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PublicouFelipe Escobar Campos Alterado mais de 8 anos atrás
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Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS
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Princípios do SUS e PNH Universalidade acesso Acolhimento Equidade Classificação de Risco Integralidade sujeito e não a doença multidisciplinaridade rede
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Análise Situacional. Grande demanda de casos de menor gravidade APS. Superlotação Gestão de leitos. Organização do trabalho: procedimentos e tarefas, fragmentação das práticas assistenciais, sem horizontalização do cuidado, dificuldade para definir a responsabilidade clínica, não discutem o processo de trabalho.
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. O PS como “receptor” do que não é bom no/para o hospital. Oferta adequada (?) ao perfil epidemiológico: da população nos grandes centros urbanos, de acidentes, da violência, do envelhecimento da população.. Os serviços “conversam” entre si (?) REDE. Gerenciamento do serviço. Sub-financiamento
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Um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Tem, portanto, como objetivo preliminar, adequar a resposta e o tempo em que o paciente será visto pela equipe de atendimento médico, assistencial ou multidisciplinar. Acolhimento e Classificação de Risco
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Justificativa Priorização do atendimento de acordo com critérios clínicos e não por ordem de chegada. Diminuição do risco de mortes evitáveis. Extinção da triagem pelo porteiro ou funcionário não qualificado. Obrigatoriedade de encaminhamento responsável, com garantia de acesso na rede de atenção. Aumento da eficácia do atendimento.
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Detecção de casos que se agravam se o atendimento for postergado (janela terapêutica). Padronização de dados para estudos, pesquisas, e planejamentos. Aumento da satisfação do usuário.
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Reorganização dos serviços de saúde através da construção coletiva de uma rede de serviços e protocolos específicos. Reorganização dos processos de trabalho de modo a permitir uma intervenção multiprofissional e por níveis de complexidade. Uma postura de escuta e compromisso em dar respostas às necessidades de saúde trazidas pelo usuário. ACR como estratégia de trabalho implica:
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Manual de Informações da Rede Interna e Externa. Elaboração e Pactuação do Protocolo de ACR de acordo com as especificidades de cada serviço. Adequação da planta física com fluxos internos racionalizados e definidos por nível de complexidade, espaços físicos que garantam a privacidade e sinalização adequada. Condições necessárias para o ACR
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Quantificação dos atendimentos diários, perfil da clientela e horários de pico. Tecnologia adequada (materiais, equipamentos). Sistema de informação para o agendamento de consultas ambulatoriais e encaminhamentos específicos. Sensibilização e Capacitação das Equipes de Atendimento e de Acolhimento e Classificação de Risco. Condições necessárias para o ACR
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Através da Consulta de enfermagem para: Identificação dos fatores e potenciais de risco ou sinais de alerta. Reconhecimento e contextualização da situação queixa apresentada pelo usuário, através de um breve histórico e a identificação dos determinantes da classificação previamente pactuados através de consensos ou protocolos. Como se faz o ACR
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O enfermeiro que realiza a classificação de risco deverá conhecer os sinais e sintomas, a clínica e as implicações dessas condições, não para realizar um diagnóstico médico, mas para buscar uma intervenção médica imediata, para aqueles pacientes que necessitam de uma intervenção emergencial. Importante!
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www.saude.gov.br/sas ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO Protocolos: Campinas, Belo Horizonte, Canadá, Manchester, etc.
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Como interagir com a PNH: 01- Fale Conosco humanizasus@saude.gov.br 02- Site Humanizasus www.saude.gov.br/humanizasus 03- Biblioteca Virtual da Saúde/MS www.saude.gov.br/bvs/humanizacao
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04- Rede HumanizaSUS (RHS) www.redehumanizasus.net 05- Mostra Interativa - O SUS que dá certo OBRIGADA! olga.matoso@saude.gov.br
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