A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Geral à Bíblia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Geral à Bíblia."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Geral à Bíblia

2 As Escrituras Sagradas , o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (...)

3 As 28 Crenças Fundamentais da IASD
(...) Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova de existência, o autorizado revelador de doutrinas e registro fidedigno dos atos de Deus na História.” As 28 Crenças Fundamentais da IASD (A Palavra de Deus, pg. 11.)

4 O Caráter da Bíblia e a Natureza da Inspiração

5 A Bíblia “Best seller” mundial por excelência
A revista Christian Retailing Magazine fez uma lista contendo os 11 livros mais vendidos do mundo, e no primeiro lugar aparece a Bíblia Sagrada, com quase 6 bilhões de cópias vendidas, além de ser o livro que mais foi traduzido com versões para diversos idiomas e dialetos. Revista Espalhando o Cristianismo

6 A Bíblia “Best seller” mundial por excelência
1º lugar: A Bíblia Sagrada Com um total de 4 a 6 bilhões de cópias vendidas. 6º lugar – O Senhor dos Anéis – A série toda já vendeu exemplares. A história se passa na Idade Média e narra a travesia feita por Frodo e outros Hobbits que precisam destruir o anél de Sauron. Para isso eles passam por guerras, conflitos e lutas. 7º lugar – AS Crônicas de Nárnia – A série teve seu primeiro livro publicado em 1949 e desde então já vendeu mais de e seus livros já foram transformados em três filmes que fizeram muito sucesso. A obra fala de um universo parelelo do mundo real, um mundo de fantasia onde existem criaturas místicas, animais que falam e magia. 9º lugar – O Livro dos Records – O Guiness Book traz os récordes mundiais mais relevantes tanto de humanos como da natureza. Editado desde 1955 o livro se atualiza a cada ano e já vendeu mais de também. 10º lugar – Almanaque Mundial – The World Almanac and Book of Facts é um livro americano que recolhe informações a respeito de várias coisas, desde de esportes até tragédias, mudanças mundiais, curiosidades e etc. Desta obra foram vendidas livros. 11º lugar – O Código Da Vinci, de autoria de Dan Brown o livro conta a história de uma misteriosa organização ligada ao Santo Graal e ao papel de Maria Madalena no cristianismo. Foram cópias vendidas.

7 A Bíblia “Best seller” mundial por excelência
2º lugar: Harry Potter Todos os sete livros da série venderam mais de 1 bilhão de cópias. 6º lugar – O Senhor dos Anéis – A série toda já vendeu exemplares. A história se passa na Idade Média e narra a travesia feita por Frodo e outros Hobbits que precisam destruir o anél de Sauron. Para isso eles passam por guerras, conflitos e lutas. 7º lugar – AS Crônicas de Nárnia – A série teve seu primeiro livro publicado em 1949 e desde então já vendeu mais de e seus livros já foram transformados em três filmes que fizeram muito sucesso. A obra fala de um universo parelelo do mundo real, um mundo de fantasia onde existem criaturas místicas, animais que falam e magia. 9º lugar – O Livro dos Records – O Guiness Book traz os récordes mundiais mais relevantes tanto de humanos como da natureza. Editado desde 1955 o livro se atualiza a cada ano e já vendeu mais de também. 10º lugar – Almanaque Mundial – The World Almanac and Book of Facts é um livro americano que recolhe informações a respeito de várias coisas, desde de esportes até tragédias, mudanças mundiais, curiosidades e etc. Desta obra foram vendidas livros. 11º lugar – O Código Da Vinci, de autoria de Dan Brown o livro conta a história de uma misteriosa organização ligada ao Santo Graal e ao papel de Maria Madalena no cristianismo. Foram cópias vendidas.

