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EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO E CRESCIMENTO DAS CIDADES INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

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Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO E CRESCIMENTO DAS CIDADES INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO E CRESCIMENTO DAS CIDADES INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

2 Sistemas e Modos de Transportes CONTEUDO CONTEUDO EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO; EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO; CRESCIMENTO DAS CIDADES; CRESCIMENTO DAS CIDADES; Transporte com Tracção Humana e Animal Transporte com Tracção Humana e Animal Carris com Tracção Mecânica Carris com Tracção Mecânica 0 Onibus Eléctrico 0 Onibus Eléctrico O Transporte Urbano Sobre Trilhos O Transporte Urbano Sobre Trilhos As balsas ou Ferryboats As balsas ou Ferryboats O Aparecimento do Automóvel O Aparecimento do Automóvel A Bicicleta e a Motocicleta A Bicicleta e a Motocicleta

3 Sistemas e Modos de Transportes EVOLUÇAO DO TRANSPORTE URBANO EVOLUÇAO DO TRANSPORTE URBANO esta directamente relacionada a evolução dos meios de transporte, A história do desenvolvimento urbano esta directamente relacionada a evolução dos meios de transporte, seja no que diz respeito a localização da cidade, seja quanto aos seus aspectos de organização interna. proximidade das rotas de transporte e a existência de recursos naturais. A localização das cidades sempre esteve ligada a proximidade das rotas de transporte (rios, estradas, etc.), embora outros aspectos também exerçam um papel significativo, tais como considerações estratégicas e a existência de recursos naturais.

4 Sistemas e Modos de Transportes CRESCIMENTO DAS CIDADES CRESCIMENTO DAS CIDADES O crescimento das cidades esteve restrito durante muito tempo a dois factores: -O fornecimento de suprimentos básicos (alimentos e combustíveis). -A distância máxima que podia ser vencida a pé pelo homem para chegar ao local de trabalho. Desse modo, houve limitação no crescimento das cidades devido ao deficiente transporte urbano, a um raio de 5 km. Cidades próximas de rotas aquáticas chegaram a ter 700.000 habitantes no auge de seu desenvolvimento (Roma e cartago).

5 Sistemas e Modos de Transportes CRESCIMENTO DAS CIDADES CRESCIMENTO DAS CIDADES resultado da revolução industrial e a introdução de novas tecnologias energia animal por outros que utilizavam a energia mecânica A partir do século XIX, como resultado da revolução industrial e a introdução de novas tecnologias, houve a substituição dos modos de transportes que faziam uso da energia animal por outros que utilizavam a energia mecânica, aumentando a facilidade de locomoção e permitindo que maiores distâncias pudessem ser percorridas em um menor espaço de tempo e com menor esforço.

6 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal nas cidades era realizado a pé Antes do século XVII, o deslocamento das pessoas nas cidades era realizado a pé, montado em animal ou em carruagem própria puxada por animais, que só os muito ricos possuíam. os primeiros serviços de transporte público urbano, embora para uma camada da sociedade com recursos financeiros elevados. As carruagens de aluguer puxadas por animais, que surgiram nas cidades de Londres em 1600 e Paris em 1612, podem ser considerados os primeiros serviços de transporte público urbano, embora para uma camada da sociedade com recursos financeiros elevados.

7 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal Em 1617 em Paris e 1634 em Londres, apareceu o transporte através de caravanas de aluguer, ou seja, uma espécie de cadeira coberta onde se sentava o passageiro, sustentada por dois longos varais e normalmente conduzida por dois homens.

8 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal primeiro serviço regular de transporte publico Em 1662, quando Paris já contava com aproximadamente 150 mil habitantes, o matemático francês Blaise Pascal organizou o primeiro serviço regular de transporte publico, formado por cinco linhas com itinerários fixos e horários predeterminados. O serviço era realizado por carruagens com 8 lugares, puxadas por cavalos e distribuídas em 5 linhas.

9 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal Em 1826 foi criado em Nantes, na Franca, uma linha de transporte publico que ligava a cidade a uma casa de banhos (turcos). O veiculo utilizado era uma carruagem com comprimento e capacidade bem maior que as existentes na época, e que foi denominado "omnibus", que significa "para todos" em Latim. Nessa mesma época surgiram veículos de transporte tipo "omnibus" com capacidade entre 10 e 30 passageiros, operando em rotas predefinidas, em diversas outras cidades: Bordeaux, Nova Iorque, Londres, Paris, etc.

