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Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009.

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1 Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009

2 Nada na criação de Deus é identicamente igual em similaridade, nem um caminhão cheio de japoneses. Até a nossa própria aparência é diferente. O lado esquerdo não é igual ao lado direito. 2

3 Até os gêmeos univitelinos são diferentes e as diferentes espécies de animais e plantas de uma mesma família genética comprovam que nada na natureza é identicamente igual. Infelizmente essa realidade se estabelece na igreja, mesmo a Bíblia afirmando que devemos ser todos iguais a Jesus Cristo. 3

4 Na natureza, se tudo e todos fossem iguais por certo seria um tédio. Na igreja, se todos fôssemos iguais a Jesus seria o céu, o Paraíso, não a igreja. Porém, nem mesmo as diferenças peculiares aos seres humanos, membros das igrejas, e nem mesmo as idiossincrasias de cada um justificam a falta e a quebra da comunhão cristã. 4

5 Mas infelizmente as diferenças se ressaltam e a comunhão sempre é prejudicada. Vamos analisar no texto bíblico um pouco dessas diferenças, ou seja dessas classes de cristãos, tentando encontrar de Deus os meios e os caminhos facilitadores e promotores de comunhão amorosa na igreja local. 5

6 1. Os cristãos carnais – 1 Coríntios 3.1: Por incrível que possa nos parecer existem pessoas que são salvas, não podemos combater isso, mas que ainda são carnais. Pessoas salvas, membros de igreja, mas carnais. 6

7 O termo carnais tem o significado de “feito de carne” e, por isso, fraco e pecaminoso. Ou seja, os cristãos carnais ainda são servos dos desejos e dos interesses da carne e, por isso, são mais voltados para o pecado do que para a santidade, e são mais propensos aos conflitos do que à comunhão em amor. 7

8 2. Os cristão crianças em Cristo – 1 Coríntios 3.1-2: Jesus mesmo falou da conversão usando a figura do “nascer de novo”, João 3.3. A salvação opera o milagre do novo nascimento e iniciamos como bebês a jornada da fé, mas devemos crescer na busca da maturidade em Cristo, Efésios 4.14-15. 8

9 Mas, em Corinto, ainda existiam muitos irmãos crianças em Cristo. O que é de assustar é o fato de que Paulo chegou em Corinto provavelmente na primavera de 50 D.C., deixando a igreja ali organizada por no início do ano 51 D.C., porém, a carta só foi escrita entre 53 e 54 D.C. 9

10 Isso quer dizer que, quatro anos depois de Paulo ter passado 18 meses em Corinto ensinando a Bíblia, ainda havia na igreja irmãos que não tinham nenhuma maturidade espiritual. Eram imaturos como criancinhas bem infantis em Cristo, na doutrina, na ética cristã, na fé, na espiritualidade, na eclesiologia e nos relacionamentos. 10

11 As atitudes das crianças imaturas quase sempre são sobrecarregas de egocentrismo e de egoísmo, não permitindo a partilha e a interatividade necessárias à comunhão amorosa. 11

12 Hoje paramos por aqui. Daremos continuidade a este estudo na próxima oportunidade. Ore para que você não esteja dentre estes dois tipos de cristãos que estudamos hoje, que não promovem, que dificultam e que não se permitem à comunhão. Amém. 12


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