A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Treinamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Treinamento"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Treinamento
Prevenção de Riscos em Andaimes Programa de Treinamento

2 Objetivos Ao completar este treinamento o trabalhador estará apto a:
Reconhecer os riscos associados aos andaimes. Descrever métodos para controlar ou minimizar os riscos associados aos andaimes.

3 Legislação Requisitos do Programa de Treinamento de Usuários de Andaimes O item da NR-18, prevê o treinamento para todo indivíduo que venha trabalhar com andaimes ou neles. Sendo um treinamento admissional com o mínimo de 6 horas e treinamentos periódicos de atualização.

4 Os Cinco Maiores Riscos dos Andaimes
Quedas Acesso Perigoso Quedas de Objetos Choques Elétricos Colapso Estrutural

5 Estudo de Fatalidades Acidentes

6 Estudo de Fatalidades Tipos de Andaimes

7 Quedas – Causas Primárias
Estudo de Fatalidades Quedas – Causas Primárias

8 Quedas por Tipo de Atividade Profissional
Estudo de Fatalidades Quedas por Tipo de Atividade Profissional

9 Contato com Rede Elétrica
Estudo de Fatalidades Contato com Rede Elétrica

10 Acidentes por Desabamento
Estudo de Fatalidades Acidentes por Desabamento

11 Obrigações - Empresa O empregador deve ter cada funcionário devidamente treinado por uma pessoa especializada no assunto, de forma que o trabalhador possa reconhecer os riscos de cada tipo de andaime utilizado e entender os procedimentos para controlar ou minimizar estes riscos. Para isto, o programa de treinamento deverá incluir todos os tipos de riscos, dos menores aos mais graves.

12 O Profissional Profissional competente é aquele capaz de identificar riscos existentes e previsíveis no ambiente de trabalho. Este profissional tem a autorização para tomar devidas providências corretivas a fim de eliminar condições de trabalho: insalubre, arriscado ou perigoso.

13 Tipos de Andaimes Tubos e Braçadeiras Encaixe Suspensos

14 5 Maiores Riscos Quedas Acesso Perigoso Quedas de Objetos
Choques Elétricos Colapso Estrutural

15 Riscos de Quedas Prevenção com transporte de pessoas
Requisitos do Guarda-Corpo Inclinação dos operários sobre o Guarda-Corpo Procedimentos para evitar quedas Requisitos de acesso ao andaime Técnicas de subida Trabalhando sem escadas, boxes etc. Trabalhando durante ventos fortes e tempestades Quedas através de aberturas na plataforma

16 Riscos de Quedas Prevenção com escadas Inspecionar as escadas
A escada deve ultrapassar em 1 metro o piso da plataforma Técnica de subida de três pontos de contato Não carregar ferramentas durante a subida Posicionamento do sistema de Guarda-Corpo O sistema de Guarda-Corpo deve possuir aberturas para acessos Os acessos deverão ser utilizados adequadamente, principalmente os portões para elevadores e plataformas

17 Riscos de Quedas Sistemas de Proteção de Quedas
O trabalhador deve possuir o entendimento dos métodos corretos para montagem, manutenção e desmontagem do sistema de proteção de quedas. Os andaimes só devem ser modificados por pessoas qualificadas e treinadas, que são designadas como montadores. Como usuário, o trabalhador deve estar apto a reconhecer os riscos dos andaimes.

18 Riscos de Quedas Riscos de Instabilidade e Tombamento em Andaimes
Proporção entre a altura e as dimensões da base do andaime Fundação adequada Andaimes podem ser de formas geométricas variadas, portanto devem ser projetados por profissional habilitado Não usar andaimes como ponto de amarração para o levantamento de objetos, a menos que o andaime tenha sido projetado com este propósito por um profissional competente e qualificado

19 Riscos de Quedas Andaimes Ancorados
Para equilibrar a ação das forças que podem tombar o andaime, deverão ser usados contrapesos ou estaiamentos para conter a estrutura.

20 Riscos de Quedas Cargas de Tensão e Compressão nas Âncoras
Em casos de esforços horizontais, obrigatoriamente, a estrutura deverá ser ancorada.

