reflectindo / difundindo a luz correspondente às bandas dos verdes e vermelhos
12
Decomposição da luz branca
Com uma rede de difracção Com um prisma - dispersão Arco colorido Devido à Interferência da luz difractada pelas inúmeras fendas da rede Refracção da luz A luz vermelha é a mais difractada A luz violeta é a mais refractada
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.