8 A Bíblia “Best seller” mundial por excelência
3º lugar: Livro Vermelho Mao Tse-Tung. 1 bilhão de cópias, sendo que as vendas foram impulsionadas por uma lei que obrigava a todos os membros do partido comunista chinês a comprá-lo. 6º lugar – O Senhor dos Anéis – A série toda já vendeu exemplares. A história se passa na Idade Média e narra a travesia feita por Frodo e outros Hobbits que precisam destruir o anél de Sauron. Para isso eles passam por guerras, conflitos e lutas. 7º lugar – AS Crônicas de Nárnia – A série teve seu primeiro livro publicado em 1949 e desde então já vendeu mais de e seus livros já foram transformados em três filmes que fizeram muito sucesso. A obra fala de um universo parelelo do mundo real, um mundo de fantasia onde existem criaturas místicas, animais que falam e magia. 9º lugar – O Livro dos Records – O Guiness Book traz os récordes mundiais mais relevantes tanto de humanos como da natureza. Editado desde 1955 o livro se atualiza a cada ano e já vendeu mais de também. 10º lugar – Almanaque Mundial – The World Almanac and Book of Facts é um livro americano que recolhe informações a respeito de várias coisas, desde de esportes até tragédias, mudanças mundiais, curiosidades e etc. Desta obra foram vendidas livros. 11º lugar – O Código Da Vinci, de autoria de Dan Brown o livro conta a história de uma misteriosa organização ligada ao Santo Graal e ao papel de Maria Madalena no cristianismo. Foram cópias vendidas.

9 A Bíblia A palavra Bíblia (livro) entrou para as línguas modernas por intermédio da língua francesa, passando primeiro pelo latim Bíblia, com origem no grego Biblos.

10 Testamento “Aliança ou Pacto entre duas partes.”
Os Dois Testamentos Testamento “Aliança ou Pacto entre duas partes.” Noé, Abraão, Moisés, Davi,

11 Os Dois Testamentos As Escrituras em si não são a Aliança propriamente dita, mas sim o registro e o desenrolar dos fatos que envolveram a aliança de Deus e Seu povo no AT e tem continuidade no NT. Quando o povo não foi fiel, quebrou a aliança, esta foi anulada para eles. Noé, Abraão, Moisés, Davi,

12 Relação Entre os Testamentos
Todas as mensagens do A.T encontram a sua realidade no NT e a base do N.T está no A.T. Um não mantém sua força sem o outro.

13 (Genesis a Deuteronômio)
Divisão da Bíblia A.T N.T Pentateuco (5 livros) (Genesis a Deuteronômio) Históricos (12 livros) (Josué a Ester) Poéticos (5 livros) (Jó a Cantares) Profetas (17 livros) (Isaías a Malaquias) Evangelhos (4 livros) (Mateus a João) Históricos (1 livro) (Atos) Epístolas (21 livros) (Romanos - Judas) Profetas (1 livro) (Apocalipse)

14 O Antigo Testamento A divisão do A.T em quatro seções baseia-se na disposição dos livros por tópicos, com origem na tradução das escrituras sagradas para o grego – Septuaginta ou LXX, séc. III a.C. A Bíblia judaica não segue esta divisão tópica dos livros em quatro partes, antes se emprega uma divisão de três partes; a Lei (Tora), os Profetas e os Escritos.

15 Lei Torá תורה )) Os 5 Livros de Moisés Gênesis Êxodo Levítico Números
Deuteronómio

16 Profetas Neviim נביאים)) Anteriores (4) Josué Juízes
1 Samuel e 2 Samuel 1 Reis e 2 Reis Posteriores (4) Isaías Jeremias Ezequiel ANTERIORES – AO CATIVEIRO POSTERIORES – AO CATIVEIRO

17 Profetas Os 12 Profetas Oséias Obadias Naum Ageu Joel Jonas Habacuque
Amós Sofonias Obadias Ageu Jonas Miquéias Zacarias Malaquias ANTERIORES – AO CATIVEIRO POSTERIORES – AO CATIVEIRO

18 Escritos Kethuvim כתובים)) Livros da Verdade (Poéticos) Salmos
Provérbios

19 Escritos Os 5 Rolos Cantares Rute Lamentações Eclesiastes Ester

20 Escritos Profético Daniel O Resto dos Escritos Esdras-Neemias
I Crônicas e II Crônicas

21 Capítulos e Versículos
As Bíblias antigas não eram divididas em capítulos e versículos. Para facilitar, Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos em 1227 d.C. e Robert Stephanus acrescentou a divisão em versículos em 1548 (AT) e 1551 D.C. (NT)

22 A. T N. T Total Livros 39 27 66 Capítulos 929 260 1. 189 Versículos 23
A. T N. T Total Livros Capítulos Versículos Palavras Letras

23 A autoridade das Escrituras
“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça [...]”. II Timóteo 3:16

24 Inspiração Pela revelação Deus falou aos profetas de muitas maneiras (Heb. 1:1): mediante anjos, visões, sonhos, vozes e milagres. Inspiração é a forma pela qual Deus falou aos homens através dos profetas. A definição teológica de inspiração contém três elementos essenciais:

25 Deus é a fonte primordial da inspiração da Bíblia.
A Causalidade Divina Deus é a fonte primordial da inspiração da Bíblia.

