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Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007.

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007

2 Responsabilidade Social Corporativa “Responsabilidade social corporativa representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. WBCSD, 1998

3 Responsabilidade Social Corporativa SA 8000 Coordenada pela ONG Social Accountability International, e baseada nas normas da OIT e nas Declarações Universais dos Direitos Humanos e da Criança, a SA8000 [1997] segue o padrão das normas ISO 9000 e 14000, facilitando a sua implantação por empresas que já adotam esses sistemas. Certificação

4 Responsabilidade Social Corporativa Principais pontos da SA8000  Trabalho infantil  Liberdade de associação e direito à negociação coletiva  Discriminação  Jornada de trabalho  Práticas disciplinares  Comunicação

5 Responsabilidade Social Corporativa O que as empresas declaram publicamente?  Que a RSC é essencial, a longo prazo, para a prosperidade das empresas, uma vez que promove a oportunidade de demonstrar o lado humano de uma empresa – uma ligação vital com a sociedade em geral e, em particular, com as comunidades nas quais a empresa atua.  Que valorizam as parcerias e diálogos práticos entre as empresas, o governo e as organizações.  E, ainda, que tornarão públicos seus valores, demonstrados em suas ações.

6 Responsabilidade Social Corporativa Quais são as questões fundamentais que a RSC engloba?  Direitos humanos  Direitos trabalhistas  Proteção ambiental  Envolvimento da comunidade  Relação com fornecedores

7 Responsabilidade Social Corporativa Estratégia de implantação  Determinar o “norte magnético” A visão e os valores da empresa, seu norte magnético corporativo.  Desenvolver um caso-de-negócios estratégico A RSC deve ser integrada à estratégia geral da empresa, onde as questões sociais sejam parte integrante. A RSC deve ser encarada como um investimento, garantindo o retorno positivo e a redução de riscos. O trabalho deve ser de todos, onde todos devem opinar - gerentes, supervisores e demais funcionários – encorajando-os a reconhecer o bom senso corporativo de uma estratégia de RSC.

8 Responsabilidade Social Corporativa  Focar nos indivíduos RSC abrange todo o conjunto dos grupos de interesse (stakeholders) – acionistas, funcionários, comunidades, ONGs, consumidores, parceiros, etc. Devem ser determinadas as maneiras pelas quais os cidadão, o consumidor, o funcionário, o gerente – cada indivíduo – pode contribuir com a RSC, assim como os meios para determinar a responsabilidade de cada um.  O legado da empresa : promoção da competência Promoção da educação e da aprendizagem. A empresa não se resume somente a pagar os salários aos funcionários e os impostos ao governo: as pessoas querem aprender como construir um futuro melhor.

9 Responsabilidade Social Corporativa Os funcionários em primeiro lugar Os funcionários são os ativos, os agentes e os embaixadores da empresa. Transformar sua força de trabalho em agentes ativos para uma mudança e a inovação é uma estratégia de sucesso consagrada nos países industrializados.  Conhecer os vizinhos: a comunidade e sua cultura A comunidade deve ser compreendida e avaliada suas implicações nas operações da empresa. Deve ser respeitada pelas suas diferenças assim como pelas suas semelhanças.

10 Responsabilidade Social Corporativa  Discussão e diálogo Deve-se manter um diálogo transparente e sistemático e compreender o impacto da empresa na vida das pessoas, colocando em prática uma atitude de engajamento construtivo.  Procurar parcerias inteligentes Reconhecer que estabelecer parcerias unicamente com o propósito de publicidade pode destruir a credibilidade da empresa e diluir os efeitos de uma cooperação valiosa. Deve-se envolver os funcionários e consultar os grupos de interesse (stakeholders), procurando situações onde todos podem ganhar sempre.

11 Responsabilidade Social Corporativa  Reputação A reputação deve ser protegida como um ativo fundamental. Deve fazer parte do caso-de-negócios. Transparência e credibilidade construirão uma reputação sólida com o tempo, que a empresa poderá contar em tempos de crise.  Comportar-se como um bom hóspede, comunicando-se com os anfitriões A empresa é hóspede em várias comunidades e, como tal, deve-se comportar de modo apropriado. Deve-se encontrar a melhor forma de se comunicar sobre as contribuições que a empresa pode fazer pelas comunidades.

12 Responsabilidade Social Corporativa  Medir os progressos e assumir as responsabilidades Deve-se assumir uma atitude positiva para relatar os progressos obtidos, assim como atender as demandas sociais e as responsabilidades.  Cuidados com as informações, o conhecimento e a tecnologia A TI oferece um grande potencial para a inclusão dos indivíduos e para a educação. Entretanto, as fronteiras dessa nova tecnologia também apresentam desafios. Deve-se tomar cuidado para que as informações, o conhecimento e a tecnologia não sejam fatores de exclusão e exploração.

13 Responsabilidade Social Corporativa Bibliografia  www.bsr.org  www.ebnsc.org  www.iccwbo.org  www.ebnsc.org

14 Responsabilidade Social Corporativa CONTATO Ricardo Barros (21) 2611-7689 (21) 9945-3880 ricardo@cyclos.com.br www.cyclos.com.br


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