A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRISE ATUAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1929 e 2010 Professor: Joubert Cordeiro Lisboa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRISE ATUAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1929 e 2010 Professor: Joubert Cordeiro Lisboa."— Transcrição da apresentação:

1 A CRISE ATUAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1929 e 2010 Professor: Joubert Cordeiro Lisboa

2 DEFINIÇÃO DA CRISE DE 1929: Grande depressão econômica que teve início em 1929, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial; Considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX; Causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do PIB (Produto Interno Bruto), da produção industrial e nos preços das ações em diversos países no mundo.

3 CONTEXTO AMERICANO PÓS 1ª GUERRA: Nova posição americana frente ao mercado europeu (credores de vários países); Crescimento do mercado interno americano (Lucro com a exportação de alimentos e produtos industrializados aos países aliados); Falsa aparência de bem estar (“modo de vida americano”); Incentivo ao crédito (euforia).

4 MOTIVO BÁSICO PARA A CRISE: O mercado europeu do pós-guerra adotou tarifas protecionistas para se reerguer; Com a retração do consumo na Europa, as indústrias norte- americanas não tinham mais para quem vender.

5 CONSEQUÊNCIAS: Queda de exportações + Superprodução + Menor lucro + Diminuição da produção + Desemprego+ Baixa do consumo interno QUEBRA DA BOLSA DE NOVA YORK EM 1929

6 QUEBRA DA BOLSA DE NOVA YORK EM 1929: 24 de outubro de 1929: os preços das ações na Bolsa de Nova Iorque despencaram; 29 de outubro de 1929: Cerca de 16,4 milhões de ações foram postas à venda na (Terça-Feira Negra), resultando em uma queda de 80% dos preços; Resultado: Milhares de pessoas que tinham todas as suas riquezas na forma de ações perderam tudo.

7 CORRIDA AOS BANCOS (NOVA IORQUE)

8 A fotografia norte- americana é uma das mais famosas dos anos 30, mostrando Florence Thompson (32 anos), mãe de sete crianças, na Califórnia em 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família. Seu marido havia perdido seu emprego em 1931, e falecido no mesmo ano.

9 Casal de agricultores norte-americanos durante a grande depressão.

10 Família desempregada, vivendo em condições miseráveis na Califórnia.

11 CONSEQUÊNCIAS DA GRANDE DEPRESSÃO NOS EUA Fazendeiros deixam de pagar dívidas contraídas em instituições financeiras; Investidores temendo uma possível falência bancária, removeram fundos investidos; Instituições bancárias foram fechadas, totalizando 14 mil; Altas taxas de desemprego; Grandes índices de suicídios.

12 NÚMEROS DA DEPRESSÃO (DESEMPREGADOS) Estados Unidos – 27%; Inglaterra – 23%; Suécia – 24%; Áustria – 29%; Noruega – 31%; Dinamarca – 32%; Alemanha – 44%.

13 ENQUANTO ISSO NO BRASIL... Deixamos de vender milhões de sacas de café para o mercado norte-americano; Milhares de sacas de café foram destruídas (falência dos cafeicultores); O enfraquecimento econômico da oligarquia cafeeira desmontou a República Velha (Início da Era Vargas).

14 NEW DEAL (NOVO ACORDO) Franklin Delano Roosevelt - 32º presidente dos EUA (1933-1945)

15 CURIOSIDADES SOBRE ROOSEVELT: Conseguiu esconder tão bem sua deficiência (poliomielite) que muitos nunca souberam que ele usava aparelhos ortopédicos e cadeira de rodas; Realizou quatro mandatos e morreu durante o último; Primeiro e único presidente a conseguir mais de dois mandatos nos EUA; Enfrentou o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial; Foi o primeiro presidente norte-americano a aparecer na televisão.

16 PRINCIPAIS MEDIDAS DO NEW DEAL: Intervenção do Estado na economia; Investimentos públicos (estradas, pontes, hospitais e escolas); Melhor distribuição de renda, objetivando a absorção do mercado; Diminuição do volume de produção da agricultura e da indústria (impedindo o ressurgimento da superprodução).

17 A CRISE DE 1929 E O ATUAL CONTEXTO ECONÔMICO: Muitos analistas tentam encontrar semelhanças entre a crise financeira atual e a Crise de 1929. A rigor existe apenas uma grande semelhança entre a crise atual e a de 1929: ambas foram causadas pelo Estado.

18 LÁ FORA A CRISE É FEIA: Em feira de emprego, chineses apresentam suas credenciais na tentativa de encontrar trabalho: desemprego em alta no mundo inteiro.

19 Como o Brasil tem optado há anos por pagar antecipadamente seus débitos com o FMI e acumulado reservas que atingiam duzentos e oito bilhões de dólares quando a crise começou, a economia brasileira encontra-se numa posição bem mais confortável para enfrentar essa tempestade mundial do que em crises anteriores.

20 Desfile de coleção brasileira de biquínis em Nova York: exportações diversificadas reduzem o contágio internacional

21 ASSISTA!


Carregar ppt "A CRISE ATUAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1929 e 2010 Professor: Joubert Cordeiro Lisboa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google