A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS, HOJE!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS, HOJE!"— Transcrição da apresentação:

1 REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS, HOJE!

2 EMENTA DO CURSO Introdução à revelação.
Revelação e experiência de Deus. Revelação natural e religiosa. A revelação bíblica. A revelação no 1º Testamento. A revelação no 2º Testamento. A questão revelacional no Concílio Vaticano II (Dei Verbum). A revelação na Evangelii Gaudium. A revelação na Laudato Si’. A revelação na Misericordiae Vultus. Revelação e espiritualidade integral. Experimentar Deus, hoje.

3 OBJETIVOS GERAIS Levar o participante a perceber toda a vida, e particularmente sua vivência cristã, como fundamentada no gesto gratuito e amoroso de um Deus que se autocomunica.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.Apresentar dados e conceitos que permitam ao participante conhecer o processo revelacional de Deus; 2.Motivar o participante à vivência da fé revelada e alimentar sua espiritualidade. 3.Conhecer o fato revelacional e promover a vivência celebrativa do Mistério que se revela; 4.Perceber a Revelação continuada de Deus no contexto histórico em que nos encontramos.

5 BIBLIOGRAFIA BÁSCA BÍBLIA DE JERUSALÉM – Ed. Paulus 2002.
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA “DEI VERBUM” SOBRE A REVELAÇÃO – Ed. Paulinas ou Loyola. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA – Ed. Loyola. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO “EVANGELII GAUDIUM” – Ed. Paulinas ou Loyola. CARTA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO “LAUDATO SI’” LOUVADO SEJAS – Ed. Paulinas ou Loyola. BULA PAPAL DO PAPA FRANCISCO “MISERICORDIAE VULTUS” O ROSTO DA MISERICÓRDIA – Ed. Paulinas ou Loyola.

6 BIBLIOGRAFIA BÁSCIA RAHNAR, Karl. Curso Fundamental da Fé. São Paulo-SP: Paulus, 1989. HAUGHT, F. John. Mistério e Promessa, Teologia da Revelação. São Paulo: Paulus, 1998. LATOURELLE, René. Teologia da Revelação. São Paulo: Paulinas, 1995. O’ COLLINS, Gerald. Teologia Fundamental. São Paulo: Loyola, 1991. SCHILLEBEECKX, Edward. História humana, revelação de Deus. São Paulo: Paulus. MANNUCCI, Valério. Bíblia, Palavra de Deus. São Paulo: Paulus.

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA QUEIRUGA, Andrés Torres. Repensar a Revelação. São Paulo: Paulinas, 2010. THEODOR, Schneider (org.) Manual de Dogmática – Vol. I – São Paulo: Vozes, 1992. FORTE, Bruno. Teologia da história, ensaio sobre a Revelação. São Paulo: Paulus, 2009. LIBANIO, João Batista. Teologia da Revelação a partir da modernidade. São Paulo: Loyola, 1992.

8 SUGESTÃO DE LEITURA

9 COMO FALAR DE DEUS....??? A rigor bíblico-teológico só podemos falar de Deus a partir daquilo que Ele falou de Si. “Deus não é um Presente ausente”(R. Latourelle – Teologia da Revelação - Paulinas). Deus está sempre aí, atraindo, se dando, se comunicando (cf. At 17,24-28; Hb 1,1ss; CIC n.27; DV n.2).

10 REVELAÇÃO VEM DE... ....Re-velar, do latim “revelare”, cuja raiz “velum”, véu, significa literalmente sair de sob o véu. Figuradamente significa: descobrir, tirar o véu, dar a conhecer algo secreto e escondido.

11 REVELAÇÃO É AUTO-COMUNICAÇÃO
Revelação não é ditado, muito menos “o desvendar de um “enigma”. É auto comunicação de Deus (Karl Rahner) a toda criação. Deus torna-se conhecido a Si mesmo, e sua vontade (DV n.2; Ef 1,9).

12 DE QUE DEUS FALAMOS????? Do Deus-Trindade - Gn 18, 1-8
Mt 28,19; Jo 8,16; 14,26; At 10,38

13 LUGARES DA AUTO-COMUNICAÇÃO
Via Láctea O primeiro lugar onde Deus se auto-comunica é na criação. O universo com toda a sua complexidade e Mistério, guarda em si uma “mensagem”. Ele traz “as marcas” do Criador (cf. Jo 1,3; Rm 1,19-20).

14 O NOVO SISTEMA SOLAR

15 NOSSA POSIÇÃO NA VIA LÁCTEA

16 O SEGUNDO LUGAR DE REVELAÇÃO
O segundo lugar onde Deus-Trindade se re-vela é no homem. A consciência humana é lugar privilegiado de “escuta” de Deus. As faculdades do homem o tornam capaz de conhecer um Deus pessoal e relacionar-se com Ele.

17 O TERCEIRO LUGAR DE REVELAÇÃO
Nos povos e suas culturas. Em especial no povo de Isra-El Isra-El torna-se “povo escolhido”. Ex 3,1ss é o acontecimento fundante de Isra-El (cf. Hb 1,1ss; CIC 31-32)

18 O QUARTO LUGAR DE REVELAÇÃO
Jesus de Nazaré é a plenitude da Revelação. Nele, “Deus se humaniza para que o homem se divinize” (São Leão Magno) Com sua prática libertadora, Jesus nos apresenta o Plano de Deus (Lc 4,16-22)

19 JESUS É O ROSTO DA MISERICÓRDIA
Jesus é o revelador do rosto misericordioso do Pai O mistério da fé cristã parece encontrar nessas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu seu clímax em Jesus de Nazaré (Misericordiae Vultus, n.1)

20 PAZ E BEM!


Carregar ppt "REVELAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE DEUS, HOJE!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google