10 Sistemas e Modos de Transportes Omnibus. A origem desse nome deve-se ao local de paragem das carruagens em frente a uma loja de um chapeleiro de Nantes, cujo letreiro era "Omnes Omnibus", em referência ao nome do proprietário, ou seja, "Omnes para todos".

11 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal O aparecimento quase simultâneo do transporte público em várias cidades deve-se a revolução industrial. A produção de bens, ate então feita de forma artesanal ou semi-artesanal nas próprias casas com ferramentas rudimentares, passou a ser realizada com a ajuda de máquinas e ferramentas especiais que ficavam nas fabricas, obrigando, com isso, os trabalhadores a se deslocarem diariamente de suas casas as fabricas.

12 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal Ainda na primeira metade do século XIX, em Nova Iorque no ano de 1832, surgiram os primeiros Carris (veículos que se movem sobre trilhos) puxados por animais, tais como cavalos e/ou, burros. A grande vantagem dos Carris sobre os “omnibus" era a menor resistência ao movimento e o rodar mais suave propiciado pelo rolamento de roda de aço sobre trilho de aço. A menor resistência ao movimento permitiu a utilização de veículos de maior tamanho e o desenvolvimento de velocidades maiores (até 7 km/h em média, contra 5 km/h dos "omnibus"), contando com o mesmo número de animais na tracção.

13 Sistemas e Modos de Transportes Carris puxado por burros.

14 Sistemas e Modos de Transportes O Principio: Transporte com Tracção Humana e Animal A inexistência de vibrações e solavancos aumentou o conforto dos passageiros e a vida útil dos veículos. Economicamente, a maior velocidade e o aumento da vida útil compensavam o gasto com a implantação dos trilhos. No inicio do século XX, nas grandes cidades do mundo, diversas modalidades de transporte passaram a ser utilizadas com maior intensidade.

15 Sistemas e Modos de Transportes O aparecimento do Carris com Tracção Mecânica O aparecimento do Carris com Tracção Mecânica Muitas tentativas foram feitas para se equipar os Carris com tracção mecânica. A utilização de propulsão a vapor, como nas locomotivas, chegou a ser utilizada em algumas cidades, porém sem sucesso. O primeiro sistema que efectivamente apresentou resultado satisfatório foi o Carris movido a cabo, inaugurado no ano de 1873 em São Francisco - EUA. Um cabo de aço era mantido permanentemente em movimento, num canal estreito feito no pavimento entre os trilhos, accionado por grandes motores a vapor em cabines situadas nos extremos das linhas. A grande vantagem da tracção por cabo em relação a tracção animal foi a possibilidade do desenvolvimento de maiores velocidades médias, 15 km/h.

16 Sistemas e Modos de Transportes Carris com Tracção Mecânica Carris com Tracção Mecânica

17 Sistemas e Modos de Transportes O aparecimento do Carris com Tracção Mecânica Na última década do século XIX surgiu o Carris propulsionado através de motor eléctrico, com a energia sendo conduzida inicialmente através dos trilhos (o que era bastante problemático pois os trilhos energéticos ficavam no meio da rua) e logo depois por cabo aéreo. A primeira linha efectivamente bem sucedida começou a funcionar em 1888 nos EUA. As grandes vantagens do Carris com tracção eléctrica comparada com a tracção por cabo era o menor custo de operação e a maior segurança. A velocidade média era praticamente a mesma. O Carris eléctrico foi um grande sucesso na época, tendo permanecido durante muitos anos como o principal meio de transporte urbano utilizado no mundo.

18 Sistemas e Modos de Transportes

19 O Surgimento do Onibus com Tracção Mecânica Por volta de 1890, os primeiros onibus ("omnibus" com propulsão mecânica) movidos com gasolina começaram a ser utilizados em inúmeras cidades da Alemanha, Franca e Inglaterra. Nos Estados Unidos os primeiros onibus com gasolina começaram a circular em 1905 na cidade de Nova Iorque. Por volta de 1920 começaram a operar os primeiros onibus movidos a diesel, inicialmente na Alemanha e, logo depois, na Inglaterra. Também nessa época começaram a ser utilizados nos onibus rodas pneumáticas ate então só usadas nas bicicletas, desde 1888, e nos automóveis, desde 1900.

