A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir."— Transcrição da apresentação:

1 IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir substâncias estranhas, neutralizá-las e eliminá-las. AGENTES PATOGÉNICOS: agentes biológicos capazes de provocar doenças. Ex.: bactérias, vírus, fungos, protozoários, nemátodes, etc.

2 Não são verdadeiros seres vivos (seres acelulares); Não possuem a capacidade de se reproduzirem de forma independente; Possuem material genético (DNA ou RNA) rodeado por uma camada proteica – Cápsula ou cápside; Alguns possuem invólucro externo (semelhante às membranas das células); São parasitas intracelulares obrigatórios. Seres procariontes. DNA, em regra circular, sem invólucro nuclear (nucleóide). Algumas possuem plasmídeos. Reproduzem-se autonomamente (divisão binária)

3 Ciclo reprodutor de um vírus: Nota :Os vírus que não possuem o invólucro membranar entram na célula hospedeira por endocitose.

4 Tecidos e órgãos linfóides - Primários: Timo e medula óssea - Secundários: Baço, gânglios linfáticos, amígdalas e tecido linfático associado a mucosas Vasos linfáticos Vários tipos de células efectoras

5 FagócitosMacrófagos

6 Mecanismos não específicos Mecanismos específicos IMUNIDADE INATA IMUNIDADE ADQUIRIDA Barreiras físicas e químicas: -Pele, pêlos, mucosas, secreções e enzimas Fagocitose Resposta inflamatória-(Filme:- Body-Inflammatory Response- Body-Inflammatory Response Interferão Sistema complemento Imunidade mediada por anticorpos Imunidade mediada por células

7 Cerca de 20 proteínas que circulam no plasma inactivas; a activação de uma destas provoca uma série de reacções em cadeia, em que cada proteína activa outra. Provocam Aumento da vasodilatação e permeabilidade dos capilares; Facilita a fagocitose; Algumas formam poros na membrana da célula bacteriana, provocando o rebentamento por choque osmótico.

8 Macrófagos Fagócitos Linfócitos Eosinófilos e neutrófilos Monócitos Diferenciam B T VIGILÂNCIA IMUNITÁRIA: capacidade que o nosso organismo tem de assegurar não só a defesa contra agentes externos mas também contra agentes internos (destruição de células velhas ou danificadas e eliminação de células anormais ou mutantes).

9 Intervêm os Linfócitos B e T

10

11

12

13 Imunidade natural Imunidade induzida Imunidade activa (Vacinas) Imunidade Passiva (Administração directa de anticorpos)  

14 Fase de sensibilização Resposta Secundária

15 Aplicações da Biotecnologia :  a nível do ambiente e produção de alimentos;  a nível da saúde: - erradicação de doenças infecciosas; - Diagnósticos precoces e formas de prevenção e combate; Chave para o diagnóstico e terapêutica de muitas doenças!! Reagentes altamente específicos que podem ser usados como detectores de diversas estruturas químicas e biológicas. Anticorpos Anticorpos Policlonais – conjunto de anticorpos com diferentes especificidades (provenientes de diferentes LB), produzidos em resposta a um contacto com um antigénio (que apresenta vários determinantes antigénicos); Ex.: A resposta imunitária dos seres humanos.

16 Anticorpos Monoclonais – anticorpos produzidos em laboratório com elevada especificidade para um determinado antigénio (derivados de um único LB); Vantagens da utilização de anticorpos monoclonais: A sua utilização é mais específica e precisa, quer no reconhecimento quer no combate. A sua utilização é mais específica e precisa, quer no reconhecimento quer no combate. Aplicações de anticorpos monoclonais: Imunodiagnóstico (localizar e detectar tumores – marcados radioactivamente). Imunodiagnóstico (localizar e detectar tumores – marcados radioactivamente). Imunoterapia (tratamento de doenças auto-imunes, rejeição de órgãos) Imunoterapia (tratamento de doenças auto-imunes, rejeição de órgãos). Testes de gravidez.

17 Mieloma – células cancerígenas da medula óssea, que se dividem indefinidamente. Hibridoma – Célula híbrida resultante da fusão de um linfócito B com um mieloma. Tem a capacidade de produzir um único tipo de anticorpo e é imortal em cultura. - Cada hibridoma produz grandes quantidades de anticorpos monoclonais idênticos.

18


Carregar ppt "IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google