26 Inspiração A Mediação Profética
Deus usou personalidades humanas para comunicar posições divinas, respeitando seus estilos literários e seus vocabulários individuais .

27 Inspiração A Autoridade Escrita
O produto final da causalidade divina em operação por meio dos profetas é a autoridade escrita de que se reveste a Bíblia. CAUSALIDADE – DEUS COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO POR MEIO DOS PROFETAS – AGENTES, RESPEITANDO SEUS LIMITES LITERÁRIOS E PERSONALIDADES AUTORIDADE ESCRITA – PRODUTO FINAL: BIBLIA, CONJUNTO DE LIVROS

28 Revelação, Inspiração e Iluminação
A Revelação O fato da comunicação divina, ou seja, é o que Deus revela ao autor bíblico.

29 Revelação, Inspiração e Iluminação
Diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos, dando a autoridade escrita.

30 Revelação, Inspiração e Iluminação
É a devida compreensão dessa verdade descoberta, ou seja, é a compreensão dos escritos.

31 A Natureza da Inspiração
Com o desenvolvimento de conceitos modernistas e existencialistas na sociedade, a ideia de inspiração bíblica dividiu-se em três grandes teorias. No existencialismo, o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo.[5] Muitos existencialistas também viam as filosofias acadêmicas e sistematizadas, no estilo e conteúdo, como sendo muito abstratas e longínquas das experiências humanas concretas.[ O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso".

32 A Natureza da Inspiração
Ortodoxia A Bíblia É a Palavra de Deus 2. Modernismo A Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus 3. Neo-ortodoxia A Bíblia TORNA-SE a Palavra de Deus

33 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Defende que a Bíblia é o registro escrito inspirado por Deus. Possui duas correntes de pensamento

34 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Ditado Verbal A Bíblia foi ditada por Deus palavra por palavra. Norman Geisler e William Nix Introdução Bíblica

35 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Conceitos Inspirados Deus deu aos profetas a inspiração dos conceitos e os homens exprimiram em termos humanos, segundo seus próprios estilos. Igreja Adventista do Sétimo Dia

36 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Conceitos Inspirados Mateus 8: 28-34 Marcos 5: 1-20 Lucas 8:26-39 Endemoninhados Gerasa / Gadara / Gergesa

37 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Quanto à inspiração, Paulo mostra que “toda a Escritura é inspirada (gr. Theopneustos) por Deus e útil para o ensino” (II Tm 3:16). “theopneustos” lit. “soprada por Deus”.

38 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Deus “soprou” a verdade (conceitos) nas mentes dos homens, os quais expressaram estas mesmas verdades em suas próprias palavras nas Escrituras. Portanto, inspiração é o processo pelo qual Deus comunica Sua verdade eterna ao ser humano.

39 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
“homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Ped. 1:21).

40 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Estes homens traduziram as revelações em linguagem humana, com todas as limitações e imperfeições de que esta se acha revestida, mas ainda assim aquele era o Testemunho de Deus.

41 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
Os homens – NÃO AS PALAVRAS – foram inspirados. A verdadeira inspiração não tira do escritor a sua individualidade.

42 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
“A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual.

43 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
[...] A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humanas; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, 21

44 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
“Os Escritores da Bíblia foram os instrumentos de Deus, não a sua pena”. Mensagens Escolhidas, vol. 1, 21

45 Ortodoxia A Bíblia é a Palavra de Deus
“Todos os autores bíblicos foram pessoas que possuíram natureza pecaminosa, necessitando diariamente de graça de Deus”. Nisto Cremos, pg. 17

46 “Então, falou Deus todas estas palavras:”
Exceção à Regra É verdade que existe uma exceção à regra, quando fala-se sobre os Dez Mandamentos, cujas palavras foram ditadas e escritas pelo próprio Deus. “Então, falou Deus todas estas palavras:” Êxodo 20:1

47 A Bíblia contém a Palavra de Deus
Modernismo A Bíblia contém a Palavra de Deus Segundo esta teoria, certas partes da Bíblia são inspiradas e divinas, mas outras são humanas falíveis. Também é dividida em dois conceitos: Conceito da Iluminação Iluminação religiosa concedida por Deus a apenas determinados autores. Conceito da Intuição A Bíblia não é um registro divino, seria apenas uma caderneta de rascunho dos judeus para registro de lendas e histórias sem valor histórico.

