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METODOLOGIA CIENTÍFICA. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO SEMESTRE 12-13/10 Feriado 19-20/10 Exposição sobre estruturação de um projeto de pesquisa: título, introdução,

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1 METODOLOGIA CIENTÍFICA

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO SEMESTRE 12-13/10 Feriado 19-20/10 Exposição sobre estruturação de um projeto de pesquisa: título, introdução, objetivos, revisão bibliográfica (referencial teórico), metodologia, orçamento/ cronograma, referências. 26-27/10 Exposição sobre o projeto de pesquisa com estudo de campo: apresentação dos tipos de pesquisa quanto ao procedimento técnico e formal: documental, bibliográfica, experimental, levantamento ou survey, estudo de caso, estudo de campo, pesquisa-ação. 02 – 03/11 Feriado e congresso professora 09-10/11 Exposição sobre a formulação do seminário 16-17/11 Revisão para a prova. 23-24/11 Prova e entrega do projeto de pesquisa (10,0) 30/11 01/12 Vista. 07-08/12

3 O PROJETO DE PESQUISA pode ser individual ou em grupo É um método que requer a participação de cada membro de um grupo, segundo as suas capacidades, com objetivo de realizar um trabalho conjunto, decidido, planificado e organizado em comum acordo. O trabalho é orientado para a resolução de problemas.

4 O trabalho desenvolve-se nas seguintes fases: 1.Formação de um grupo; 2.Escolha de um tema; 3.Problematização, isto é, questão ou questões a serem investigadas; 4.Preparação e planejamento do trabalho; 5.Trabalho de campo; 6.Organização dos dados coletados em campo; 7.Tratamento das informações recebidas e preparação do relatório e da apresentação; 8.A apresentação dos trabalhos; 9.Avaliação no processo e dos conceitos aprendidos.

5 a) Para praticar competências sociais, tais como o trabalho em equipe, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos; b) Para aprender fazendo, para ligar a teoria à prática, para movimentar conceitos de diferentes disciplinas para a resolução de um problema prático; c) Para realizar aprendizagens e desenvolver múltiplas capacidades dos participantes (comunidade escolar e extra-escolar); d) Para aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes. Mas, para que se desenvolve um projeto?

6 IDENTIFICANDO UM TEMA Mas por que procurar problemas? Todo pesquisador almeja encontrar um bom problema para ser pesquisado. A solução de problemas em um projeto baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos PESQUISADORES uma atitude ativa e um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. Ser considerado por cada um dos participantes como um problema real e importante. Trazer novos conhecimentos para cada participante. Relacionar e integrar teoria e prática, tratar de coisas reais, estar relacionado com a sociedade e com a experiência de cada um. Deve ser estudado, resolvido ou encaminhado no tempo que o grupo dispõe.

7 Até mesmo pesquisadores experientes sentem-se um pouco ansiosos ao iniciarem um projeto, especialmente se for diferente dos outros que já executou. Assim, seja qual for sua preocupação no momento, todos os pesquisadores já tiveram e muitos ainda tem. A diferença é que pesquisadores experientes sabem o que encontrarão pela frente: trabalho árduo, mas também o prazer da investigação, alguma frustração, momentos de indecisão, mas a confiança e satisfação de que, no final, tudo irá se encaixar.

8 ELABORANDO UM PROBLEMA Um problema para ser bem elaborado deve partir de algumas perguntas básicas. Como procurar um assunto? Qual a relação com a realidade? É de interesse da minha comunidade? Onde encontrar informações relevantes? Essas informações permitem que eu delimite claramente meu problema? Como organizá-las depois? O que se espera encontrar ao final do processo para poder refutar, redefinir ou sustentar suas idéias?

9 PLANEJAMENTO Todo projeto deve se iniciar com planejamento, por mais simples que este seja. Você deve planejar o tipo de material que vai precisar, como encontrá-lo, o tipo e a forma do produto que se pretende obter. Não existe uma forma pronta para orientar o trabalho: todos deverão gastar algum tempo pesquisando e lendo, até descobrir a real dimensão do problema e quais os encaminhamentos necessários para desenvolver o projeto. Perderá tempo em situações sem saída, mas acabará aprendendo mais do que seu trabalho exige. No final, porém o esforço extra irá compensar, não apenas porque você terá um bom produto, mas também porque verá aumentada sua capacidade de lidar mais eficazmente com problemas novos.

10 PLANEJAMENTO Quando começar, leve em conta que terá que considerar a seguintes etapas iniciais: Estabeleça um tópico bastante específico para permitir e dominar uma quantidade razoável de informações. Problemas muito gerais dificilmente poderão ser bem encaminhados pelo grupo de trabalho. Imagine que se queira discutir a poluição dos rios. Um bom problema seria discutir a poluição do rio mais próximo da escola ou de sua casa, e não a de qualquer rio. A partir do assunto escolhido, elabore perguntas que irão nortear sua pesquisa e entraram você para um problema que pretenda resolver. Especificando o problema, é possível delimitar o campo de ação, a literatura a ser lida e o planejamento das saídas.

11 Quais são seus dados? Não importa a que áreas pertençam, todos os pesquisadores usam informações como evidência para sustentar suas afirmações. Dependendo da área do conhecimento, são atribuídos nomes diferentes às evidências encontradas. Uma vez que comumente essas informações são chamadas de dados, utilizaremos esse termo quando nos preferimos a qualquer tipo de informação usada na pesquisa As diferenças entre métodos quantitativos e método se qualitativos serão discutidas posteriormente.

