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29/VI/2008 – 29/VI/2009 GUIÃO: Antonio Rodríguez Carmona MONTAGEM: Antonio García Polo.

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2 29/VI/2008 – 29/VI/2009 GUIÃO: Antonio Rodríguez Carmona MONTAGEM: Antonio García Polo

3 SÉRIE I “VIDA DE SÃO PAULO” 2 – Formação

4 “ Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas educado nesta cidade e aos pés de Gamaliel, instruído a fundo na lei de nossos pais ” (Act 22,3) ► Os pais, pertencentes à tribo de Benjamim, eram zelosos judeus e circuncidaram Saulo no oitavo dia, como estava ordenado (Filip 3,5), impondo- -lhe o nome judeu de Saúl, o primeiro rei de Israel, que era da mesma tribo.

5 ► Saulo recebeu a formação que devia receber todo o judeu da classe média. ► Não conhecemos exactamente o sistema educativo judeu durante a infância e juventude de Saulo, mas há hoje dados suficientes para reconstruir as suas linhas principais. Constava de duas fases: formação elementar e formação superior.

6 ► A finalidade de ambas era eminentemente religiosa: capacitar para “ter”, “ler” e “interpretar” a palavra de Deus contida na Biblia ou Lei escrita. ► Como juntamente com esta existia a Lei oral que interpretava a Lei escrita, a escola também devia transmitir as “tradições dos pais”. ► A ideia de "transmissão" correcta inspirava o sistema escolar.

7 Escola elementar (em hebreu Beth ha-Sefer, Casa do Livro). ► A A Bíblia (Dt 11,19) obriga os pais a dar instrução religiosa aos seus filhos. Como a maior parte deles se sentem incapazes de o fazer, começam a criar-se, no século I da nossa era, escolas elementares junto às sinagogas para a educação dos meninos (as meninas estão excluídas), e esta tendência generalizou-se no século seguinte.

8 ► Estas escolas apareceram onde havia antes população grega com as suas próprias escolas e, consequentemente forte influência helenista, como é o caso de Tarso e demais cidades da diáspora ocidental.

9 ► Num contexto cultural em que não existe a imprensa, as cópias da Bíblia em manuscritos são muito custosas. Só existe um exemplar na sinagoga. As pessoas devem “ter” o seu exemplar, aprendendo- -o de memória. E, juntamente com isto, deve saber ler os poucos exemplares existentes. Não importa que não se compreenda. Isto consegue-se na etapa superior e assistindo todos os sábados às explicações da sinagoga. ► O objectivo básico era “ter” a Bíblia e sabê-la “ler”. Como ter?

10 ► O método normal para aprender de memória era a leitura em voz alta e a repetição contínua em tom recitado, rítmico e melodioso, em semi tom. ► É uma técnica pedagógica muito antiga, meio eminentemente popular de reter informação. Com isto também se empregavam outros recursos para ajudar a memória.

11 ► ► Ao atingir a idade de 10 anos (segundo outros, aos 13), os que queriam continuar o estudo, procuravam um rabino que fosse mestre reconhecido da Lei escrita e da Lei oral. ► ► O objectivo básico era ensinar, transmitir, a interpretação da Bíblia e a tradição dos pais ou Lei oral. ► ► Por isso, o período de formação terminava com a imposição das mãos com que se significava que o mestre havia transmitido todos os seus conhecimentos ao discípulo, e este, por sua vez, era capaz de ensinar outros com autonomia na qualidade de rabi ou mestre. Escola superior o Beth ha-Midras, Casa da interpretação o Beth Talmud, Casa do ensino.

12 Nos ► Nos tempos de Saulo não existia uma organização formal e era o pai que desejava este ensino para o seu filho e que procurava o mestre e entregava seu filho como discípulo. As academias ou centros oficiais de estudo foram criadas a partir do século III (os judeus actuais chamam- -lhes yesivas).

13 ► Não para viver ► Não se trata simplesmente de aprender, mas de aprender para viver. Por isso a formação intelectual devia ser simultânea e completar-se com a convivência com o rabino, em que tinha que aprender praticamente como viver, vestir, falar... Esta era tão importante que sem esta convivência o aluno era considerado como um provinciano, um ignorante como a gente.

14 ► No"ordenação" imposição das ► No final da formação havia a "ordenação" ou imposição das mãos, mãos, que conferia ao aluno uma série de competências como rabino. Com o decorrer do tempo substituiu-se a imposição das mãos por outra fórmula e foram-se retirando as competências dos rabinos.

15 ► ► Paulo formou-se nesta tradição pedagógica. Isto explica: + conhece de cor a Bíblia e cita-a com facilidade + conhece os métodos de interpretação rabínicos e aplica-os nas suas cartas + dá muita importância à "tradição" e a “transmitir” correctamente, neste caso, a tradição cristã; e, igualmente, a “conservá-la” e a “permanecer firme” nela...

16 Onde se formou Saulo? Receberia a fase elementar (Beth ha-Sefer) na sinagoga de Tarso, a Beth ha-Midrás em Jerusalém, aos pés de Gamaliel I, o Velho (Act 22,3; 26,4s), que actuou em Jerusalém entre os anos 20-50.