20 Sistemas e Modos de Transportes O Surgimento do Onibus com Tracção Mecânica menor custo subestações de energiatrilhos e cabos eléctricostotal flexibilidade nas rotas maior confiabilidade A partir dai o onibus passou a substituir o carris no transporte urbano, em razão das suas inúmeras vantagens: menor custo (não necessidade de subestações de energia, trilhos e cabos eléctricos), total flexibilidade nas rotas (era possível desviar de trechos de vias bloqueados devido a incidentes ou execução de serviços) e maior confiabilidade, por não depender do fornecimento de energia eléctrica, que apresentavam interrupções frequentes naquela época. Com o passar do tempo novas inovações tecnológicas foram sendo incorporadas aos onibus, até se chegar aos veículos modernos que constituem o principal modo de transporte público urbano actualmente empregado no mundo (mais de 90% do transporte público urbano é realizado por onibus).

21 Sistemas e Modos de Transportes Onibus a gasolina e a diesel e com pneumáticos

22 Sistemas e Modos de Transportes 0 Onibus Eléctrico 0 Onibus Eléctrico A primeira linha regular de “trolebus” data de 1901, em Paris. A partir dai muitas cidades europeias começaram a operar trolebus em algumas linhas. Nos Estados Unidos, o emprego de onibus eléctrico começou mais intensamente a partir de 1925, em muitos casos com o aproveitamento da rede eléctrica dos carris. O apogeu do uso de “trolebus” no mundo ocorreu por volta de 1950, quando muitas cidades utilizavam esse modo de transporte. A partir de 1950 o uso do “trolebus” foi sendo reduzido no mundo todo. rigidez das rotascusto de operação menor confiabilidade massificação do uso do automóvel Diversos factores contribuíram para o declínio do “trolebus”: a rigidez das rotas, o custo de operação maior que o do onibus a diesel, a menor confiabilidade em relação aos onibus diesel e a massificação do uso do automóvel nos países ricos, sobretudo nos Estados Unidos.

23 Sistemas e Modos de Transportes O Transporte Urbano Sobre Trilhos O Transporte Urbano Sobre Trilhos Outra modalidade de transporte urbano que sempre teve papel relevante é o transporte ferroviário do tipo metro e comboio convencional. A utilização dos comboios convencionais para o transporte urbano de pessoas começou na segunda metade do século XIX, quando algumas cidades do mundo já eram de grande tamanho. Nessas cidades passou a ser viável para as empresas ferroviárias pararem os seus comboios nos subúrbios, para pegarem ou deixarem passageiros, sobretudo nos horários de entrada e saída das pessoas dos seus locais de trabalho, situados, na sua maioria, nas regiões centrais das cidades.

24 Sistemas e Modos de Transportes Comboio eléctrico e a vapor

25 Sistemas e Modos de Transportes O Transporte Urbano Sobre Trilhos O Transporte Urbano Sobre Trilhos Esse tipo de transporte experimentou um crescimento mais acelerado quando do advento das locomotivas eléctricas. A maior potência destas permitiu que o espaçamento entre estacões nas regiões suburbanas se tomasse menor e a velocidade dos trens maior, trazendo, com isso, maior facilidade de viagem para os usuários e induzindo a uma maior ocupação dessas áreas, gerando assim mais viagens. O transporte tipo metro (em essência uma ferrovia subterrânea ou elevada) começou em 1863 em Londres, com uma linha subterrânea para minorar o congestionamento na região central da cidade nos horários de maior movimento. Pela mesma razão, Nova Iorque construiu a sua primeira linha elevada em 1868. Ambos os sistemas eram propulsionados com locomotivas a vapor.

26 Sistemas e Modos de Transportes O Transporte Urbano Sobre Trilhos O Transporte Urbano Sobre Trilhos Com o surgimento das locomotivas eléctricas no final do século XIX, que eliminava os inconvenientes da propulsão a vapor, os sistemas de metro se expandiram e multiplicaram nas grandes cidades do mundo. Por volta de 1930, já havia metro em praticamente todas as grandes cidades do mundo desenvolvido. O primeiro sistema de metro do mundo com propulsão eléctrica foi implantado em 1890 em Londres. Embora apresentando custos de implantação extremamente elevados, o metro e o sistema de transporte mais indicado nas grandes cidades para evitar o colapso do transito na superfície.

27 Sistemas e Modos de Transportes

28 As balsas ou Ferryboats Uma outra modalidade de transporte urbano muito importante no passado foram as balsas, conhecidas como "ferryboats' e também chamadas na França de "bateu-omnibus". Como o desenvolvimento tecnológico da época não possibilitava a construção de grandes pontes, a transposição de rios, lagos e braços do mar era feita a um custo muito baixo com balsas, permitindo, assim, que as cidades crescessem para além das barreiras aquáticas.

