A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra."— Transcrição da apresentação:

1 PREÇOS

2 Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra e manufatura dos produtos comercializados; Importante ferramenta mercadológica.

3 Lei da oferta e da procura Produtos desejados e escassos, os preços tendem a subir; Se a oferta é maior que a procura, os preços tendem a diminuir para chegar ao equilíbrio desejado;

4 Curva de demanda

5 Influência das variáveis incontroláveis dos preços Oligopólio; Mercado de pura concorrência;

6 Influência do ciclo de vida do produto Produto no estado introdutório; Estratégia de penetração; Maturidade;

7 Fatores Culturais Grande importância do governo na determinação do preço; Preços vigiados; Preços vigiados e controlados;

8 Objetivos de preço

9 Retorno do investimento: Os administradores estão primeiramente interessados em conseguir um retorno no investimento feito em determinado empreendimento.

10 Objetivos de concorrência: Os administradores ao invés de se preocuparem com os custos e os retornos esperados, preocupam-se principalmente com os preços e seus concorrentes, eles acreditam que para competir no mercado devem considerar os preços de seus concorrentes como ponto de partida.

11 Preços promocionais: Algumas empresas usam preços promocionais visando melhorar alguma situação qualquer, como falta de caixa, combate a concorrência, ou outra. Essa estratégia é muito usada na área de varejo.

12 Fatia de mercado: Os preços poderão ser determinados também para obtenção de objetivos da empresa, como o de aumentar a fatia de mercado. Se o fabricante aumentar de 10 para 15%, sua participação em determinado mercado ele poderá usar uma política de preço que permita atingir esses objetivos.

13 Fluxo de caixa: Todas as empresas buscam o retorno e o lucro de seu investimento. O tempo de retorno do seu investimento vai depender do seu publico alvo destinado. Ex.: Um consumidor da classe A se preocupa mais com q qualidade do produto e a classe inferior preocupa-se mais com o preço do produto.

14 PASSOS PARA A DETERMINAÇÃO DE PREÇOS Os procedimentos para estabelecer preços após a decisão de objetivos e de segmentos normalmente seguem a seguinte seqüência: →Determinação da demanda e custos; → Análise do preço da concorrência; → Determinação da política de preços; → Seleção do método de determinar preço; → Seleção do preço final com base nas análises anteriores.

15 Objetivos segmentosDemanda/ custo Método de Determinação De Preço Política de Preços Análise do Preço da Concorrência Preço Final

16 DETERMINAÇÃO DA DEMANDA A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade deste bem que os compradores (consumidores) desejam adquirir num determinado período de tempo. Esta demanda depende de uma série de fatores, sendo os mais relevantes: →O preço do bem → A renda do Consumidor → O Preço de outros bens (Substitutos) → Os hábitos e gostos dos consumidores Para que seja feito um trabalho adequado de determinação de preços, os administradores deverão analisar o nível de demanda de seus produtos. Esta análise poderá ser feita desde níveis quantitativos, psicológicos e demográficos até o de elasticidade de demanda.

17 Elasticidade de Demanda – grau de variação nas quantidades vendidas de produtos em decorrência de alteração no preço. Diz-se que uma demanda é elástica quando alguma alteração no preço do produto vai aumentar ou diminuir em proporção maior a quantidade de venda do produto. Os produtos que têm a demanda mais elástica são geralmente aqueles que podem ser facilmente substituídos.

18 Por outro lado, a demanda é inelástica quando o aumento ou redução do preço do produto não afeta significativamente as quantidades vendidas. Os produtos com a demanda inelástica principalmente para produtos que não são tão facilmente substituídos. aumentos Para aumentar ou diminuir os preços, os administradores deverão saber se os aumentos ou reduções nos preços darão resultados em termos de faturamento. O conhecimento de elasticidade é, portanto, essencial. A determinação da elasticidade é feita normalmente com base em experiência passada, onde dados são comparados principalmente na relação preço e quantidade vendida. Se o produto for novo sem que os administradores tenham experiências anteriores e conseqüentemente desconheçam a elasticidade poderão conduzir pesquisas específicas com este objetivo, onde a variável preço poderá ser testada.

19 Sabendo o nível de demanda e a sua provável reação aos preços, os custos deverão ser determinados para dar uma idéia sobre que ponto deverá ocorrer a recuperação do investimento. Cálculo da Elasticidade e = ∆Q Q ∆P P Onde: ∆Q/Q = percentual de mudança na quantidade de demanda ∆P/P = percentual de mudança no preço e = elasticidade de demanda

20 Preço Demanda Inelástica P1P1 P2P2 Q1Q1 Q2Q2 Preço Demanda Elástica P1P1 P2P2 Q1Q1 Q2Q2

21 DETERMINAÇÃO DOS CUSTOS Conhecer os custos é uma etapa fundamental no processo de determinação do preço. Portanto torna-se necessário estipular-se um preço para determinada quantidade de venda, de forma que os custos da empresa sejam recuperados. Ponto de Equilíbrio - a determinação da quantidade do produto que deve ser vendida a determinado preço para igualar os custos totais (custos fixos e variáveis). O Ponto de encontro destes valores é o ponto de um ponto máximo. Onde a partir daí o custo passará a ser maior que o lucro. A receita total deve igualar estes custos no ponto E, conforme o gráfico.

22 CUSTOS TOTAIS CUSTOS FIXOS CUSTOS VARIÁVEIS RECEITA TOTAL RESULTADO DO PREÇO QUANTIDADE VENDIDA

23 Receita e Custos Totais Número de Unidades Custos Totais Custos Variáveis Custos Fixos CF Vendas a $ 90 por unidade Vendas a $ 70 por unidade Vendas a $ 80 por unidade E E E

24 A fórmula do cálculo do ponto de equilíbrio (PE) para a quantidade do produto a serem vendidas é: PE = CUSTOS FIXOS CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA AOS CUSTOS FIXOS Esta fórmula se aplica às empresas que só tem um único produto ou um número limitado de produtos. Nos casos das empresas que trabalham com múltiplos produtos usa-se o ponto de equilíbrio em valores monetários. A Fórmula é: C = F 1 - TV Onde: C = Ponto de Equilíbrio em $ S = receita total de vendas em reais TV = custos totais operacionais variáveis F = custos totais fixos s

25 Determinação da política de preços Tipos de preços: Preços costumeiros; Preços de linha; Preços psicológicos; Preços únicos e negociáveis.

26 Seleção do método para determinar os preços

27 Método custo total – Plus; Mark-up; Preço geográfico; Preço final Desconto


Carregar ppt "PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google