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Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.

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Apresentação em tema: "Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento Mariano Laplane Universidade de Campinas - UNICAMP BNDES- CNI - BID 29 de novembro de 2010

2 1. O novo impulso de desenvolvimento e a retomada da industrialização em perspectiva

3 Período Estratégias de desenvolvimento Taxas de crescimento (médias anuais) Desenvolvimento via Industrialização (1950- 80) Formação, com suporte estatal, de um parque industrial complexo 7,4% Instabilidade macroeconômica, baixo crescimento, (1980-2003) Administração de crises (ausência de estratégia), e reformas (anos 1990) 1,9 % Retomada do crescimento (2004-08) Nova estratégia de desenvolvimento (?) 4,6 % Fonte: Bielschowsky e Mussi (2008)

4 PIB per capita relativo ao dos EUA de países selecionados Fonte: GGDC database Dolares em PPP constantes de 1990, EUA = 100

5 Países Selecionados: PIB relativo e Participação da Indústria no PIB, 1950-2005 (em %, a partir de US$ PPP constantes de 1990, EUA=100) Fonte: GGDC database. Elaboração NEIT-IE-UNICAMP

6 Brasil: Participação da Indústria no PIB 1980-2009 (em %) Fonte: SCN-IBGE. Elaboração NEIT-IE-UNICAMP Total da Indústria 1980: 44,1% 2008: 28,0% Total da Indústria de Transformação 1980: 33,7% 2008: 16,0%

7 2. O atual ciclo de crescimento

8 1.Dinamismo das exportações de commodities: demanda e preço externos favoráveis 2.Expansão do Consumo, Renda e Crédito (multiplicador) 3.Ciclo de Investimento 2006-2008 (acelerador): Indústria Extrativa e de insumos básicos Petróleo, minério de ferro, siderurgia, papel e celulose; Infraestrutura, Construção residencial e bens de consumo duráveis

9 Brasil: Vendas reais no Varejo Hipermercados e Supermercados, 2001-2008 (em %) Base média 2003 =100 Fonte: elaboração NEIT-IE-UNICAMP a partir de IPEADATA

10 Brasil: taxa acumulada nos últimos quatro trimestres do PIB e da formação bruta de capital fixo, I/1993-III/2009 (em %)

11 Brasil: contribuição dos componentes da demanda agregada ao crescimento anual do PIB, 1992-2009 (em %) Fonte: SCN-IBGE. Elaboração NEIT-IE-UNICAMP

12 Brasil: Evolução do Emprego Formal Indústria Geral e de Transformação 2000-2010 Fonte: elaboração NEIT-IE-UNICAMP a partir de IPEADATA

13 3. O novo impulso de desenvolvimento: oportunidades e riscos

14 Indutores de desenvolvimento: demanda mundial de commodities e dinamismo do mercado interno. Riscos: –Primarização –Descolamento da demanda e da oferta domésticas Estratégia: retomar a industrialização explorando encadeamentos tecnológicos e produtivos

15 Articular ampliação e diversificação da estrutura produtiva com os impulsos advindos da demanda externa e interna. Retomar a industrialização, levando em conta a nova realidade da indústria mundial e brasileira: –O estágio intermediário do desenvolvimento produtivo brasileiro –Sistema empresarial brasileiro após a longa estagnação –A indústria no mundo pós-2008

16 4. O novo impulso de desenvolvimento: o novo estilo de políticas para o desenvolvimento produtivo

17 As políticas industriais em contexto: países desenvolvidos e países em desenvolvimento Sustentabilidade e inclusão social: novos eixos do desenvolvimento Coordenação de políticas para explorar sinergias Integração com os países da América do Sul

18 O papel da política industrial Ênfase no desenvolvimento Fortalecimento do tecido empresarial –acesso a financiamento –capacidade de geração de conhecimento –constituição de redes eficientes de suprimento e de distribuição –capacidade de concorrer e de cooperar

19 Estimular mudanças nas estratégias das empresas –expansão e de diversificação no mercado doméstico e no internacional –substituir o foco tradicional no fomento de produtos e tecnologias por um novo foco no desenvolvimento de empresas e mercados

20 Modos de atuação: –combinação de incentivos, da regulação e da coordenação das iniciativas público-privadas. –fazer uso mais intenso dos novos instrumentos de política industrial (que também são enfatizados nos países concorrentes): poder de compra do governo, normas técnicas e defesa comercial ativa.

21 As ações para mobilizar o Sistema Nacional de Inovação no seu conjunto devem ser complementadas com ações para atuar sobre subsistemas de empresas e instituições para desenvolver soluções inovadoras em áreas nas quais o Brasil almeje alcançar ou manter a liderança mundial.


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