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Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.

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1 Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13

2 Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Explique como sua posição geográfica se relaciona com a existência de capital necessário aos investimentos nas viagens.

3 Gabarito – 1º A EXPLICAR a RELAÇÃO entre POSIÇÃO GEOGRÁFICA e CAPITAL: Posição geográfica de Portugal / Península Ibérica / localizado nas rotas comerciais entre o Atlântico Norte e o Mediterrâneo / ponto de parada para as navegações / desenvolvimento de cidades nos portos, com comércio e serviços / consolidação de uma burguesia / existência de capital mercantil para ser aplicado nas navegações / interesse em expandir o comércio. Secundário: poucas terras férteis, tradição de navegação e da pesca

4 Questão 1º B No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Qual era a organização política portuguesa no século XV e como ela influenciou no pioneirismo das navegações?

5 Gabarito – 1º B IDENTIFICAR organização política de Portugal no séc. XV Monarquia centralizada – Estado moderno JUSTIFICAR influência do governo nas navegações Por ter formado um Estado unificado antes de todos os outros reinos europeus, Portugal conseguiu destinar parte das riquezas do Estado para a expansão marítima. A monarquia tinha interesse em financiar os empreendimentos burgueses, pois participava dos altos rendimentos das atividades mercantis. A existência do Estado unificado e de paz interna ao território, possibilitou o investimento, isto é, a participação estatal nos negócios mercantis.

6 Questão 1º C No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Indique a(s) causa(s) de apenas Portugal ter realizado o périplo africano.

7 Gabarito – 1º C INDICAR AS CAUSAS de Portugal realizar o périplo africano, isto é, realizar as rotas de navegação ao longo da costa africana em direção às Índias orientais. CAUSAS: Pioneirismo português nas navegações + Existência do tratado de navegação, o Tratado de Alcáçovas, de 1479, que determinava a área de mar navegável entre Portugal e Espanha. Apenas Portugal podia navegar ao sul das ilhas Canárias, o que garantiu a exclusividade de navegação pela costa africana em busca de um novo caminho para as Índias, pelo sul da África.

8 Questão 1º D No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico. Explique a(s) causa(s) de Portugal não ter financiado a viagem de descobrimento da América, em 1492.

9 Gabarito – 1º D EXPLICAR as CAUSAS da atitude de Portugal em relação a Colombo Portugal, durante todo o século XV, investiu no périplo africano, com o objetivo de chegar às Índias e realizar o lucrativo comércio das especiarias. Em 1488, Bartolomeu Dias cruzou o Cabo da Boa Esperança, indicando a possibilidade de chegar ao destino desejado. A proposta de Colombo (1492) ao rei português é posterior à descoberta do caminho pelo sul da África (1488) e, por ser completamente nova (caminho proposto pelo Atlântico, direção oeste), apresentava riscos de não dar lucros à monarquia lusitana. Assim, não havia interesse em descobrir outra rota, já que Portugal havia conquistado o périplo africano.


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