A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reconquista cristã É a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava a recuperação cristã das terras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reconquista cristã É a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava a recuperação cristã das terras."— Transcrição da apresentação:

1 Reconquista cristã É a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava a recuperação cristã das terras perdidas para os árabes durante a invasão da Península Ibérica. Em 711, os Árabes (que incluem sírios, egípcios, persas e berberes) a partir do Norte de África, comandados por um chefe de Tânger de nome Tarique, atravessam o estreito de Gibraltar e penetram profundamente na Península, ocupando-a quase totalmente.

2 Estátua de Pelágio das Astúrias
Os muçulmanos não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias, onde resistiram grandes povoações, e de uma delas surgiria Pelágio (ou Pelaio), que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido Estátua de Pelágio das Astúrias

3 Não se sabe muito sobre Pelágio:
Um escritor árabe coevo diz que se tratava de um galego; Um historiador moderno supõe que seria um servo que se conseguiu impor aos companheiros no período de crise que seguiu à queda da monarquia; Um outro considera-o um nativo das Astúrias; Outros autores consideram que Pelágio era duque da Cantábria, parente, segundo a tradição, do rei Rodrigo. Pelágio seria então o chefe daquele heróico grupo de montanheses que escaparam à dominação árabe da Península, refugiados nas montanhas quase inacessíveis das Astúrias.

4 Batalha de Covadonga ou Cangas de Onis
Foi a primeira grande vitória das forças militares cristãs a seguir à invasão árabe. Em 722, a vitória na Batalha de Covadonga assegurou a sobrevivência da soberania Cristã no Norte da Península Ibérica, e é considerada por muitos autores como o início da Reconquista. Seguiu-se uma prolongada guerra civil, cerca de 740, em consequência da qual as terras para o norte do Douro ficaram quase livres dos invasores.

5 Afonso I Rezam as crónicas que foi Afonso I (um chefe das Astúrias) quem reconquistou uma enorme região, que incluía toda a Galiza, o Minho, o Douro e parte da actual Beira Alta, passando os mouros a fio de espada e levando consigo, para as Astúrias, todos os cristãos que encontrou no território. Os cristãos consideravam que o seu protector era São Tiago (ainda hoje patrono da Espanha), apelidado de Santiago Matamouros

6 Os Reinos Cristãos O primeiro reino cristão foi o das Astúrias, fundado por Pelágio, mais tarde Reino de Leão. Nos princípios do século X a província de Navarra tornou-se independente, formando o Reino de Navarra. No século XI, Sancho de Navarra, rei de Navarra, anexou o condado de Castela e, por sua morte, os seus estados foram divididos pelos três filhos, sendo nessa altura os condados de Aragão e de Castela elevados à categoria de reinos. O reino de Castela coube a Fernando I, o Magno, mas este em breve se apoderou também do reino de Leão.

7 Fernando, rei de Leão e Castela, notabilizou-se na luta contra os muçulmanos recuperando muitas terras, entre as quais Coimbra (1064), alargando assim definitivamente os limites da reconquista até ao Mondego.

8 Afonso VI de Castela Fernando I, ao falecer (1065), repartiu os seus domínios pelos filhos: Sancho ficou com Castela, Afonso com Leão e Astúrias, e Garcia com a Galiza (que incluía o condado de Portugal). Depois de várias lutas entre os irmãos, morto Sancho e destronado Garcia, Afonso VI de Castela reuniu novamente todos os estados de seu pai, tornando-se assim rei de Leão, de Castela e da Galiza. Afonso VI, aproveitando as lutas entre os principados muçulmanos após a desagregação do califado de Córdova (1031), prosseguiu a guerra contra os infiéis e conquistou Toledo, onde fixou a capital.

9 Batalha de Zalaca Alarmados com as vitórias dos cristãos, alguns emires pedem auxilio aos Almorávidas da Mauritânia, e estes, vindo à Península, derrotam os exércitos cristãos na Batalha de Zalaca (1086). Porém, Afonso VI, aproveitando agora a luta dos Almorávidas para a submissão dos príncipes muçulmanos, conquista Santarém e a seguir Lisboa e Sintra (1093), estendendo assim a reconquista até ao Tejo.