21 Riscos de Quedas Espaçamento Vertical Máximo
A distância para ancoragens dos andaimes são definidas a cada 36m2, sendo feita uma ancoragem vertical a cada 6m de altura.

22 5 Maiores Riscos Quedas Acesso Perigoso Quedas de Objetos
Choques Elétricos Colapso Estrutural

23 Acesso Perigoso Procedimentos de Montagem e Desmontagem
No planejamento é importante definir: A seqüência de montagem e desmontagem das estruturas Os pontos de fixação dos cintos de segurança.

24 Acesso Perigoso Escadas e Alçapão
Os acessos (escadas e elevadores) devem estar bem sinalizados e dentro dos padrões exigidos pela Norma.

25 5 Maiores Riscos Quedas Acesso Perigoso Quedas de Objetos
Choques Elétricos Colapso Estrutural

26 Queda de Objetos Riscos de Queda de Objetos
Segurança do local, com isolamento e sinalização Usar linhas de demarcação durante o transporte Acúmulo de sobras de materiais sobre os andaimes

27 Queda de Objetos Tipos de quedas mais comuns:
Objeto rola para fora da plataforma Ferramentas ou materiais jogados do andaime Transporte horizontal de materiais nos andaimes Transporte vertical de materiais nos andaimes Quedas de objetos podem ser um risco para todos, dentro ou nas proximidades do andaime.

28 Queda de Objetos Como prevenir a Queda de Objetos Rodapés Redes
Piso em boas condições Armazenamento do Material (não deixar material sem uso sobre os andaimes)

29 5 Maiores Riscos Quedas Acesso Perigoso Quedas de Objetos
Choques Elétricos Colapso Estrutural

30 Riscos Elétricos Andaimes são condutores elétricos
Equipamento não adequado (material isolado) Descargas elétricas (aterramento) Proximidade de cabos elétricos Distância Mínima de aproximação segura

31 Riscos Elétricos Distância Mínima de Aproximação Segura (DMAS)
Fios Encapados DMAS < 300 V 1 m 300 V até 50 kV 3 m >50 kV 3 m + 10 cm para cada 1 kV acima de 50 kV Fios Desencapados DMAS < 50 kV 3 m > 50 kV 3 m + 10 cm para cada 1 kV acima de 50 kV

32 5 Maiores Riscos Quedas Acesso Perigoso Quedas de Objetos
Choques Elétricos Colapso Estrutural

33 Colapso Estrutural Risco de Cargas em Andaimes
Condições de conservação dos pisos de madeira Arrastando e jogando material (esforço dinâmico) Sobrecarga na estrutura Sobrecarga no piso (cargas concentradas)

34 Colapso Estrutural Como prevenir Sobrecarga em Andaimes
Conhecer a capacidade de carga do andaime Não ultrapassar esta capacidade A capacidade é afetada pelo tamanho e pelo tipo de material do piso do andaime Não acumular desnecessariamente materiais e/ou pessoas sobre os andaimes Determinar o número máximo de níveis simultâneos para trabalho SE VOCÊ NÃO CONHECE A CAPACIDADE DO ANDAIME, PERGUNTE À PESSOA RESPONSÁVEL

35 SE VOCÊ NÃO CONHECER A CARGA ESPECÍFICA DO SEU ANDAIME PERGUNTE!
Colapso Estrutural Cargas Específicas para Andaimes Andaimes são projetados para atender cargas específicas. Cargas Padrão Leve 150 kg/m2 Médio 200 kg/m2 Pesado 300 kg/m2 SE VOCÊ NÃO CONHECER A CARGA ESPECÍFICA DO SEU ANDAIME PERGUNTE!

36 Colapso Estrutural A estabilidade do andaime é afetada pelos três aspectos a seguir: Fundação (bases, calços e macacos) Contraventamento Proporção entre a altura e as dimensões da base do andaime

37 Colapso Estrutural Fundação Adequada do Andaime
Os andaimes devem possuírem fundações (bases) bem construídas

38 Colapso Estrutural Macacos
Os macacos devem ser instalados nas bases dos tubos. Eles servem para proteger os tubos e distribuir as cargas por toda sua área.

