A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE NA SOCIEDADE LETRADA E ELA ENVOLVE O DOMÍNIO DE UM CONJUNTO DE PRÁTICAS CULTURAIS, DESSA FORMA CRIANDO IDENTIDADES, NOVAS FORMAS DE INSERÇÃO SOCIAL, NOVAS MANEIRAS DE PENSAR E AGIR.” “O AMBIENTE SÓCIOCULTURAL FORNECE AO INDIVÍDUO SÍMBOLOS, INTERPRETAÇÕES, MODOS DE AGIR, DE PENSAR E SENTIR.”

2 “PARA APRENDER A LER, “OS ALUNOS DEVEM ELABORAR UM CONJUNTO DE RECURSOS BASTANTE SOFISTICADOS, QUE LHES PERMITAM DESTRINCHAR OS TEXTOS (# GÊNEROS...) E REPARAR EM SUA LÍNGUA SUBJACENTE, CONECTAR SEUS CONTEÚDOS COM AQUILO QUE JÁ SABEM, GRAÇAS A UM SOFISTICADO E ÀS VEZES, EXIGENTE PROCESSO DE INTELIGÊNCIA, REVISAR METALINGUISTICAMENTE O PRÓPRIO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO”.

3 “A LEITURA TEM QUE SER ATRAENTE, BEM PLANEJADA PARA SER BEM –SUCEDIDA. ELA TEM QUE SER PRAZEROSA, DEVE CONTER BELEZA E SOFISTICAÇÃO DE OUTROS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, COMBINANDO LINGUAGEM PLÁSTICA, MUSICAL, VERBAL, LÚDICA...” “ASSIM COMO CONVERSAR É UMA NECESSIDADE SOCIAL, TAMBÉM O É A LEITURA EM VOZ ALTA.” “A LEITURA É INTRUMENTO PARA RESGATAR A HISTÓRIA DA CIDADE, COM ISSO DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL, A COMPREENSÃO DE MUNDO, O ESPAÇO FÍSICO E CULTURAL EM QUE VIVEM.” “A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR TEM SEMPRE UM CARÁTER POLÍTICO QUE FAVORECE OU DIFICULTA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.”

4 “EM NOSSO COTIDIANO, EXPERIMENTAMOS UMA SÉRIE DE DESAFIOS.” “AS CRIANÇAS UTILIZAM PALAVRAS QUE JÁ CONHECEM PARA ROTULAR NOVOS OBJETOS, DANDO INÍCIO A UM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E DA COMPREENSÃO DO MUNDO.” “AS CRIANÇAS SE APROXIMAM, APRENDEM E VIVEM RELAÇÕES MUITO DIVERSAS COM A LEITURA E ESCRITA. ISSO INDICA QUE NÃO EXISTE APENAS UMA POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DESSE CONHECIMENTO.” (ABRA MOWICZ – WAJSKOP) “O CONTATO CONSTANTE E DIÁRIO COM MÚLTIPLOS E VARIADOS MATERIAIS E SUPORTES QUE CONTENHAM ESCRITA POSSIBILITA ÀS CRIANÇAS REFLETIREM SOBRE LINGUAGEM NAS SUAS DIVERSAS FUNÇÕES SOCIAIS.” (ABRAMOVICZ E WAJSKOP)

5 VISÃO HOLÍSTICA DA EDUCAÇÃO (...) “ A EDUCAÇÃO NÃO SE ESGOTA SÓ NA APRENDIZAGEM COGNITIVA E INSTRUMENTAL, MAS ENVOLVE AS APRENDIZAGENS SOCIAIS, TÃO NECESSÁRIAS QUANTO AS PRIMEIRAS.” ISTO NOS REMETE... # AOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO # AO OTIMISMO E CONFIANÇA NAS POSSIBILIDADES DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. COMO? # DESAFIOS TRAZIDOS PELA MÍDIA, TECNOLOGIA; # PAPEL DA ESCOLA E DIVERSIDADE; # LAÇOS DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE; # PESQUISA; PREPARAR PARA A REALIDADE EMERGENTE TRANSFORMAR ( DELORS)

6 O SISTEMA MEDIADOR “ NA AUSÊNCIA DE UM SISTEMA DE SIGNOS, LINGÜÍSTICOS OU NÃO, SOMENTE O TIPO DE COMUNICAÇÃO MAIS PRIMITIVO E LIMITADO TORNA-SE POSSÍVEL”. A COMUNICAÇÃO POR MEIO DE MOVIMENTOS EXPRESSIVOS, OBSERVADA PRINCIPALMENTE ENTRE ANIMAIS, É MAIS UMA EFUSÃO AFETIVA DE QUE COMUNICAÇÃO. UM GANSO AMEDRONTADO, PRESSENTINDO SUBITAMANTE ALGUM PERIGO, AO ALERTAR O BANDO INTEIRO COM SEUS GRITOS, NÃO ESTÁ INFORMANDO NADA AOS OUTROS AQUILO QUE VIU, MAS CONTAGIANDO - OS COM SEU MEDO. A TRANSMISSÃO RACIONAL E INTENCIONAL DE EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO A OUTROS REQUER UM SISTEMA MEDIADOR, CUJO PROTÓTIPO É A FALA HUMANA, ORIUNDA DA NECESSIDADE DE INTERCÂMBIO DURANTE O TRABALHO. (VYGOTSKY)

7 A CRIANÇA NUM MUNDO DE COISAS “ A PARTIR DO NASCIMENTO AS CRIANÇAS VIVEM NUM MUNDO DE COISAS, PRODUTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO SOCIAL. ELAS APRENDEM A COMUNICAR-SE COM OS OUTROS À SUA VOLTA E DESEMVOLVEM RELAÇÕES COM OBJETOS ATRAVÉS DA AJUDA DE ADULTOS. AS CRIANÇAS ASSIMILAM A LINGUAGEM – UM PRODUTO DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-HISTÓRICO – E USAM-NA PARA ANALISAR, GENERALIZAR E CODIFICAR SUA EXPERIÊNCIA.” (LURIA) Síntese e pesquisa: Eloí Batista Formação Continuada-


Carregar ppt "LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google