29 Sistemas e Modos de Transportes

30 O Aparecimento do Automóvel O Aparecimento do Automóvel Até por volta de 1920, o transporte público era, praticamente, a única alternativa de transporte de passageiros nas cidades. Com o surgimento do automóvel no inicio do século e o seu aperfeiçoamento, o transporte colectivo foi sendo substituído pelo transporte individual, principalmente nos países desenvolvidos. A intensificação do uso do automóvel deve-se as seguintes razões: redução do preço devido ao aumento da produção (economia de escala) que permitiu que cada vez mais pessoas pudessem adquiri- los; total flexibilidade de uso no tempo e no espaço, já que o proprietário escolhe o caminho e a hora da partida; possibilidade de deslocamento porta a porta sem necessidade de caminhada; privacidade e "status" conferido pela posse do veiculo. A intensificação do uso do automóvel deve-se as seguintes razões: redução do preço devido ao aumento da produção (economia de escala) que permitiu que cada vez mais pessoas pudessem adquiri- los; total flexibilidade de uso no tempo e no espaço, já que o proprietário escolhe o caminho e a hora da partida; possibilidade de deslocamento porta a porta sem necessidade de caminhada; privacidade e "status" conferido pela posse do veiculo.

31 Sistemas e Modos de Transportes O Aparecimento do Automóvel O Aparecimento do Automóvel Nos Estados Unidos houve uma massificação do uso do automóvel, de tal forma que após 1930 a percentagem de viagens realizadas pelo modo privado ultrapassou a percentagem de viagens realizadas pelo modo publico. Embora não em proporções tão grandes, esse fenómeno ocorreu em todos os países do mundo desenvolvido.

32 Sistemas e Modos de Transportes

33 A Bicicleta e a Motocicleta A Bicicleta e a Motocicleta Outras modalidades de transporte urbano também há muito tempo vem sendo utilizadas, tais como as bicicletas e as motocicletas. A bicicleta foi inventada na Inglaterra, inicialmente sem corrente e pedais, passando a utilização de pedais na roda dianteira, e chegando a um modelo próximo do actual, inclusive com uso do pneumático, no final do século XIX. Outras modalidades de transporte urbano também há muito tempo vem sendo utilizadas, tais como as bicicletas e as motocicletas. A bicicleta foi inventada na Inglaterra, inicialmente sem corrente e pedais, passando a utilização de pedais na roda dianteira, e chegando a um modelo próximo do actual, inclusive com uso do pneumático, no final do século XIX. Desde essa época ate a segunda década do século XX, a bicicleta foi bastante utilizada como meio de transporte urbano, em razão do seu baixo custo, total flexibilidade de uso no tempo e no espaço e possibilidade de efectuar o transporte porta a porta. A partir da década de 1930, a utilização das bicicletas passou a ser menor nos países desenvolvidos devido a massificação do uso do automóvel. Nos últimos tempos seu uso tem aumentado novamente nesses países em razão da propaganda dos movimentos ecológicos, que consideram a bicicleta o modo de transporte ecologicamente correcto, por ser não poluente e não consumir combustível. Já nos países em desenvolvimento, a bicicleta sempre foi e continua sendo um meio de transporte largamente utilizado, sobretudo nas cidades planas. A partir da década de 1930, a utilização das bicicletas passou a ser menor nos países desenvolvidos devido a massificação do uso do automóvel. Nos últimos tempos seu uso tem aumentado novamente nesses países em razão da propaganda dos movimentos ecológicos, que consideram a bicicleta o modo de transporte ecologicamente correcto, por ser não poluente e não consumir combustível. Já nos países em desenvolvimento, a bicicleta sempre foi e continua sendo um meio de transporte largamente utilizado, sobretudo nas cidades planas.

34 Sistemas e Modos de Transportes A Bicicleta e a Motocicleta Menos utilizados no passado, mas com uso intenso no presente, são as motorizadas. Embora o preço seja maior que o da bicicleta, estes veículos não exigem o dispêndio de energia humana e permitem o desenvolvimento de velocidades maiores. O uso de motorizadas e similares tem sido grande nos países tropicais, favorecido pelo clima ameno durante todos os meses do ano.

35 Sistemas e Modos de Transportes Bicicletas no século XIX. (a) sem correntes e pedal; (b) velocipede com pedal; (c) com pneumáticos

36 Sistemas e Modos de Transportes DÚVIDAS / ESCLARECIMENTOS


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