A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro

2 Histórico Seu conceito ultrapassa a afirmação de que “...se trata de uma arte feita ao vivo pelos artistas.” A performance é uma “arte multidisciplinar” ou uma “arte híbrida” por causa da relação com outras linguagens artísticas.

3 Expressões artísticas que utiliza Performer Exposição da obra Espaços e tempos

4 Componente de alguns movimentos vanguardistas do início do sec. XX Considerada expressão artística a partir da década de 1960. Nova York se tornava o centro especializado em apresentações de performance. Grupo Fluxus

5 Anos 60 - a arte passa a ser questionada Anos 70 - questões sociológicas Anos 80 - popularização da performance Anos 90 – exploração das raízes culturais

6 Performance no Brasil Difundida na primeira metade do século XX. Artistas que influenciaram. Condicionada pelos conflitos políticos, durante período militar. Em 1990 inicia uma abertura do cenário artístico. I Encontro de Performance e Política das Américas.

7 Pancake (2001) Artista: Marcia X. Pinheiro Duração: 2 horas Materiais:10 a 12 latas de Leite Moça, embalagem de 2,5 kg. 7 a 10 pacotes de confeito miçanga, embalagem 1kg.

8

9

10

11

12 Mulheres devem embelezar o mundo. Podem ser musas. E também histéricas. Maquiagem e culinária junto com ferramentas pesadas como uma marreta e um ponteiro. Ação que a torna cada vez mais doce, pesa e sufoca. Maquiagem que acaba por deformar.

13 O deslizamento do familiar ao estranhamento. Perseguição desenfreada pelo supérfluo. Busca por prazer que acaba por levar ao seu oposto. “ Excessos Necessários.”

14 Márcia X. Pinheiro(1959-2005) Artista Brasileira, iniciou sua carreira em 1980. Destacou-se nos últimos 20 anos como uma grande batalhadora pela arte contemporânea experimental no país, utilizando-se com freqüência da performance como meio de expressão. A partir de 2000 Márcia X. viu reconhecido seu trabalho por parte da crítica especializada.

15 Em abril de 2006, sua obra "Desenhando com terços" (apresentada pela primeira vez em 2000) foi retirada da exposição "Erótica - Os sentidos da arte", promovida pelo Centro Cultural Banco do BrasilCentro Cultural Banco do Brasil

16 “ O problema é a incompreensão que existe dentro do meio das artes plásticas, o enorme descrédito que existe no Brasil em relação à performance e também à arte política, das minorias, etc.(...) Nos anos 80 havia muitas performances sendo feitas, é preciso lembrar que a Geração 80 não produziu apenas pintores.È que junto com os pintores o mercado da arte se fortaleceu, e fez surgir essa versão oficial da década.(...)” Márcia X(Entrevista concedida em 2001.)

17 Plano de aula: Conteúdo Apresentação e exploração do tema “Performance”. Objetivos Informar às crianças sobre a ginástica e suas manifestações e seu caráter lúdico, prazeroso e criativo. Criar um ambiente propício para que as crianças explorem modalidades ligadas ao tema e permiti-las compreender que podem criar performances próprias, valorizando a fruição.

18 Material necessário Bola, bambolê, cordas, colchonetes, músicas estimulantes, instrumentos musicais (podem ser feitos de sucatas), fantasias.

19 Desenvolvimento A atividade é dividida em duas partes: 1) Oficina sobre Performance, ministrada pelo professor (a) para apresentação do tema às crianças.

20 2) As crianças serão levadas a um espaço maior do que o da sala de aula para a realização de várias modalidades, utilizando diferentes materiais, como: bola, bambolê, corda, colchonetes, músicas estimulantes, instrumentos musicais, fantasias. Neste momento, as crianças devem ter liberdade para escolher quais materiais utilizar, que movimentos realizar.

21 Avaliação Valorizar a observação. Observar a exploração das crianças, quais as curiosidades que têm em relação à performance, instigá-las a realizar as modalidades apresentadas e a explorar as sensações causadas pelas mesmas. Incentivá-las a utilizar os diversos materiais disponibilizados para realização da atividade.

22 Referências Bibliográficas: http://www.marciax.art.br/ http://www.revistaohun.ufba.br/01_Artigo_Ze _Mario_Ohun_4.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Performance


Carregar ppt "Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google