12 A PESQUISA O que a pesquisa representará para você? Ajuda a compreender o assunto estudado de um modo muito melhor do que qualquer outro tipo de trabalho. Em longo prazo, as técnicas de pesquisa e redação, uma vez assimiladas, permitem ao pesquisador trabalhar por conta própria mais tarde, Coletar informações, organizá-las de modo coerente e apresentá-las de maneira confiável e convincente são habilidades indispensáveis, numa época apropriadamente chamada de "Era de informação". Em qualquer campo do conhecimento, você vai precisar das técnicas que só a pesquisa é capaz de ajudá-lo a dominar, seja um projeto acadêmico ou uma linha de produção.

13 RELATÓRIO À medida que for coletando, ordenando e reunindo-se os e informações, escreva o máximo que puder. O grupo terá o diário de bordo para fazer anotações do processo de pesquisa. Mas só ele não basta. É preciso fazer fichamentos e sínteses do material pesquisado, seja um livro, revista e até mesmo uma entrevista. Faça descrições em linhas gerais, diagramas mostrando relações entre idéias e fatos, resumos de fontes de informações, lista de casos relacionados. Anote as contradições de idéias em relação ao que você leu, as opiniões que confirmem suas hipótese.

14 Ainda que apenas uma pequena parte dessas anotações preliminares venha a aparecer em seu trabalho final, é importante fazê-las. Escrever sobre sua as fontes, a medida que avança, ajudará você entendê-las melhor e estimular a o desenvolvimento de seu senso crítico. Não esqueça também de tomar notas das orientações dadas. Lembre-se, muitas vezes elas serão dadas de maneira informal ou em uma situação diferente à reunião. Elas vão ajudar você e o grupo a seguirem atalhos que adiantarão muito a pesquisa.

15 PLANO DE PESQUISA capa folha de rosto sumário 1 Introdução 2 Objetivos 3 Revisão da Literatura 4 Metodologia 5 Cronograma de Execução 6 Referências Bibliográficas capa final

16 Informação e documentação — Projeto de pesquisa — Apresentação ABNT NBR 15287 Primeira edição 30.12.2005 Válida a partir de 30.01.2006 1 Objetivo Esta Norma estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa. 2 Referências normativas As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como toda norma está sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento. ABNT NBR 6023:2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração ABNT NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação ABNT NBR 6027:2003 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação ABNT NBR 6034:2004 – Informação e documentação – Índice – Apresentação ABNT NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação ABNT NBR 12225:2004 – Informação e documentação – Lombada – Apresentação IBGE. Norma de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993

17 3 Definições Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições: 3.1 abreviatura: Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras. 3.2 anexo: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. 3.3 apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. 3.4 autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. 3.5 capa: Proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. 3.6 elementos pré-textuais: Elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.

18 3.7 elementos textuais: Parte do trabalho em que é exposta a matéria. 3.8 elementos pós-textuais: Elementos que complementam o trabalho. 3.9 entidade: Instituição, sociedade, pessoa jurídica estabelecida para fins específicos. 3.10 folha de rosto: Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. 3.11 glossário: Relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. 3.12 ilustração: Desenho, gravura, imagem que acompanha um texto. 3.13 projeto: Descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. 3.14 projeto de pesquisa: Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura. 3.15 sigla: Reunião das letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título. 3.16 símbolo: Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ação. 3.17 tabela: Elemento demonstrativo de síntese que constitui unidade autônoma.

19 Disposição de elementos: Estrutura Elemento Pré-textuais Capa (opcional) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatória)) Lista de ilustrações (opcional) Lista de Tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas( opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Textuais Introdução Referencial Teórico Metodologia Recursos Cronograma Pós-textuais Referência(s) (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional) Fonte: NBR 15287: Projeto de Pesquisa

20 4.1.1 Capa Elemento opcional. Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem: a) nome da entidade para a qual deve ser submetido, quando solicitado; b) nome(s) do(s) autor(es); c) título; d) subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente); e) local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado; f) ano de depósito (entrega). 4.1.2 Lombada Elemento opcional. Elaborada conforme a ABNT NBR 12225.

21 4.1.3 Folha de rosto Elemento obrigatório. Apresenta as informações transcritas na seguinte ordem: a) nome(s) do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente); d) tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido; e) local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado; f) ano de depósito (entrega). NOTA Se exigido pela entidade, devem ser apresentados dados curriculares do(s) autor(es) em folha(s) distinta(s) após a folha de rosto. 4.1.4 Lista de ilustrações Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

22 4.1.5 Lista de tabelas Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. 4.1.6 Lista de abreviaturas e siglas Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda- se a elaboração de lista própria para cada tipo. 4.1.7 Lista de símbolos Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado. 4.1.8 Sumário Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.

23 4.2 Elementos textuais Os elementos textuais devem ser constituídos de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.

24 4.3 Elementos pós-textuais Os elementos pós-textuais são apresentados conforme 4.3.1 a 4.3.5. 4.3.1 Referências Elemento obrigatório. Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023. 4.3.2 Glossário Elemento opcional. Elaborado em ordem alfabética. 4.3.3 Apêndice Elemento opcional. O(s) apêndice(s) é(são) identificado(s) por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente, utilizam-se letras maiúsculas dobradas na identificação dos apêndices, quando esgotadas as letras do alfabeto. Exemplos: APÊNDICE A – Avaliação do rendimento escolar de alunos da Escola Nossa Senhora das Graças APÊNDICE B – Avaliação do rendimento escolar de alunos da Escola Machado de Assis 4.3.4 Anexo Elemento opcional. O(s) anexo(s) é(são) identificado(s) por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Excepcionalmente, utilizam-se letras maiúsculas dobradas na identificação dos anexos, quando esgotadas as letras do alfabeto. Exemplos: ANEXO A – Constituição Federal ANEXO B – Constituição do Estado de São Paulo 4.3.5 Índice Elemento opcional. Elaborado conforme a ABNT NBR 6034.


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