48 A Bíblia torna-se a Palavra de Deus
Neo-Ortodoxia A Bíblia torna-se a Palavra de Deus De acordo com esta teoria, a Bíblia torna-se a Palavra de Deus mediante um encontro pessoal entre Deus e o homem. Suas duas visões principais são: Visão Demitizante A Bíblia foi elaborada com trajes mitológicos, e que a tarefa do crente é despi-la de seus mitos e descobrir o conhecimento existencial que ela possui. Encontro Pessoal A Bíblia é uma revelação divina à pessoas do passado e não a Palavra de Deus. Porém, quando o homem moderno necessita de algo, basta buscar uma “revelação” e este terá um encontro pessoal com seu Deus.

49 TESTE 01 A palavra Bíblia vem do grego Biblos, que quer dizer livros.
A base teológica para o N.T está no A.T. O A.T está dividido nas seguintes seções: Pentateuco; Históricos; Epístolas e Profetas. As Bíblias sempre foram divididas em Capítulos e Versículos. O N.T é composto por 38 livros e o N.T por 27 livros.

50 TESTE 01 6. A Inspiração é composta por 3 elementos essenciais: Causalidade Divina; Mediação Profética e Autoridade Escrita. 7. Revelação é a compreensão dos escritos. 8. Inspiração diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos 9. A IASD acredita que a Bíblia foi ditada palavra por palavra aos seus escritores. 10. As palavras foram inspiradas e não os escritores. A Inspiração é o processo pelo qual Deus comunica Sua verdade eterna – II Tim. 3:16 Tais verdades vieram da parte de Deus – Êx 24:4; II Sm 23:2; Jr 26:2; Mt 4:4,7; Lc 24:27,44; I Co 2:13; Ap 22:19; Mt 5:1. A Inspiração é Plena – II Tim. 3:16 A Inspiração Atribui Autoridade – João 10:35 A Bíblia provém de Deus e está envolta na autoridade divina que o próprio Deus lhe concedeu. O AT e o NT estão em pé de igualdade quanto à sua inspiração. A inspiração compreende vários estilos literários e diversas fontes Inspiração pressupõe inerrância, todavia, houve erros na reprodução dos textos ou cópias, as quais são vistas nas variantes, nas omissões e interpolações feitas pelos escribas.

51 AS 28 CRENÇAS FUNDAMENTAIS DA IASD
REQUISITO DE LEITURA LIVRO NISTO CREMOS AS 28 CRENÇAS FUNDAMENTAIS DA IASD A Palavra de Deus PÁGINAS 11 A 25

52 A Inspiração dos Testamentos
PRÓXIMA AULA A Inspiração dos Testamentos

53 TESTE 01 A palavra Bíblia vem do grego Biblos, que quer dizer livros.
A base teológica para o N.T está no A.T. O A.T está dividido nas seguintes seções: Pentateuco; Históricos; Epístolas e Profetas. As Bíblias sempre foram divididas em Capítulos e Versículos. O A.T é composto por 38 livros e o N.T por 27 livros. As Bíblias antigas não eram divididas em capítulos e versículos. Para facilitar, Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos em 1227 d.C. e Robert Stephanus acrescentou a divisão em versículos em 1548 (AT) e 1551 D.C. (NT) A.T = 39 LIVROS

54 TESTE 01 6. A Inspiração é composta por 3 elementos essenciais: Causalidade Divina; Mediação Profética e Autoridade Escrita. 7. Revelação é a compreensão dos escritos. 8. Inspiração diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos 9. A IASD acredita que a Bíblia foi ditada palavra por palavra aos seus escritores. 10. As palavras foram inspiradas e não os escritores. Iluminação é a compreensão dos escritos A Revelação O fato da comunicação divina, ou seja, é o que Deus revela ao autor bíblico.


Carregar ppt "Introdução Geral à Bíblia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google