A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”"— Transcrição da apresentação:

1 Múltiplas Inteligências Comenius 2012-2014 “My Future Is up To me”
Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado Dezembro de 2012

2 “O primeiro passo para se obter algo mais na vida é este: decida o que quer”.
Autor: Bem Stein "My Future is Up to me"

3 O que significa dizer que uma pessoa é inteligente?
O que é a inteligência? O que significa dizer que uma pessoa é inteligente? Como saber se uma pessoa é inteligente? "My Future is Up to me"

4 “ Eu não falhei, apenas descobri 10.000 maneiras que não funcionam”
Autor: Thomas Edison "My Future is Up to me"

5 Inteligência: A inteligencia é a habilidade de resolver problemas e de criar productos em uma grande variedade de contextos. "My Future is Up to me"

6 "My Future is Up to me"

7 Conceito de Inteligência
Antes Única Innata Invariable Quantificable Depois Diversa Desenvolupable Capacitat/habilitat Pot variar segons les experiències "My Future is Up to me"

8 Teorías de Múltiplas Inteligencias
Howard Garner: “.. os seres humanos têm mais de uma inteligencias…” Existem 8 inteligencias que todos nos temos desenvolvidas em maior ou menos grau. "My Future is Up to me"

9 Múltiplas Inteligências
"My Future is Up to me"

10 Características Actuam de maneira independente e única em cada pessoa;
Necesitamos de todas; Todas são igualmente importantes; Interatuam entre si; pode-se potenciar/desenvolver/investir. "My Future is Up to me"

11 Inteligência – linguística
-Manifesta-se através da liguagem oral/escrita; - As crianças que se destaquem nesta inteligencias gostam de: ler, escrever, explicar historias, participar em debates; jogar jogos de palavras… "My Future is Up to me"

12 Inteligência Lógico - Matemática
-capacidade de analizar problemas, realizar operações matemáticas; - as pessoas que se destacam nesta inteligencia gostam: dos números e de combinaçoes/operações com eles, gostam de experimentar perguntar e resolver problemas "My Future is Up to me"

13 Inteligência Espacial -Visual
- capacidade para perceber e visualizar o mundo visual e espacial. - as pessoas que se destacam nesta inteligencia gostam: aprender atraves de imagens e fotografías, desenhar pintar, visualizar, pensar com as imagens, etc… "My Future is Up to me"

14 Inteligência Músical - capacidade para apreciar, criticar , transformar e expressar as formas musicais , sensibilidade ao ritmo, ao tom e ao timbre. - as pessoas que se destacam nesta inteligencia gostam: cantar, assobiar, entonar melodías com a boca fechada…. "My Future is Up to me"

15 Inteligência Naturalista
capacidade para compreender o mundo natural/ ambiental e trabalhar eficazmente nele; as pessoas que se destacam nesta inteligencia gostam de: obervar, clasificar, categorizar, têm uma grande interesse pelo mundo e pelos fenómenos naturais; "My Future is Up to me"

16 Inteligência Corporal
- capacidade para controlar os movimentos do proprio corpo e utilização de objectos com grande destreza; As pessoas que se destacam nesta inteligencia gostam: dançar, correr, saltar, tocar, construir, gesticular… "My Future is Up to me"

17 Inteligência Intrapessoal
- capacidade para aceder aos sentimentos próprios, e compreende-los por si proprio, e utilizar essa informaçao na regulação/gestao da própria vida; - as pessoas que se destacam nesta inteligencia gostam: sonhar, reflexionar, planificar, establecer metas… "My Future is Up to me"

18 Inteligência Interpessoal
- capacidade para entender e responder de maneira adequada aos diferentes estados de ânimo; -As pessoas que se destacam nesta inteligência gostam: trocar ideias com os seus companheiros, dirigir, organizar, relacionar-se, mediar quando surgem conflitos. "My Future is Up to me"

19 “A maior aventura de um ser humano é viajar, e a maior viagem que alguém pode empreender é para dentro de si mesmo.” Augusto Cury "My Future is Up to me"

20 Características dos Hemisférios do Cérebro
"My Future is Up to me"

21 Hemisfério Esquerdo Lógico Analítico Sequencial Linguagem/ Oratória
Verbal Pensamento abstrato "My Future is Up to me"

22 Hemisfério Direito Global Intuitivo Não verbal Qualitativo
Pensamento concreto Não entendimento de regras Artístico Criatividade Frequente uso de emoções "My Future is Up to me"

23 Estilos de Aprendizagem
Modelos Estilos de Aprendizagem Tipo de inteligência – Gardner: Lógico-matemático Linguístico-verbal Corporal-kinestésico Espacial Musical Interpessoal Intrapessoal naturalista Hemisférios cerebrais: Lógico Holístico Sistema de representação: Visual Auditivo Kinestésico “A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.” D. Hélder Câmara "My Future is Up to me"

24 Teste de múltiplas inteligências
"My Future is Up to me"

25 LEITURA DOS RESULTADOS:
Se obtiver a maioria das respostas na tabela do Estilo de Aprendizagem Visual: Aprende melhor vendo as palavras escritas em livros e manuais ou no quadro. Lembra-se e percebe a matéria melhor se observar esquemas ou ler resumos. Não necessita tanto de explicações verbais e pode frequentemente aprender sozinho, lendo. Deve tirar apontamentos na aula se quiser lembrar-se da informação. "My Future is Up to me"

26 Se obtiver a maioria das respostas na tabela do Estilo de Aprendizagem Auditivo:
Aprende melhor ouvindo o professor na aula. Pode-se lembrar da matéria lendo em voz alta, em especial quando estiver a fazer novas aprendizagens. Beneficiará se ouvir gravações e debates na aula, bem como se conversar sobre a matéria com o professor ou com colegas. "My Future is Up to me"

27 Se obtiver a maioria das respostas na tabela do Estilo de Aprendizagem Cinestésico:
Aprende melhor usando a experimentação, e pela envolvência física em tarefas da sala de aula. Pode-se lembrar da matéria se participar ativamente em atividades, for a visitas de estudo ou interagindo em jogos teatrais em sala de aula. Uma combinação de estímulos – por exemplo uma gravação de voz combinada com uma atividade corporal irá ajudá-lo nas aprendizagens. "My Future is Up to me"

28 Autor: Galileu Galilei
“Não se pode ensinar nada às pessoas, apenas ajudá-las a descobrir por elas próprias” Autor: Galileu Galilei "My Future is Up to me"

29 Conclusão Tomo consciencia dos meus pontos fortes e das minhas debilidades; Melhoro a mina autoestima; Inicío um compromisso de aprendizagem/e-learning; Permito-me a descubrir e a desenvolver talentos e habilidades especiais pessoais; Avanço na minha aprendizagem segundo as minhas posibilidades; Ajudo-me a tomar decisões relacionadas com o meu futuro académico e profissional. "My Future is Up to me"


Carregar ppt "Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google