A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1."— Transcrição da apresentação:

1

2 Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1

3 2 Endocitose O transporte, para o interior da célula, de macromoléculas, de partículas com maiores dimensões ou mesmo de pequenas células, por invaginação da membrana plasmática, chama-se endocitose. Existem três tipos de endocitose : a pinocitose, a fagocitose e a endocitose mediada por recetor.

4 3 Endocitose Fagocitose – a membrana plasmática engloba partículas de grandes dimensões ou mesmo células inteiras, através da emissão de prolongamentos da membrana, chamados pseudópodes. Pinocitose – semelhante à fagocitose, mas as substâncias que entram na célula são dissolvidas ou fluidos, sendo as vesículas de menores dimensões. Endocitose mediada por recetor – as macromoléculas entram na célula ligadas à membrana das vesículas de endocitose.

5 4 Exocitose É um processo inverso à endocitose, no qual as células libertam para o meio extracelular substâncias armazenadas em vesículas.

6 5 Digestão Intracelular – Sistema endomembranar A membrana plasmática encontra- se em contacto com o complexo de Golgi, o retículo endoplasmático e a membrana do invólucro nuclear, formando um sistema de membranas denominado sistema endomembranar.

7 6 Retículo endoplasmático O retículo endoplasmático rugoso ( RER ) possui ribossomas ligados à face externa das suas membranas, dando-lhe um aspeto rugoso, e o retículo endoplasmático liso ( REL ) não tem ribossomas, apresentando um aspeto liso. No RER ocorre a síntese de proteínas. O REL encontra-se envolvido na síntese de fosfolípidos e na elaboração de novas membranas.

8 7 Complexo de Golgi Formado pelo conjunto dos dictiossomas da célula. Cada dictiossoma é composto por conjuntos de sáculos ou cisternas achatadas e empilhadas de forma regular, na periferia das quais existe uma série de vesículas.

9 Retículo endoplasmático e Complexo de Golgi 8

10 9 Lisossomas São pequenas vesículas, mais ou menos esféricas, delimitadas por uma membrana e que contêm vários tipos de enzimas, principalmente hidrolases. Os lisossomas podem participar no processo de digestão das substâncias captadas por endocitose ( heterofagia ) ou na digestão dos próprios organelos celulares ( autofagia ).

11 Digestão intracelular 10

12 11 Digestão intracelular A digestão intracelular ocorre no interior da célula, em cavidades resultantes da fusão de vesículas endocíticas com lisossomas, designadas por vacúolos digestivos. As macromoléculas existentes nos vacúolos são decompostas em moléculas mais simples pelas enzimas hidrolíticas dos lisossomas. Estas podem, então, transpor as membranas dos vacúolos digestivos para o hialoplasma por diferentes processos de transporte. Os resíduos alimentares são expulsos para o exterior da célula por exocitose.

13 12 Digestão intacelular A digestão intracelular é típica, mas não exclusiva, de seres heterotróficos unicelulares.

14 13 Digestão Extracelular - Extracorporal Nos fungos a digestão é extracorporal, com lançamento de enzimas hidrolíticas para o exterior do corpo, onde se realiza a digestão, e posterior absorção de nutrientes.

15 14 Digestão Extracelular - Intracorporal Na maioria dos animais, a digestão extracelular ocorre em cavidades digestivas onde, após a ingestão, são lançados sucos digestivos contendo enzimas, que atuam sobre os alimentos, transformando-os em substâncias mais simples, capazes de serem absorvidas. É uma digestão intracorporal.

16 Evolução dos tubos digestivos 15

17 16 Tubo Digestivo Incompleto Organismos mais simples, como a hidra ou a planária, possuem um tubo digestivo incompleto, pois possui uma só abertura. Nestes animais, a digestão ocorre na cavidade gastrovascular, onde são lançadas enzimas digestivas. Hidra

18 Tubo Digestivo Incompleto 17 Apresenta uma faringe que se projeta da boca, de forma a ingerir o alimento A cavidade gastrovascular é ramificada que ajuda na absorção e distribuição dos alimentos pelo organismo Tal como a Hidra possuem digestão extracelular e digestão intracelular.

19 Tubo Digestivo Completo 18 A superfície de absorção é aumentada pela existência de uma prega dorsal, a tiflosole. Muitos animais têm tubo digestivo completo, com duas aberturas: a boca, para a entrada dos alimentos, e o ânus, para a saída dos resíduos. A digestão pode ocorrer em vários órgãos, por processos mecânicos e ações enzimáticas.

20 Tubo Digestivo Completo 19

21 Tubo Digestivo Completo 20 No Homem a digestão extracelular inicia-se na boca, logo após a ingestão do alimento, e termina no intestino, com a absorção dos nutrientes e a expulsão das fezes através do ânus.

22 Sistema Digestivo do Homem 21

23 22 Vilosidades Intestinais

24 Digestão no Homem 23

25 24 Absorção A absorção dos nutrientes é eficiente devido à enorme superfície da parede intestinal, que resulta do grande comprimento do intestino e da existência de pregas recobertas por vilosidades. Por sua vez, as células do epitélio intestinal possuem microvilosidades que aumentam ainda mais a superfície de absorção.

26 25 Conclusão Os nutrientes só poderão ser utilizados pelas células, após serem levados até elas através de variados sistemas de transporte.


Carregar ppt "Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos Continuação… 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google