10 D. Henrique e D. Raimundo Batalha de São Mamede
Acudindo aos apelos de Afonso VI, entre os cavaleiros de além Pirinéus, vem Raimundo, filho do conde de Borgonha, que casaria com D.Urraca, filha do rei de Leão e recebe deste (1093) o governo de toda a Galiza até ao Tejo. No ano seguinte chega à Península D. Henrique, irmão do Duque de Borgonha e primo de Raimundo, que recebe a mão de D. Teresa, filha ilegítima de Afonso VI e recebe, depois, o governo do Condado Portucalense, que fazia parte do Reino da Galiza - terra que seu filho Afonso Henriques (revoltando-se contra ela e o seu padrasto Fernão Peres de Trava) alargou e tornou um reino independente. Depois de D. Afonso VI, a reconquista contra os Almóadas foi prosseguida pelos reis de Portugal, Castela, Aragão e pelos condes de Barcelona. Batalha de São Mamede Conflito: Independência de Portugal Data: 24 de Junho de 1128 Localização: São Mamede, perto de Guimarães Resultado: Vitória de D. Afonso Henriques Combatentes: D. Afonso Henriques Teresa de Leão, Fernão Peres de Trava Travada a 24 de Junho de 1128, entre D. Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D. Teresa e do conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas facções confrontaram-se no campo de São Mamede, perto de Guimarães.

11 Batalha de São Mamede - 1128 De Guimarães o campo se tingia,
Co sangue proprio da intestina guerra, Onde a mãy que tam pouco o parecia, A seu filho negaua o amor, & a terra, Co elle posta em campo ja se via, E não ve a soberba, o muito que erra. Contra Deos, contra o maternal amor: Mas nella o sensual era maior. Não passa muito tempo, quando o forte Principe, em Guimarães está cercado, De infinito poder, que desta sorte, Foy refazerse o immigo magoado: Mas com se offerecer aa dura morte, O fiel Egas amo, foy liurado. Que de outra arte podêra ser perdido, Segundo estaua mal aperçebido. Mas o leal vassallo conhecendo, Que seu senhor não tinha resistencia, Se vay ao Castelhano, prometendo, Que ele faria darlhe obediencia. Leuanta o inimigo o cerco horrendo, Fiado na promessa, & consciencia De Egas moniz mas não consente o peito Do moço illustre, a outrem ser sogeito. Chegado tinha o prazo prometido, Em que o Rei Castelhano ja agoardaua, Que o Principe a seu mando sometido, Lhe desse obediencia que esperaua. Vendo Egas, que ficaua sementido, O que delle Castella não cuydaua, Determina de dar a doçe vida, A troco da palaura mal comprida. E com seus filhos & molher se parte, A aleuantar co elles a fiança, Descalços, & despidos, de tal arte, Que mais moue a piedade que a vingança. Se pretendes Rei alto vingarte, De minha temeraria confiança, Dizia, eis aqui venho offerecido, Ate pagar co a vida o prometido. De Os Lusíadas, canto terceiro D. AFFONSO HENRIQUES Pae, foste cavalleiro. Hoje a vigilia é nossa. Dá-nos o exemplo inteiro E a tua inteira força! Dá, contra a hora em que, errada, Novos infieis vençam, A benção como espada, A espada como benção! in Mensagem de Fernando Pessoa

12 Reconquista definitiva da Península
Em 1492, com a conquista do reino de Granada, a Reconquista chegava ao fim. Já os reinos da Galiza, Leão, Castela, Navarra e Aragão iniciavam uma relativa unificação ao possuir um único rei (embora mantendo a autonomia económica, administrativa e comercial), que posteriormente recebeu o nome de reino de Espanha. Juntamente com o reino independente de Portugal, debatiam-se estes dois estados pelas conquistas marítimas. Granada: Entrega das chaves da cidade pelo próprio rei Boabdil à rainha Isabel I de Castela


Carregar ppt "Reconquista cristã É a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava a recuperação cristã das terras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google