A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alvenaria Estrutural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alvenaria Estrutural."— Transcrição da apresentação:

1 Alvenaria Estrutural

2 Principais características da alvenaria estrutural com blocos de concreto:
Sistema construtivo de fácil execução Oferece significativa redução de custos, pois reduz o uso de armaduras e fôrmas e utiliza processos racionalizados Propicia obras limpas, rápidas e extremamente seguras O bloco de concreto, em comparação com outros artefatos, tem precisão dimensional e a possibilidade de oferecer várias faixas de resistência para diferentes tipologias de obra

3

4 Principais Componentes da Alvenaria Estrutural:
Blocos de Concreto ou Cerâmico; Aço; Argamassa de Assentamento; Graute;

5 Projeto - Modulação pra Alvenaria estrutural

6 Projeto - Modulação pra Alvenaria estrutural

7 COMPONENTES DO PROJETO
Planta de 1ª e 2ª Fiada para locação Cotas acumuladas Elétrico e hidráulico na planta Elevações em Escala 1:25 Numerar fiadas 1ª. fiada abaixo da elevação Especificações dos Blocos Traços de Argamassa e Graute

8 CONTROLE TECNOLÓGICO

9 CONTROLE TECNOLÓGICO NBR 6136/2006 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos NBR 8215/1983 – Prisma de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural – Preparo e ensaio à compressão NBR 8798/1985 – Execução e controle de obras em alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto NBR 8949/1985 – Paredes de alvenaria estrutural – Ensaio à compressão simples NBR 10837/1989 – Cálculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto

10 Blocos de Concreto para Alvenaria Estrutural

11 Aplicação dos blocos estruturais

12 1º Passo – Definição dos Eixos para Marcação
O eixo da edificação, que divide ao meio a laje sobre a qual a parede de alvenaria será executada, orienta a marcação da primeira fiada de blocos. As ferragens em espera também indicam onde os blocos serão posicionados.

13 2º Passo – Marcação 1ª Fiada
A marcação da primeira fiada, a partir dos cantos, é feita com linhas; a argamassa é aplicada diretamente na base.

14 3º Passo – Marcação dos Pontos de Grauteamento
O projeto indica onde deverá ser feito o grauteamento e a posição dos blocos de intersecção e compensadores Os orifícios dos blocos atravessados por ferragens serão grauteados, formando pilaretes. O recorte na parte inferior funciona como janela de inspeção do grauteamento.

15 4º Passo – Instalações Elétricas e Hidráulicas
O projeto indica por onde os eletrodutos e a tubulação hidráulica passarão. Basta encaixá-los aos orifícios dos blocos, assim como se fez com as barras de aço.

16 5º Passo – Assentamento dos Blocos
O projeto indica o formato e a posição exata de cada bloco, inclusive dos compensadores, usados nos cantos para propiciar amarração à alvenaria. Assim como os demais blocos, cada peça recebe duas faixas paralelas de argamassa de assentamento, com 1 cm de espessura cada.

17 6º Passo – Nivelamento e esquadro
O alinhamento deve ser verificado continuamente com a régua. Também é importante checar o esquadro.

18 7º Passo – Encontros Verticais
Quando os cantos estão prontos, as linhas são esticadas e todo o perímetro é fechado até a sétima fiada, altura em que começam a ser feitos os grauteamentos verticais (pilaretes) e horizontais (contravergas). Daí para cima, os processos se repetem até chegar à altura final da parede.

19 8º Passo – Grauteamente das Canaletas
Na região dos vãos onde serão instaladas as esquadrias, são assentados blocos tipo canaleta que, depois de receberem barras de aço e graute, farão as vezes de contravergas.

20 9º Passo – Pontos de Intersecção (Vedação)
Nos pontos de intersecção da alvenaria estrutural com paredes de vedação, é previsto o uso de ferros-cabelo ou telas, responsáveis por promover a amarração entre as paredes.

21 10º Passo – Lajes A instalação da laje é realizada com o auxílio de blocos do tipo “Canaleta”. As mais utilizadas são as “J” e “U”. Podem ser utilizados vários tipos de laje, conforme definido no projeto.

22 11º Passo – Acabamento das Instalações
As instalações hidráulicas podem ser fornecidas em kits que, encaixados sob as lajes, são ocultos pelo forro. Os pontos de elétrica são cortados diretamente nos blocos com serra copo. A caixa de elétrica é afixada e os eletrodutos cortados para passagem de cabos e fios elétricos.

23 VANTAGENS DO PROCESSO Eliminação das etapas de moldagem dos pilares e vigas Redução de armaduras Redução de formas Revestimentos finos Redução dos Resíduos


Carregar ppt "Alvenaria Estrutural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google