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Colégio Juvenal de Carvalho

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Apresentação em tema: "Colégio Juvenal de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Juvenal de Carvalho
Gráficos e Tabelas Fonte de pesquisa: e Provas diversas

2 Uma tabela estatística deve conter o número, o título, o corpo e o rodapé (fonte, notas e notas específicas). Título – explica o que a tabela contém Corpo – formado pelo cabeçalho, pela coluna indicadora e pelas linhas e colunas de dados: Cabeçalho – especifica o conteúdo das colunas Coluna indicadora – especifica o conteúdo das linhas

3 Tabela título coluna indicadora corpo coluna de dados cabeçalho

4 Gráficos Os gráficos são de extrema importância na visualização e interpretação de informações e dados acerca de temas de aspectos naturais, sociais e econômicos. Os gráficos são representações bastante difundidas em diferentes tipos de informativos, dentre eles, os principais estão em livros, revistas, jornais impressos, além da televisão e a internet, que fazem o uso continuamente para apresentar informações à população em geral ou grupos específicos de pesquisas.

5 Gráficos Diante dessas afirmações os gráficos consistem em uma representação constituída por formas geométricas elaboradas de maneira precisa, oriundas de dados numéricos resultados de pesquisas e organizadas em uma tabela. Os gráficos são classificados segundo sua forma e podem ser de colunas, de linhas e circulares.

6 Gráficos de Linhas São normalmente utilizados para representar uma série temporal, conduzindo a uma interpretação dinâmica do fenômeno estudado.

7 Gráfico de Setores A representação de dados através do gráfico de setores é muito utilizada na visualização de números percentuais, em virtude do seu formato circular. Cada região especificada será determinada através de uma relação proporcional entre o valor percentual e a medida em graus do ângulo de abertura. Temos que a área completa da região circular do gráfico de setores corresponde a um ângulo total de 360º, que em dados percentuais equivale a 100%. Dessa forma, criaremos a seguinte relação: 100% está para 360º. Com base nessa relação determinaremos qualquer medida de ângulo central em função do valor do dado percentual.

8 Gráficos de Setores ou Círculo
Neste tipo de gráfico considera-se apenas uma variável, devendo-se tomar cuidado com a quantidade de categorias a representar, afim de não prejudicar a visualização do gráfico.

9 Gráfico de colunas É formado a partir de duas linhas sendo uma na horizontal e uma vertical, na linha horizontal onde estão estabelecidas as colunas que vão representar todas as variações de um determinado assunto, a linha vertical mede a intensidade de variação. As colunas devem possuir uma medida uniforme assim como as distâncias entre elas.

10 Gráfico de colunas

11 Histograma Nos histogramas, cada barra vertical indica uma frequência, uma variação de determinados dados definidos pelo eixo "x", ao contrário dos gráficos de barras, nos quais cada barra indica um valor pontual. Representação histográfica, constituída de uma série de retângulos justapostos que têm por base o intervalo de classe. A área de cada retângulo é proporcional à frequência da classe correspondente e tem grande aceitação nos casos de distribuição contínua de frequência.

12 EXEMPLOS

13 Uma pesquisa realizada com 200 pessoas sobre a preferência de quatro marcas de sabão em pó apontou o resultado apresentado na tabela: FA: frequência absoluta FR: frequência relativa

14 Representação gráfica

15 A cooperativa “Radiotáxis” tem como meta atender, em no máximo 15 minutos, a pelo menos 95% das chamadas que recebe. O controle dessa meta é feito ininterruptamente por um funcionário que utiliza um equipamento de rádio para monitoramento. A cada 100 chamadas, ele registra o número acumulado de chamadas que não foram atendidas em 15 minutos. Ao final de um dia, a cooperativa apresentou o seguinte desempenho:

16 Esse desempenho mostra que, nesse dia, a meta estabelecida foi atingida
a) nas primeiras 100 chamadas. b) nas primeiras 200 chamadas. c) nas primeiras 300 chamadas. d) nas primeiras 400 chamadas. e) ao final do dia.

17 1) Das primeiras 100 chamadas, (100 – 6) = 94 foram atendidas no prazo determinado, correspondendo a 94/100 = 94% das chamadas. 2) Das primeiras 200 chamadas, (200 – 11) = 189 foram atendidas no prazo, correspondendo a 189/200 = 94,50% das chamadas. 3) Das primeiras 300 chamadas, (300 – 17) = 283 foram atendidas no prazo, correspondendo a 283/300 ≅ 94,33% das chamadas. 4) Das primeiras 400 chamadas, (400 – 21) = 379 foram atendidas no prazo, correspondendo a 379/400 = 94,75% das chamadas. 5) Ao final do dia, das 482 chamadas, 482 – 24 = 458 foram atendidas no prazo de 15 min, correspondendo a 458/452 ≅ 95,02%.

18 Esse desempenho mostra que, nesse dia, a meta estabelecida foi atingida
a) nas primeiras 100 chamadas. b) nas primeiras 200 chamadas. c) nas primeiras 300 chamadas. d) nas primeiras 400 chamadas. e) ao final do dia.

19 FIM


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