17 ► a imposição das ► Possivelmente, deve ter concluído a formação com a imposição das mãos e o título de rabino mãos e o título de rabino, pois actua como quem tem capacidade para actuar em nome do sinédrio e de tomar decisões legais; por exemplo, quando vai a Damasco com poderes para levar prisioneiros os judeus cristãos para Jerusalém (Act 9,1-2; 22,5; 26,12).

18 ► ► O título de rabino implicava estar casado e ter um ofício para se sustentar, normalmente de tipo artesanal, que permitia uma certa mobilidade. Saulo conheceu o ofício de seu pai, tecelão de telas de Cilicia. ● ● Numa carta alude a isso: Paulo foi a Corinto. Encontrando aí um judeu chamado Aquila...e Prisca, sua mulher... e como tinha o mesmo ofício, morava com eles e trabalhavam conjuntamente: eram fabricantes de tendas (para tendas de campanha) (Act 18,1-3). ● ● O rabino devia viver do seu trabalho. Mais tarde, Paulo, como apóstolo cristão, manteve voluntariamente esta norma (1 Cor 9,1.4.).

19 ► ► Durante a sua estadia em Jerusalém, uniu-se à seita dos fariseus. Esta seita só actuava na Terra Santa. Escreve Paulo de si mesmo: Que fui circuncidado no oitavo dia; que sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu, filho de hebreus; que fui, segundo a Lei, fariseu (Filip 3,5)... Vivi fariseu muito tempo, segundo a seita mais rigorosa da nossa religião (Act 26,5).

20 Estava casado? ▬ ▬ Segundo 1 Cor 7,8, nesse momento (ano 57), Paulo não tem mulher e poderia tê-la (cf 1 Cor 9,15): era solteiro, viuvo ou separado de sua mulher? A interpretação mais corrente é que era solteiro e que vivia o seu celibato como uma graça de Deus (veja-se 1 Cor 7,7). ▬ ▬ Tratar-se-ia de um celibato assumido no judaísmo, antes da sua conversão ao cristianismo, coisa testemunhada na época, por exemplo, em Qumrán. ▬ ▬ Diz-se do rabino Ben 'Azzay que afirmou justificando o seu celibato (morreu no ano 100 depois de Cristo):"Que outra coisa posso fazer se a minha alma está entusiasmada pela Lei? O mundo podem continuá-lo outros" (Talmud, Yeb 63b).

21 ► ► Em 2 Cor, Paulo cita várias frases que os Coríntios diziam dele, negativamente: Eu mesmo, Paulo, eu que, quando estou presente, sou humilde, mas, ausente, sou ousado convosco. (10,1)... As cartas são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca e a palavra desprezível (10,10)... Sou inábil no falar, mas não o sou na ciência (11,6). Retrato de Paulo. Como era Saulo?

22 ► ► O testemunho mais antigo é o do livro apócrifo “Actos de Paulo e Tecla” (finais do século II), segundo o qual "era uma pessoa de baixa estatura, de cabeça calva, as pernas arqueadas, o corpo vigoroso, o nariz algo proeminente, cheio de amabilidade; com efeito, às vezes, tinha o aspecto de um homem e, às vezes, o de um anjo". Grande parte da iconografia paulina inspira-se neste texto, que, possivelmente se inspira em 2 Cor 10,10.

23 ■ ■ Por um lado, a postura de Paulo perante a mulher é a ambiental, dentro das comunidades cristãs e fora delas. Fala-se de véu, de silêncio na assembleia, do varão-cabeça da mulher, não faz mais do que recordar o que se fazia em todas as igrejas (1 Cor 11,5.16; 14,33s) e no mundo civil, de então e de agora, em que continuamos a falar do cabeça de casal... ■ ■ Finalmente, as cartas manifestam uma cordialidade e correccção exemplares nas suas relações com as mulheres concretas que trata; veja- -se, em concreto, os piropos que dedica a várias mulheres em Rom 16. ■ ■ Mas, por outro lado, afirma que em Cristo somos todos iguais, homem e mulher, servo e livre, judeu e estrangeiro (Gal 3,28), princípio que revolucionará a postura perante a mulher. Era machista?

24 « Bem sabeis que da primeira vez que vos preguei o Evangelho estava muito doente. E este corpo, que era uma provação para vós, não o desprezastes nem rejeitastes, antes me recebestes como um anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus. Onde está, pois, aquele vosso entusiamo? Porque posso testemunhar de vós que, se fosse possível, teríeis arrancado os olhos para mos dar. Então tornei-me vosso inimigo porque vos disse a verdade? ► ► Trata-se de uma doença que pode ser causa de rejeição, como de endemoinhado. Qual? Alguns falam de epilepsia, outros de cegueira. Realmente não se sabe. ► ► Segundo Gal 4,13-15, teve uma doença que o reteve na Galácia, e aproveitou para evangelizar a região: Que doença teve?

25 «Em realidade, nós é que somos os verdadeiros circuncidados, nós que servimos a Deus em espírito, nos gloriamos em Jesus Cristo e não confiamos na carne, se bem que também eu poderia ter confiança na carne. Se algum outro, pode confiar na carne, muito mais eu, que fui circuncidado no oitavo dia; que sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus; que fui, segundo a lei, fariseu; quanto ao zelo pela Lei, perseguidor da Igreja; quanto à justiça da Lei, irrepreensível no meu proceder.». (Filip 3,3-6).


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