A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções Básicas Data 00/00/00 24ª Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Comitê de Gestão de Indicadores Demográficos Brasília, 23 de junho de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções Básicas Data 00/00/00 24ª Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Comitê de Gestão de Indicadores Demográficos Brasília, 23 de junho de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Noções Básicas Data 00/00/00 24ª Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Comitê de Gestão de Indicadores Demográficos Brasília, 23 de junho de 2012

2 Na reunião anual geral dos CGI da Ripsa para discussão do IDB 2011, realizada no dia 29/02/2012 – Indicação de Albuquerque (IBGE) para coordenação do CGI – Aguardando indicação da ABEP – a ser definida na reunião do CGI em 16/04 (SC). - Na reunião do CGI, Ana Nogales após consultar a Diretoria da ABEP sobre o assunto informou que não tinha nenhuma indicação e sugeriu que Fernando Albuquerque assumisse definitivamente a coordenação. Indicação de Gabriel Mendes Borges (IBGE) para a coordenação adjunta.

3 Sugestão da Secretaria Técnica da RIPSA de incluir na pauta da reunião o apoio financeiro da RIPSA ao seminário da ABEP “Informação e indicadores em Saúde: Questões metodológicas, Demográficas e de Qualidade”. Posto em votação foi unânime entre os membros do CGI a importância do apoio da RIPSA à realização do seminário, principalmente porque será realizado após a divulgação dos resultados da amostra do CD2010. - Discussão do IDB 2011 – Que população utilizar? * Estimativas intercensitárias utilizadas até agora. * Refazer as estimativas com os dados do Censo 2010. * Utilizar diretamente os dados censitários. (Sugestão proveniente da reunião geral dos CGI´s)

4 Grupo de trabalho interinstitucional - Herton, Ortiz, Laura Wong, Maira, Ana Nogales e Ângela Marques, sob coordenação da Dália Romero (a confirmar), e participação de Fernando e Gabriel como observadores, estabelecendo uma metodologia padronizada para revisão dos dados municipais (estrutura por sexo e idade) dos períodos intercensitários e pós-censitários, com base na Revisões 2012 do IBGE, com possível correção dos dados dos anos censitários.

5 Com relação aos indicadores A17, A7, A6, A5, A18, A8, A9 e A10, o Levin informou que para os anos de 2009 e 2010 os contingentes de nascimentos e óbitos que subsidiarão seus cálculos já irão incorporar a busca ativa, como foi feito para o ano de 2008. O IBGE ficou de encaminhar as informações necessárias para seus cálculos por parte da SVS (Denise) → Já enviado Discussão das fichas dos indicadores. Os membros do CGI analisaram as propostas feitas pelo grupo constituído anteriormente (Anael, Tadeu, Carlos Eugenio e Neir) e feitas pela Laura Wong.

6 A.1 → População total - Revisto – Aceitas mudanças propostas. Conceituação, Interpretação, Usos, Limitações, Fontes etc. Mudanças nas fontes: Como eram IBGE: Censo Demográfico, previsto para ser realizado a cada 10 anos. Os três últimos censos foram realizados em 1980, 1991 e 2000. Contagem da população, em 1996. Projeções demográficas a partir de bases censitárias, elaboradas anualmente para o Tribunal de Contas da União e adotadas oficialmente pelo país. Projeção da população do Brasil por sexo e idade para o período 1980- 2050 – Revisão 2004. Estimativas anuais e mensais da população do Brasil e das Unidades da Federação: 1980-2020. Estimativas a partir de pesquisas amostrais (PNAD). Observação: outras estimativas demográficas, como as procedentes de pesquisas amostrais, são utilizadas para o cálculo de alguns indicadores.

7 Passou a ser: IBGE: Censos Demográficos. Contagem da População. Projeções e Estimativas de População. A.2 → Razão de sexos - Revisto – Aceitas mudanças propostas. Mudança de nome – Razão de Sexo. Mesma fonte que o anterior A.3 → Taxa de crescimento da população - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior A.4 → Grau de urbanização - Revisto – Aceitas mudanças propostas. Os dados não mais serão apresentados por região metropolitana. IBGE – Fonte anterior

8 A.13 → Proporção de menores de 5 anos de idade na população - Revisto – Aceitas mudanças propostas. Proporção de menores de 5 anos de idade na população. IBGE – Fonte anterior A.14 → Proporção de idosos na população - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior A.15 → Índice de envelhecimento - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior A.16 → Razão de dependência - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior

9 A.5 → Taxa de fecundidade total - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior A.6 → Taxa específica de fecundidade - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior A.7 → Taxa bruta de natalidade - Revisto – Aceitas mudanças propostas. IBGE – Fonte anterior A.17 → Razão entre nascidos vivos informados e estimados – Não houve sugestão, só fonte - OK A.18 → Razão entre óbitos informados e estimados – Não houve sugestão, só fonte - OK FICHAS JÁ ENVIADOS

10 Grupo A – Pendências – Falta rever as fichas Mortalidade proporcional por idade – A.8 Mortalidade proporcional por idade em menores de 1 ano de idade – A.9 Taxa bruta de mortalidade – A.10 Esperança de vida ao nascer – A.11 Esperança de vida aos 60 anos de idade – A.12

11 Inclusão dos dados de 2009 e 2010, com fonte no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e na Pesquisa de Busca Ativa, de: Razão entre nascidos vivos informados e estimados (A.17) Taxa bruta e padronizada de natalidade (A.7) Taxa de fecundidade específica (A.6) Taxa de fecundidade total (A.5) Razão entre óbitos informados e estimados (A.18) Taxa bruta e padronizada de mortalidade (A.10)

12 OBRIGADO


Carregar ppt "Noções Básicas Data 00/00/00 24ª Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Comitê de Gestão de Indicadores Demográficos Brasília, 23 de junho de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google