Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomas Maranhão Palhares Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana
2
Formação de Preços Fatores de influência Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda -Estrutura de Mercado Aspectos Contábeis e Financeiros -Custos: Fixos e Variáveis -Tributos -Margem de Contribuição -Ponto de Equilíbrio
3
Formação de Preços Fatores de influência Aspectos Mercadológicos -Ciclo de vida do produto -Valor percebido -Estratégias de precificação
4
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Conceitos Introdutórios Teoria dos Preços Analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço.
5
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Conceitos Introdutórios Teoria dos Preços Teoria da Utilidade Marginal O que vale mais: água ou diamante? - Valor de uso - Escassez relativa - Utilidade marginal
6
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Conceitos Introdutórios Teoria dos Preços consumidores (utilidade) X empresas (lucro) Mercado - Interação do conjunto de consumidores que demandam um bem ou serviço com o conjunto de empresas que fabricam este bem ou serviço
7
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Demanda de Mercado Quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo Lei Geral da Demanda Há uma relação inversa entre a quantidade procurada e o preço do bem
8
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Demanda de Mercado
9
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Demanda de Mercado
10
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Demanda de Mercado Outras variáveis que afetam a demanda
11
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Oferta de Mercado Quantidade que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo Lei Geral da Oferta Há uma relação direta entre a quantidade procurada e o preço do bem
12
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Oferta de Mercado
13
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Oferta de Mercado Outras variáveis que afetam a demanda Fatores de produção Se o preço de um fator de produção (mão de obra, por exemplo) aumenta, há uma redução na oferta Bens substitutos na produção Se o preço de um bem substituto aumenta, os produtores diminuem a produção do bem e aumentam a produção do substituto Tecnologia Um aumento na tecnologia aumenta a oferta de um bem
14
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Oferta de Mercado Fatores de Produção Para efeitos de análise econômica, cabe destacar que a remuneração de todos os fatores de produção está inclusa
15
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Equilíbrio de Mercado Quando há uma competição tanto de consumidores como de ofertantes, há uma tendência natural no mercado para se chegar ao equilíbrio
16
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Equilíbrio de Mercado excesso de produção + estoque + competição produtores (escassez de demanda) menor preço (novo equilíbrio) ------------------------------------------------- escassez de produção + competição consumidores (excesso de demanda) maior preço (novo equilíbrio)
17
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Elasticidades Reflete o grau de sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável Elasticidade Preço Elasticidade Renda
18
Formação de Preços: Aspectos Econômicos
22
Elasticidade Preço Fatores que influenciam o grau de elasticidade... Existência de substitutos Quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda Essencialidade do bem Quanto mais essencial o bem, mais inelástica será sua demanda Importância do bem no orçamento Quanto maior o gasto de um bem em relação ao gasto total, maior será sua sensibilidade (fósforo e carne)
23
Formação de Preços: Aspectos Econômicos
24
Elasticidade Preço Dado que: Em caso de aumento de imposto, o que acontece com o preço de: - Produtos de demanda elástica? - Produtos de demanda inelástica?
25
Formação de Preços: Aspectos Econômicos
32
Estruturas de Mercado Como o mercado no qual empresa está inserida interfere em sua capacidade de determinar o preço de seus produtos? Preço Número de Competidores Características dos Produtos Barreiras à Entrada de Concorrentes
33
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita Concorrentes Muitos vendedores, o que elimina a capacidade da empresa interferir no mercado Produtos Não existe diferença entre os produtos vendidos Barreiras Qualquer um pode se inserir no mercado O preço é determinado pelo mercado
34
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Estruturas de Mercado: Monopólio Concorrentes Não há concorrentes, o que possibilita à empresa escolher a estratégia de preço Produtos Não há substitutos próximos ou concorrentes Barreiras Muito difícil ou impossível entrar neste mercado O preço é determinado pela empresa
35
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Estruturas de Mercado: Oligopólio Concorrentes Poucas empresas em condição de concorrerem Produtos Podem ser homogêneos (cimento) ou heterogêneos (automóveis) Barreiras Difícil entrar neste mercado O preço é determinado por uma empresa líder (as outras são seguidoras)
36
Formação de Preços: Aspectos Econômicos Estruturas de Mercado: Concorrência Monopolística Concorrentes Possui muitas empresas Produtos Permitem muitas diferenciações (heterogêneos) Barreiras Baixa dificuldade para entrada de novos concorrentes As empresas têm alguma possibilidade de determinar seus preços
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.