39 Colapso Estrutural Contraventamento do Andaime Kibloc
Os projetos dos andaimes formados por postes e travessas, como o Kibloc, devem prever o número necessário de diagonais para a sua estabilidade.

40 Colapso Estrutural Contraventamento no Andaime Fachadeiro
Os projetos de andaimes formado por quadros, como o fachadeiro, devem prever o número necessário de ancoragens para a sua estabilidade.

41 Colapso Estrutural Guarda-Corpos
Guarda-Corpos são necessários em todos os lados desprotegidos da plataforma. As barras do guarda-corpo devem ser instaladas à 0,7m e 1,2m do piso do andaime.

42 Colapso Estrutural Rodapés e Telas
Os rodapés e telas devem ser instalados nos locais onde exista perigo de queda de materiais da plataforma. Os rodapés devem possuir 0,2m de altura.

43 Colapso Estrutural Requisitos do Piso do Andaime
O piso do andaime deve cobrir completamente a área onde o trabalhador acessará. O material do piso deve ser anti-derrapante, podendo ser de madeira ou metal com rugosidade.

44 Colapso Estrutural Segurança nos Andaimes Rolantes
Proporção entre a altura e as dimensões da base do andaime Altura livre do poste do rodízio (canelas) Rodas com sistema de travamento Travamento correto das rodas

45 Colapso Estrutural Movimento seguro
Nunca movimentar com pessoas no andaime Riscos elétricos

46 Treinamento Riscos em Andaimes Requisitos do Treinamento
O empregador deve ter cada funcionário, que trabalha com andaimes, treinado por pessoas qualificadas no assunto, para que este funcionário possa reconhecer os riscos de cada tipo de andaime e entender os procedimentos para controlar e minimizar tais riscos. O treinamento deve possuir os seguintes tópicos: N.R. 18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho; Riscos Inerentes a Função; Uso Adequado dos Equipamentos de Proteção Individual; Informações sobre Equipamentos de Proteção Coletiva. A natureza de cada risco na área de trabalho: elétrico, queda, queda de objetos. O procedimento correto para trabalhar com riscos elétricos e para montagem, manutenção e desmontagem do sistema de proteção de quedas. O uso correto do andaime e dos materiais durante o trabalho. A carga máxima de uso nos andaimes.

47 PREVENÇÃO, RISCOS E MEDIDAS DE CONTROLE
Revisão PREVENÇÃO, RISCOS E MEDIDAS DE CONTROLE

48 Revisão

49 Revisão

50 Revisão O propósito do treinamento de prevenção de riscos é:
Ensinar o empregado a reconhecer riscos associados aos andaimes e capacitá-lo para identificar métodos que possibilitem controlar ou minimizar estes riscos. 2. O treinamento de uso de andaimes é: Obrigado por lei. 3. Os maiores riscos que correm os usuários de andaimes são: Quedas, Acesso Perigoso, Queda de Objetos, Choque Elétrico e Colapso Estrutural.

51 Revisão 4. Riscos graves existem em: Todos os andaimes.
5. Todas as empresas são obrigadas a: Ministrar o Treinamento de Prevenção de Riscos constantemente. 6. Guarda-corpos são necessários: Em todos os lados abertos do andaime.

52 Revisão 7. O andaime não necessita ser ancorado :
Se a menor dimensão da base for menor que 1/4 da altura e não estiver sujeito a esforços horizontais. 8. A capacidade de carga da plataforma de trabalho do andaime: Deve ser definida no projeto. 9. Guarda-corpos e rodapés devem: Obedecer o que prescrevem as normas.

53 Fotos Petrobras - Repar

54 Revisão Estes espaço é seu:
Comentários Perguntas Agradecimentos Somente a prática nos trará o conhecimento adequado quanto aos aspectos de segurança. Pratique Sempre !!!


Carregar ppt "Programa de Treinamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google