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Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda.

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Apresentação em tema: "Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda."— Transcrição da apresentação:

1 Aula III – MAK0132 Modernismo, Bidimensionalidade, Vanguarda

2 Raymond Williams (1989) sobre “Moderno” e “Modernismo” Termo “Moderno” – Usado, pela primeira vez, no final do século XVI como um equivalente de “agora” ↓ No início do século XVII, em Roma, o termo reaparece no contexto da querela dos Antigos vs. os Modernos – No século XVIII, aparece como um equivalente de atualização e aperfeiçoamento – Ruskin, 1846: o termo aparece em Modern Painters para designar uma atualização artística, mas que fosse fiel à natureza (Realismo) – considerar também um contemporâneo do autor inglês: Baudelaire, 1863, em O pintor da vida moderna ↓ Rapidamente passa a significar o presente/contemporâneo

3 'Modernismo', como título de um momento e um movimento cultural inteiro, tem sido retrospectivo como um termo geral desde os anos 1950, assim fazendo fracassar a versão dominante de 'moderno' ou mesmo 'absolutamente moderno' entre, digamos, 1890 e 1940. Raymond Williams

4 (…) Alguma coisa decisiva aconteceu na história da arte mais ou menos à época de Manet que determinou outro curso para a pintura e outras artes. Talvez esta transformação pode ser descrita como um tipo de ceticismo, ou pelo menos incerteza, sobre a natureza da representação na arte. (…) Em geral, os termos do modernismo não podem ser concebidos separadamente de alguns projetos específicos – tentativas específicas de significado – através dos quais são definidos. Um exemplo deste clichê seria a notória história do modernismo preocupada com a 'bidimensionalidade' [flatness]. T. J. Clark

5 T.J. Clark – 'flatness' [Bidimensionalidade] Entre 1860 e 1918 (para Clark): momento em que a habilidade da vanguarda foi muito rica em atribuir valores complexos e compatíveis à bidimensionalidade 'FLATNESS': – análogo a “popular”; ideia de que a pintura é um trabalho manual honesto – modernidade; duas dimensões de pôsteres, etiquetas, gravuras de moda, fotografias – Uma não-ruptura da superfície (Cézanne); uniformidade do olhar ele mesmo; forma de nosso conhecimento das coisas


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